Ouvir o texto...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Museus do mundo - apresentamos o Art Project, criado pelo Google.




Ecomuseu de Blumenau ganha 600 mudas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Mudas serão plantadas no sábado

O Ecomuseu Doutor Agobar Fagundes, que fica na Nova Rússia, em Blumenau, ganhará 600 mudas de árvores nativas sábado, às 10h, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 

A ação é uma parceria da Construtora Frechal - através do Projeto Legado -, da Liga dos Gincaneiros e do Ecomuseu. O plantio fará parte de uma das provas da Gincana de Blumenau e mobilizará integrantes das 17 equipes. A população também poderá acompanhar e auxiliar no plantio. 

fonte:

Registros Fotográficos, Patrimônio e Memória da USP

LANÇAMENTO CADERNO CPC 8 

O Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo   convida para o lançamento do 8o volume da série Cadernos CPC, 
Registros Fotográficos, Patrimônio e Memória da USP
Na ocasião, haverá uma mesa de discussão sobre o processo de pesquisa, conteúdo dos materiais e acervos contemplados pela referida publicação.
Participações: Profa. Dra. Maria Lucia Bressan Pinheiro (organizadora); Ms. Ângela Garcia, arquiteta e fotógrafa, responsável pela produção executiva; Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira, atual diretor do CPC-USP.


Data: 08/06/2011
Horário: 19h
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

IAP convoca artistas beneficiados com bolsa de incentivo à cultura

“O Instituto de Artes é, sem dúvida, um dos maiores incentivadores da produção cultural no Pará. Para nós, que conhecemos bem das dificuldades que o artista tem de enfrentar para conseguir apoio em seus projetos, essa ajuda é muito importante". A declaração é de Keyla Sobral, uma das 20 bolsistas aprovadas na seleção da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística/2011 do IAP, que assinou o contrato de recebimento do benefício na tarde desta quarta-feira, 1º, na sede do órgão.
Os 20 projetos beneficiados contemplam as modalidades de dança, fotografia, música, pintura, instalação, escultura, conto, romance e teatro. Os aprovados neste edital receberão, cada um, bolsa de incentivo para o desenvolvimento de seus projetos no valor de R$ 15 mil.

mais...
fonte:

Cidade Cognitiva

Tecnologia, cultura, governança, planejamento estratégico e sustentabilidade: desenvolvimento local na era do conhecimento

Por: Robinson Borba
A predominância de um modelo de desenvolvimento, como se assiste hoje, é fruto de uma forte articulação institucional, amplo poder organizacional e homogeneização de valores culturais localizados que, entre outros fatores, como o tecnológico, garante sua expansão ao mercado global. A globalização é o inverno que se aproxima e não há como evitá-lo, mas a simples assimilação deste seu modelo não garante a competitividade de regiões brasileiras.

Não há como se enfrentar o problema de exclusão das economias periféricas sem transformar, a priori, a mentalidade dos agentes responsáveis pela governança das localidades e, também, de seus cidadãos. Deve-se cuidar do uso da evolução tecnológica para estimular as economias regionais, mas há de se empreender um amplo processo cognitivo coletivo para permitir a capacidade endógena de desenvolvimento.

Não há possibilidade da construção de um modelo de desenvolvi-mento econômico que não seja original. Ou seja: se há um modelo, ele é único e cultural, servindo apenas para aquela sociedade que o originou. O que é um paradoxo.

Na Era do Conhecimento, desenvolvimento econômico, mais que simples questão tecnológica, é um problema cultural. Um papel fundamental para os atores da Economia Criativa e Inovadora.

fonte:
http://www.agbook.com.br/book/44746--Cidade_Cognitiva

BRAS14 - oportunidades de patrocínio...

Museus: Museu Casa do Pontal, Mosteiro de São Bento, Museu de Arte Moderna, Museu do Índio, Planetário do Rio, Museu Nacional, Museu Militar Conde de Linhares, Centro Cultural Jerusalém, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra.





Devido ao interesse manifestado pelos operadores de turismo esportivo europeus e demais buyers internacionais, chega ao Brasil a mais nova ferramenta ligada ao mundo de negócios e a Copa do Mundo 2014. O diretório BRAS14 foi concebido como um marketplace para as indústrias de turismo e eventos do Brasil e reunirá durante os próximos anos as mais importantes empresas brasileiras receptivas, transportadoras, hotéis, agência de eventos, guias turísticos, assessoria jurídica, assessoria contábil capacitados a atender clientes em inglês, espanhol e outros idiomas, agências de marketing esportivo, e demais empresas líderes no seu trade interessadas na promoção, visibilidade internacional e ações de marketing relacionadas à Copa de 2014.

O diretório BRAS14 nasce da uma parceria da empresa Eventparadise, diretório líder global na indústria de eventos e da Interesting People, empresa brasileira especializada em eventos corporativos e viagens de incentivos presente na copa da África do Sul.

De acordo com o executivo da empresa, Enrique Jungbauer, o diretório será oficialmente lançado no evento de celebração e networking, que se realizará, no dia 28 de novembro vindouro, na cidade do Rio de Janeiro. O lançamento coincidirá com outra convenção global no final do mês de novembro para aproveitar a presença de muitos buyers internacionais no Rio. O BRAS14 Network & Party, segundo o organizador do evento Enrique Jungbauer é uma ação ideal para complementar o diretório online facilitando contatos entre as empresas brasileiras e os representantes do mercado internacional e reais para os excecutivos.

Informações de como fazer parte do diretório BRAS14 e oportunidades de patrocínio do evento, poderão ser obtidas através do email hello@bras14.com ou pelo site www.bras14.com.br

RIO DE JANEIRO PASS CONQUISTA CLIENTES 
E VISA COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS 


Tendo em vista a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, visando a grande movimentação de turismo, foi lançado o Rio de Janeiro PASS. Apresentado em três versões: 1, 3 e 7 dias, o turista pode conseguir até uma economia de cerca de 30% do que se comprasse os passeios separadamente. Atualmente, o cartão conta com 30 atrações turísticas, entre elas, Cristo Redentor, Passeio a Baía de Guanabara, Tirolesa na Lagoa Rodrigo de Freitas.

“O Rio de Janeiro PASS é vantajoso para todos os tipos de turistas, pois o cartão gera economia para quem quer aproveitar bem a sua temporada na cidade. Por exemplo, o cartão de sete dias custa 339 reais e oferece 30 atrações. Se o turista optar por pagar individualmente as mesmas atrações, ele gastará o dobro do preço do cartão”, explica Fernando Gomes, idealizador e fundador do Rio de Janeiro PASS.

Além das vendas pelo site www.riodejaneiropass.com, a empresa está negociando com agências de turismo e hotéis para que os turistas também possam comprar através de pontos de vendas, permitindo assim um maior alcance do cartão a todos. “A criação desse canal surgiu por causa dos pedidos de clientes, que gostariam também de comprar o cartão através de pontos de venda. Além disso, as agências de turismo de diversos estados já têm demonstrado bastante interesse de comercializar o cartão por conta da chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas, que irão gerar uma grande demanda”, explica Fernando Gomes. 

Atrações
Com o cartão de 1, 3 ou 7 dias, o turista pode aproveitar os seguintes passeios:

Museus: Museu Casa do Pontal, Mosteiro de São Bento, Museu de Arte Moderna, Museu do Índio, Planetário do Rio, Museu Nacional, Museu Militar Conde de Linhares, Centro Cultural Jerusalém, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra.

Lugares de Interesse: Forte de Copacabana e Cristo Redentor.

Alimentação: Locação Kit Praia + Caipirinha, Comida Típica, Sorvete de Frutas Típicas, Froozen e Degustação de Cachaça.

Compras: Rio in Box – by Vitacura

Esporte e Aventura: Tirolesa na Lagoa Rodrigo de Freitas, Aluguel de bicicleta no Arpoador, Aluguel de bicicleta em Copacabana, Aluguel de quadriciclo na Lagoa Rodrigo de Freitas, Aula de vôlei na praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas de Patins.

Passeios: Passeio de jeep na Floresta da Tijuca, City Tour pela Cidade Maravilhosa, Favela tour e Passeio de barco pela Baía de Guanabara

Serviços: Massagem on the beach, Internet livre e Ligações Internacionais

Sobre Rio de Janeiro PASS
O Rio de Janeiro PASS é um cartão turístico cultural que oferece passe livre a 30 atrações entre museus, pontos turísticos, parques, alimentação, compras, esportes e aventura, passeios, e serviços na cidade do Rio de Janeiro. Assim como o New York Pass, London Pass, Barcelona Pass, Roma Pass, entre outras cidades turísticas, o cartão promove ao turista agilidade e economia e está disponível nas versões 1, 3 e 7 dias. 

DIAGNÓSTICO SOBRE TURISMO RURAL 

Os dirigentes da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) foram recebidos quinta-feira (26/05) em audiência pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, em Brasília. Entre os assuntos da pauta, a apresentação da diretoria da Abraturr, presidida pelo cearense Francisco Garcez, e a entrega do projeto “Diagnóstico do Turismo Rural Brasileiro”, que faz uma radiografia do turismo rural em todo o País. Segundo Francisco Garcez, a meta do diagnóstico é estruturar e qualificar o setor. A iniciativa será realizada em parceria com os Estados e conta com o apoio do Ministério do Turismo (MTur). 

A atividade do Turismo Rural é atualmente entendida como opção de lazer e entretenimento para consumidores do turismo mundial no século XXI. É, também, um dos principais elos da atividade voltados para promover o contato com a natureza e a vivência com a cultura local.

No diagnóstico sobre o Turismo Rural, a Abraturr será a responsável pelas iniciativas desenvolvidas e terá como parceiros no projeto o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional do Turismo. O diagnóstico é construir um novo produto turístico no País com a autenticidade e a essência da cultura e da cara do povo brasileiro.

DICAS PARA FÉRIAS EM ORLANDO E BARILOCHE 

As férias de julho estão chegando e será garantia de muitas emoções para as famílias. Hoje os destinos mais procurados são Orlando, que nesta época é ideal para quem quer fugir do inverno, além de ser definido como a terra mágica em que os sonhos nunca terminam, e Bariloche, a cidade de inverno mais badalada da Argentina.

Ao planejar uma viagem para esses dois destinos é preciso considerar uma série de fatores nas semanas que antecedem a viagem, como verificar as vacinas que devem ser tomadas, quais são as doenças mais comuns do destino programado e até mesmo checar documentos e passagens. 

Adquirir um plano de assistência em viagem é necessário, pois o serviço é garantia de tranquilidade em casos de necessidade de atendimento médico, odontológico ou perda da bagagem, especialmente para os que viajam com crianças, pois nunca se sabe quando os pequeninos ficarão doentes. 

Os serviços de assistência oferecem suporte de 24 horas ao cliente e, no caso da Travel Ace, o viajante conta com atendimento telefônico no próprio idioma e sem custo adicional. A empresa tem planos de assistência a partir de US$ 38,00, para viagens de até cinco dias.

Em Orlando, no mês de julho é verão, com temperatura média de 30°C, ou seja, bastante quente. O uso de protetor solar torna-se um item de primeira necessidade. Carregue sempre uma garrafa com água para fazer a hidratação, procure levar roupas com as quais se sinta confortável pois, caso contrário, irá se tornar muito desagradável a sua experiência nos parques, já que não dá para descansar um minuto sequer, dado o número de atrações e filas respectivas. Em alguns parques é interessante que você tenha em mãos uma mochila com algumas peças de roupas, pois algumas atrações irão molhar para valer.

Não deixe de se precaver, principalmente se estiver viajando com crianças. Coloque roupas que permitam a rápida visualização em locais lotados. Sempre marque um ponto no parque, caso vocês se separarem acidentalmente, como, por exemplo, na entrada dos parques ou em locais com pouca movimentação. Carregue os pequenos no colo quando for sair do parque ou segure-os firmemente pelas mãos. Outra dica importante é colocar uma etiqueta de identificação que fique bem à mostra. Já se o destino com a família é Bariloche, não se esqueça de levar roupas bem quentes, como casacos com gorros e jaquetas bem grossas. Luvas, toucas e cachecóis são itens indispensáveis, pois o inverno lá é muito rigoroso. Leve os remédios que estiver acostumado e lembre-se de que na Argentina os remédios são diferentes. Como o passeio será no período mais frio, não se esqueça de levar remédios para gripe, resfriado, febre, dores de garganta e etc. Caso seja fã de esportes e nunca praticou esqui, mas tem vontade de tentar, não se esqueça de pagar algumas aulas antes de se aventurar, pois pode se machucar caso tente aprender sozinho.

No entanto, os contratempos podem ir além. O que fazer se perder a sua bagagem? Primeira atitude, normalmente, é se desesperar. Mas, a dica é ficar calmo, ir ao balcão de informações da companhia aérea e preencher formulário PIR. Antes de deixar o aeroporto, ligue para sua assistência. Dependendo do serviço contratado, a empresa libera uma quantia para compra de itens de primeira necessidade, em caráter emergencial. 

Nos voos internacionais existem dois modelos de franquias de bagagem - por peso e por peça. As companhias aéreas são responsáveis por definir o sistema de acordo com o destino de passageiro. Nos casos de limite de peso, é cobrado excesso de quilo extra. Geralmente, as taxas correspondem a 0,5% do valor da passagem não-promocional em viagens internacionais e 1% em roteiros internacionais.

Bagagem de mão: Todo passageiro pode levar bagagem de mão que possa ser colocada sob o assento do avião, com peso máximo de 5 kg. Também é permitido embarcar com manta, cobertor, sobretudo, guarda-chuva, bengala, máquina fotográfica e material de leitura.

Vale lembrar que em viagens internacionais é preciso declarar bens como produtos eletrônicos no núcleo da Polícia Federal localizado no aeroporto.

Passageiros com destino ao exterior podem carregar na bolsa de mão, líquidos como gel para cabelo, barba, perfume ou desodorante, desde que eles estejam em recipientes inferiores a 100 ml. Produtos lacrados adquiridos no free shop também são permitidos. 

Seguindo essas dicas simples, com certeza ficará mais fácil aproveitar as alegrias das férias e trazer na bagagem só boas lembranças.

COPA AIRLINES TEM 
NOVOS VOOS NO RIO 


A partir de 16 de junho, a Copa Airlines terá mais cinco frequências semanais saindo do Rio de Janeiro para a Cidade do Panamá. O novo voo CM 878 partirá aos domingos, segundas, terças, quintas e sextas-feiras do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, às 4h58, com chegada prevista no Panamá às 10h30.

Atualmente com uma frequência diária (voo CM 872), que a partir de 15 de junho será operada à 1h30, a companhia aérea panamenha consolida operações no Rio de Janeiro apostando em tarifas competitivas, pontualidade e na conexão estratégica via Panamá – que reduz em até três horas o tempo de viagem em relação às rotas via Miami. Além disso, os passageiros não precisam passar pela fila de imigração nem pela alfândega, com bagagem despachada até o destino final.

A nova rota será operada com modernos aviões Boeing 737-700 Next Generation. O modelo tem capacidade para 124 passageiros – 12 na classe executiva e 112 na econômica. A aeronave tem um interior espaçoso, com compartimentos amplos, assentos reclináveis com apoio para a cabeça e 12 canais de áudio e vídeo. A partir da mesma data, os voos diários passarão a operar com aeronaves Boeing 737-800 Next Generation, cuja capacidade é de 155 lugares – 14 na classe executiva e 141 na cabine principal.

CURTA CANOA RECEBE INSCRIÇÕES 
PARA A SÉTIMA EDIÇÃO


Realizadores brasileiros de produções em curta-metragem podem se inscrever até 30 de junho para a Mostra Competitiva do VII Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que acontecerá de 10 a 17 de setembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. As inscrições estão abertas para filmes e vídeos de documentário, ficção, animação ou experimental, com duração máxima de 20 minutos, concluídos no ano de 2009. As inscrições são gratuitas.
Para inscrever-se o interessado deve preencher e enviar a ficha de inscrição que está disponível na página do festival na Internet: www.jalimaproducoes.com.br. A ficha preenchida deverá ser enviada via e-mail e o original deverá ser impresso, assinado e remetido pelos Correios junto com o DVD da obra inscrita para: VII Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada - Inscrição Mostra de Filmes e Vídeos. Endereço: Rua João Cordeiro, 2380 / 303 - Bairro Joaquim Távora - Fortaleza – Ceara CEP: 60.110-301.

SERVIÇO
Curta Canoa 2011 – Inscrições abertas até 30 de junho para o festival que acontecerá de 10 a 17 de setembro de 2011 na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.jalimaproducoes.com.br. Info: 85-3251.1105 / 85-9635.3880 / 85-3226.0751 / 88-9951.7070. E-mail: curtacanoa@jalimaproducoes.com.br.

HOTEL DA BHG EM SOBRAL 

A BHG S.A. - Brazil Hospitality Group, única empresa de hotelaria listada na categoria Novo Mercado da BM&FBOVESPA, anuncia a assinatura de um Memorando de Entendimentos para o desenvolvimento de um hotel Tulip Inn selected services em Sobral, Ceará. O projeto é parte da estratégia agressiva de desenvolvimento e construção de mais de 5.600 quartos em 30 cidades nos próximos 5 anos. Além da unidade de Sobral, a BHG já anunciou que desenvolverá hotéis em Itaguaí (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Maringá (PR), dois em Palmas (TO), e Belo Horizonte (MG) totalizando 1.188 quartos. 

Situada na região norte do Ceará, Sobral está a uma distância de 235 km de Fortaleza e destaca-se como centro de crescimento e desenvolvimento econômico do nordeste brasileiro. Com um polo industrial formado por mais de 150 indústrias em operação, a cidade é principalmente reconhecida na fabricação de calçados, refrigerante e cimento. 

Inserido em um masterplan composto por um shopping center e uma torre empresarial, cujas obras já foram iniciadas, o futuro Tulip Inn Sobral irá oferecer 120 apartamentos em uma das principais localizações da cidade para absorver demanda hoteleira fundamentalmente voltada para o segmento de turismo de negócios.

TAP COM VOOS DIRETOS PARA ATENAS

A TAP inaugura no próximo dia 4 de junho cinco frequências semanais para Atenas. A operação entre Lisboa e capital da Grécia será efetuada em aviões A320, com capacidade para 160 passageiros. O time table consta de saída de Lisboa às segundas, quintas, sextas, aos sábados e domingos às 20h50 e chegada a Atenas às 02h50 (dia seguinte).

No regresso, os voos realizam-se às segunda, terça, sexta, aos sábados e domingos, com os seguintes horários: partida às 05h15 à segunda e sábado com chegada às 07h40; partida às 05h20 aos domingos e chegada às 07h45; partida às 05h30 às terças e chegada às 07h55 e, na sexta, partida às 06h00 e chegada a Lisboa pelas 08h25. Do Brasil são 77 frequências semanais diretas para Lisboa a partir de 10 cidades brasileiras com conexões para toda a Europa.

BALANÇO DA 17ª BNT MERCOSUL 
REVELA MAIS UM ANO DE SUCESSO

A 17ª BNT Mercosul, que se encerrou sábado (28) no Beto Carrero World, em Penha, SC, registrou por mais uma edição um balanço positivo e superou as expectativas tanto dos participantes quanto dos expositores. O evento deste ano contou com a presença de 5.542 profissionais de turismo, um acréscimo de 6% em relação à edição de 2010. Agentes de viagens, operadores de turismo e um total de 198 jornalistas de 270 cidades brasileiras e de 24 cidades da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia e Canadá. 

Além de conferir as novidades, serviços e produtos turísticos das 388 empresas expositoras na Feira de Negócios, os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir 20 palestras de capacitação nos dois dias do evento ministradas por 11 representantes de importantes destinos e atrativos turísticos do Brasil e da Argentina. 

Além da feira, das palestras de capacitação e das atividades sociais, a BNT Mercosul foi o primeiro evento de turismo e negócios a promover em sua 17ª edição uma coletiva que tratou do tema: Copa do Mundo – o que esperar das cidades e do Brasil. A coletiva aconteceu no primeiro dia do evento, 27 de maio, e reuniu representantes de cidades e estados que serão sedes da Copa e destinos que estão na rota do megaevento para falarem dos preparativos e oportunidades. 

TAM VIAGENS FECHA ACORDO COM 
REDE BRASILEIRA DE HOSTELS


A Tam Viagens uma das maiores operadoras de viagens do Brasil acaba de fechar acordo operacional com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, vinculada a Hostelling International, entidade com um know- how de mais de cem anos de existência e que conta com mais de uma centena de hostels brasileiros filiados. Para a Tam Viagens, a possibilidade de reservas nos hostels brasileiros, bem como operacionalizar pacotes turísticos com hospedagem em hostels, representa uma total atenção a este novo nicho mercadológico: o de viagens para estudantes e jovens mochileiros, que normalmente não recorrem a uma operadora turística para planejarem suas viagens, provavelmente por não terem, até então, uma operadora comercializando hostels. 

Segundo o presidente da FBAJ, Carlos Augusto Alves, a parceria vai agregar maior comodidade para os adeptos do movimento alberguista, que poderão montar a sua viagem em um único lugar sem se preocupar com detalhes. O acordo vai contemplar, inicialmente, os destinos com maior demanda: nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.

LANÇAMENTO DO LIVRO
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA


Organizadores Keila Cristina Nicolau Mota e Antônio Roberto Ferreira Aragão fazem o lançamento, nesta sexta feira (03/06), do livro” Educação Tecnológica: Teoria e Prática do Turismo da Hospitalidade e do Lazer. Vários colaboradores assinam a autoria do livro. Local do lançamento: Livraria Cultura no Shopping Varanda Mall - avenida Dom Luís,1010-lojas 8, 9 e 10, em Fortaleza.

PAINEL
- Escola de Turismo do Ceará (rua João Cordeiro, 824 abrirá novo curso técnico de Hotelaria e de guia de turismo nacional, em 1º de agosto próximo. Contato com a turismóloga Socorro Abreu (fone 3252-3422).

- Sindicatos dos Guias de Turismo -Sindegtur Ceará convoca assembleia geral ordinária, este mês, para eleição da nova diretoria da entidade

- Nova loja CVC Bic Turismo terá como gerente Carlos Barbosa, ex-Realtur. Será inaugurada no dia 9 de junho, na avenida Senador Virgílio Távora,480, em Fortaleza. 

- Jurandir Pessoa Filho está dando consultoria para o grupo Inbec. Lançará brevemente curso MBA em Turismo do Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos (Inbectur).

- Pec Nordeste está programada para o período de 13 a 16 de junho, em Fortaleza, no Centro de Convenções do Ceará.

- TAM vai operar 20 voos extras, no período de 22 a 27 de junho, em várias rotas domésticas, com o objetivo de atender a demanda de passageiros no feriado prolongado de Corpus Christi (23/06). 

- Ypark, em Maranguape, promoverá festa de São João, sábados e domingos do mês de junho, das 8 às 18 horas, com apresentação de quadrilhas, forró pé de serra e comidas típicas.

- Temporada (2011/2012) de cruzeiros marítimos no Brasil terá 17 luxuosos transatlânticos já programados.

- Do general João Crisóstomo de Souza, presidente do Círculo Militar de Fortaleza, recebemos convite para a solenidade de abertura da IX Olimpíada interna daquele clube, dia 4 de junho, às 8h 30min. O CMF está completando 63 anos. Após cerimônia será servido um café colonial aos convidados

- Missa em sufrágio da alma do embaixador Dário de Castro Alves será celebrada dia 6 de junho, às 19 horas, na igreja das Missionárias, em Fortaleza. Dário era cearense e foi embaixador do Brasil em Portugal. Tinha um vasto círculo de amizades, um grande amigo nosso. Faz um ano de sua partida para um mundo maior.

- Abav nacional reuniu o Conselho de Presidentes em João Pessoa-PB, no último fim de semana. Em pauta discussão sobre o estatuto da entidade. Próxima reunião será em Foz do Iguaçu, dia 16 de junho.

- Renato Feliciano está assumindo Secretaria do Turismo e Desenvolvimento da Paraíba.

- Copacabana Palace recebeu, dias 30 e 31 de maio, os participantes do Rio Investors Day. O evento é promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais-Apimec.

- Hotéis e pousadas de Campos de Jordão preparam-se para receber turistas na temporada de inverno. O Hotel Mazzaropi resgata o nome que faz história e tradição do lugar.
José Mário Pinto
turismo-s-a@opovo.com.br

fonte: