Ouvir o texto...

sábado, 6 de agosto de 2011

ARTE SUSTENTÁVEL – Tetra Pak apresenta Exposição de Esculturas com materiais reciclados


Até o dia 02 de outubro, os 15 projetos vencedores doConcurso Esculturas Urbanas, promovido pela Tetra Pak, estarão expostos na Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. As obras, elaboradas com materiais provenientes da reciclagem de embalagens longa vida, foram produzidas por jovens estudantes dos cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitetura, Design Gráfico e Industrial de todo o país.
O concurso, que contou com a coordenação da empresaBase7 Projetos Culturais, ofereceu aos estudantes a oportunidade de desenvolver e expor projetos de esculturas e/ou obras tridimensionais.
De acordo com Elisa Prado, Diretora de Comunicação da Tetra Pak, a mostra convida os visitantes a refletir sobre a temática da sustentabilidade por intermédio da produção artística contemporânea brasileira. “Com o concurso e a exposição, acreditamos que despertamos o interesse dos cidadãos pela arte e cultura, bem como disseminamos amensagem da importância da reciclagem e da coleta seletiva para o meio ambiente”, destaca Elisa.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de renomados profissionais: o artista, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ribenboim; o museólogo, crítico e curador Fábio Magalhães; o crítico e curador Jacopo Crivelli Visconti; o arquiteto e designer Marcelo Aflalo; e a artista Flávia Ribeiro.
Os principais critérios de avaliação para a seleção das obras foram o uso criativo, a visibilidade dos materiais reciclados e as qualidades dos projetos – entre elas, a solução plástica, o ineditismo e a contemporaneidade.
Serviços:
O quê: Esculturas Urbanas
Quando: diariamente, de 4 de agosto a 2 de outubro de 2011, das 6h30 às 19h
Onde: Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros, São Paulo)
Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Trabalhando próximo aos fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com aproximadamente 22.000 funcionários baseados em mais de 85 países, acreditamos na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio. O nosso slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete nossa visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.  Mais informações, acesse o site.
Sobre a Praça Victor Civita
A Praça Victor Civita (www.pracavictorcivita.org.br) é um presente do Instituto Abril à cidade de São Paulo. O projeto pioneiro na América Latina, inaugurado em 2008, é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás.
O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de resíduos ao longo dos anos, oferecendo à população um espaço de contemplação e reflexão acerca da preservação ambiental, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos domésticos e hospitalares.
Além de um palco para shows, a Praça abriga o Museu da Sustentabilidade, onde é desenvolvido cursos e palestras de educação ambiental. Com atividades gratuitas de lazer, educação e cultura, ligadas à sustentabilidade, o local fica aberto à comunidade diariamente, das 6h30 às 19h.
Sobre a Base7
A Base7 atua há mais de nove anos no desenvolvimento de projetos e soluções na área da cultura. Tem como diferencial exclusivo de mercado a união das expertises de gestão, produção de conteúdo e tecnologia. É dirigida pelo artista plástico e produtor cultural Ricardo Ribenboim. Desde 2006, a empresa faz parte do Grupo Ink, um dos principais grupos de produção audiovisual e cultural da América Latina.
Mais informações:
Tetra Pak: CDN/Comunicação CorporativaAndreza Rodrigues:             (11) 3643-2935       / andreza.rodrigues@cdn.com.br
Patrícia Golini:             (11) 3643-2803       / patricia.golini@cdn.com.br
Rodrigo Garutti:             (11) 3643-2737       / rodrigo.garutti@cdn.com.br
Praça Victor Civita – Linhas Comunicação
Roberto Kreitchmann: roberto@linhascomunicacao.com.br
Fernanda Callefo: fcallefo@linhascomunicacao.com.br
Tel:             (11) 3465-5888      
Base7: esculturasurbanas@base7.com.br

fonte: