Ouvir o texto...

terça-feira, 23 de agosto de 2011

“Museus interativos” (PR)



O Museu Paranaense (MP), espaço da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), promove a palestra “Museus interativos”




O Museu Paranaense (MP), espaço da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), promove a palestra “Museus interativos”, sobre as novas tecnologias disponíveis ao setor de museologia. O palestrante é o curitibano Antonio Simão Neto, que atualmente reside em Genebra (Suíça). O evento é aberto ao público e será realizado no dia 26 de agosto, às 16h.
Antonio Simão Neto – Graduado em História e com especialização em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1981 e 1982), é também mestre em Film and Television Studies for Education pela University of London (1987), onde está ligado ao programa de doutorado.
Foi diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná (1985/1986), professor da Universidade Estadual de Maringá, da Universidade Positivo e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de História, Educação e Mídias Interativas, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atualmente presta consultoria em diversos projetos culturais e museológicos em todo Brasil.

Serviço
Palestra Museus interativos
Dia 26 de agosto (sexta-feira), às 16h.Auditório do Museu Parana-ense (Rua Kellers, 289 – São Francisco – Curitiba).Entrada franca

fonte:
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=188746&t=museus-interativos

A museóloga Maria Marta Melro de Macedo vai apresentar...


Funcionários do Misa são capacitados para a reabertura do Museu


Com o objetivo de capacitar e atualizar os operadores de museu, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai realizar de 22 a 26 de agosto a segunda etapa do curso de capacitação para os gestores, funcionários e colaboradores do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). Esta capacitação vai ser realizada na sala de reuniões do Misa, das 10h às 12h.
O curso foi dividido em quatro módulos, cada um com dez horas de atividades, totalizando 40 horas de curso. Para esta semana, foram agendadas palestras, vídeo conferências e apresentação de documentários.
Na segunda-feira (22), a museóloga Maria Marta Melro de Macedo vai apresentar a conceituação e teorias das ações educativas nos museus. Na terça-feira (23) ela falará sobre o público, a visitação e os educadores. E nos dias seguintes, os funcionários do museu vão assistir vídeos documentários mostrando a experiência prática do dia a dia no museu, sempre com a moderação do diretor do Misa e professor Fernando Antônio Netto Lôbo.
Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, essas capacitações são fundamentais para a oferta de um bom serviço. “Vamos reabrir o Misa totalmente estruturado fisicamente e com uma equipe preparada para receber os visitantes”, disse.

fonte:

Museu A Casa em parceria com a Paralela Gift convidam o público...


O designer Renato Imbroisi lançou o livro Artesanato Têxtil do Brasil em parceria com Maria Emília Kubrusly para relatar sua experiência com artesãos têxteis. O livro tem imagens e apresenta, além da tecelagem, técnicas de bordado, cestaria, crochê e renda.
Aproveitando a movimentação na cidade de São Paulo com eventos de design, o Museu A Casa em parceria com a Paralela Gift convidam o público interessado para uma mesa redonda no dia 24 de agosto com Imbroisi e cinco artesãos das cinco regiões do Brasil.
Livro relata experiências do design Renato Imbroisi com artesãos.
Mesa-redonda Desenho de Fibra – dia 24 de agosto, quarta-feira, das 20h às 22h
É preciso confirmar presença por telefone ou e-mail             (11) 3814 9711       – contato@acasa.org.br
Local: Restaurante prédio da Bienal do Ibirapuera Piso térreo
Parque do Ibirapuera, portão 3 entrada pelo credenciamento Paralela Gift ao lado do MAM São Paulo
(o acesso a este evento não permite visita às feiras locais)

fonte: