Ouvir o texto...

sábado, 18 de junho de 2011

O Museu Monteiro Lobato está com uma nova dinâmica em sua monitoria

Sítio do Picapau Amarelo recebe a visita de artistas holandeses no feriado
Um grupo de artistas holandeses visitará o Museu Monteiro Lobato, localizado no Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, na próxima quinta-feira, 23 de junho (feriado de Corpus Christi). A visita, organizada pela Secretaria de Turismo e Cultura (SETUC) da Prefeitura de Taubaté, foi programada para que os artistas visitantes conheçam a cultura local por meio de uma interação com os artistas taubateanos.
Para a visita, foi elaborada uma programação que se iniciará às 11 horas, com uma apresentação com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. Na sequência, às 14 horas, haverá apresentação de Moçambique, com a companhia do Parque Bandeirantes, com Mestre Paizinho.
A programação conta ainda com a apresentação do Conjunto de Violas e Violões Itaboaté (às 16 horas) e com uma oficina de argila com figureiros de Taubaté (das 14h às 16h), coordenada pelo Instituto Goeldi.
Para o prefeito Roberto Peixoto, a visita dos artistas holandeses é mais uma forma de divulgação da cultura taubateana, principalmente pelo fato de, em março deste ano, a cidade ter sido oficializada, pela presidenta Dilma Roussef, como a Capital Nacional da Literatura Infantil.
O Sítio Vai à Escola

Para o segundo semestre deste ano, a partir de 15 de agosto, o projeto “O Sítio vai à Escola” retoma suas atividades, já tendo seis creches municipais agendadas.
O projeto tem por objetivo desenvolver hábitos de leitura para a formação de futuros leitores, estimular o gosto pela leitura desde a educação infantil, promover momentos de contação de histórias, propiciar momentos de manuseio de livros e estimular as crianças a lerem e construírem histórias.
A instituição de ensino interessada em receber o projeto pode agendar uma data pelo telefone (12) 3635-3234, das 14h às 17h, com Cristiane Campos.
Leitura Dramática

Outro projeto desenvolvido pelo Sítio do Picapau Amarelo é o Templo das Musas - Teatro e Literatura. O Museu Monteiro Lobato desenvolve o projeto desde 2010, promovendo a leitura e interpretação de textos das obras adultas de Monteiro Lobato, de forma dinâmica e interessante.
O Templo das Musas estará no FLIT (Feira de Literatura Infantil de Taubaté), com leitura das obras “O Presidente Negro” e “Cidades Mortas”. A FLIT será realizada entre os dias 30 de junho e 4 de julho, na Avenida da Alegria do Povo Taubateano.
Apostila Nova

O Museu Monteiro Lobato está com uma nova dinâmica em sua monitoria, contando com uma nova apostila sobre “Museu, Vida e Obra”. O material envolve o visitante com informações sobre a criação do museu e seu entorno, além da vida e obra do patrono Monteiro Lobato.



fonte:
http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=23231

Poá recebe exposição de grafite

Secretaria de Estado da Cultura realiza em Poá exposição de grafite. A partir do dia 21/7, a arte de grafiteiros consagrados nacional e internacionalmente fica exposta no Centro Cultural Taiguara; mostra, produzida pelo Museu Afro Brasil, tem entrada gratuita.



O grafite, influenciado pela cultura do hip-hop e do rap americano, teve seus primeiro registros no Brasil no final da década de 70, ganhou força nas ruas nos anos 80 e hoje é considerado uma arte no mundo todo.
Em Ambulantes (2006), obra de aproximadamente 1,80m x 2,00 m, o artista Nunca retrata personagens que fazem parte do cenário urbano da capital de São Paulo (foto: divulgação)
Em Ambulantes (2006), obra de aproximadamente 1,80m x 2,00 m, o artista Nunca retrata personagens que fazem parte do cenário urbano da capital de São Paulo (foto: divulgação)
A partir do dia 21 de julho, pioneiros do movimento e artistas atuais, consagrados dentro e fora do país, podem ser vistos em exposição realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), no Centro Cultural Taiguara, em Poá.
Na mostra itinerante “Afro Brasil Graffiti”, produzida pelo Museu Afro Brasil, de São Paulo, as 13 obras expostas se destacam pela sofisticação, saindo do contexto das ruas para ganhar as mais importantes galerias de arte do mundo. Com dimensões que variam entre 1,69m² até 6m², as imagens retratam o cotidiano da capital paulista de maneira lúdica e, em algumas vezes, com certo humor.
Personagens tipicamente brasileiros, como os índios, são retratados em situações atuais e em meio a símbolos da contemporaneidade, nas imagens de Nunca. Nas de Alex Hornest (Onesto), os tipos estão sempre ocupados construindo algo, como pequenos duendes atarefados na feitura de sonhos. Os artistas Kboco, Spetto, Ciro Shu e Melin, presentes também por meio de seus desenhos no Centro Cultural Taiguara, mostram que apesar de ser executada com técnicas diferentes, a arte grafite tem em comum o repertório de cores vibrantes.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico daSecretaria de Estado da Cultura  (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Museu Afro Brasil

Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, o Museu Afro Brasil  é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negroafricana, assim como a difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5.000 obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais.

fonte: