Ouvir o texto...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Museu para Todos

Hi Friends!

No ultimo dia 05/10, tivemos a presença (inspiradora) de Gabriela Aidar, coordenadora do Programa de Inclusão SocioCultural do núcleo de ação educativa da Pinacoteca do Estado de SP.
Dona de um currículo invejável (Graduada em História (FFLCH/USP), com especialização em Estudos de Museus de Arte (MAC/USP) e Museologia (MAE/USP), Master os Arts in Museum Studies pela Leicester University, falou por quase duas horas, sobre sua paixão pela democratização do acesso aos Museus, como nasceu e se desenvolve o programa da Pina...

que quando se fala em acessibilidade se pensa logo em arquitetura (rampas, elevadores, piso tátil), isso também é importante, mas tornar um espaço público, um Museu acessível, é muito mais.
Além do acesso físico, que inclui liberação de ingressos, há o acesso intelectual e atitudinal:
"desenvolver capacidade de compreensão dos discursos expositivos, de identificação com sistemas de produção e fruição, no sentido de reconhecer a identidade individual na social e desenvolver confiança e prazer pela inserção no espaço do museu".




Aula excepcional sobre educação não formal, que vem de encontro, ao que muitos de nós acreditamos, desejamos praticar e ver sendo praticado em Museus pelo país.

Kiss
J.C.

ps. na foto nosso colega César entre a professora Thelma e a Gabriela