Ouvir o texto...

terça-feira, 26 de julho de 2011

SISEM promove eleição de representante regional em Iguape

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema Estadual de Museus – SISEM – realizará no próximo dia 25/07/2011 (segunda-feira) na cidade de Iguape, no Museu de Artes Sacras, Rua Papa João XXIII, centro a eleição do representante da Regional Registro.
Tendo em vista a reconfiguração do SISEM-SP, que reagrupou as cidades dentro das 15 Regionais Administrativas do Estado, o antigo pólo Litoral foi desmembrado em três novas regiões: a região administrativa de Registro, a região metropolitana da Baixada Santista e a área de Caraguatatuba que integra a região administrativa de São José dos Campos. Esta é uma forma de melhorar a interlocução dos municípios com o Estado, facilitando parcerias institucionais e conquistas de incentivos.
O Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP é o conjunto de Museus do Estado de São Paulo, articulados no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico. Sua missão é integrar os museus do Estado, públicos ou privados, por meio de políticas públicas que objetivam a capacitação e a instrumentalização para a gestão contemporânea dos espaços museológicos, centrando o foco das ações na salvaguarda, conservação, investigação e difusão do patrimônio museológico tangível e intangível brasileiro. Ao mesmo tempo, e com a mesma importância, essas políticas objetivam criar espaços de encontro para diálogos e trocas de informações da mais alta relevância para a adaptação das instituições à dinâmica e exigências da sociedade atual, em constante mudança.
Para a escolha deste novo representante é imprescindível a mobilização de todas as cidades da Região, mesmo que ainda não tenham museu, já que a Secretaria da Cultura, através do SISEM entende que esta é a forma para viabilização dos projetos museológicos de cada cidade.
Pauta da Reunião:
* a eleição de representantes regionais (coordenador e suplente);
* o registro de informações relevantes sobre a região (necessidades,
sugestões, número de museus, projetos de implantação de museus, etc);
* iniciar um movimento de articulação e fortalecimentos das instituições
museológicas de cada região.
Fazem parte da Região Administrativa de Registro os seguintes municípios: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

fonte: