Ouvir o texto...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Oratório barroco: altar sagrado dentro de casa



Até outubro, 40 oratórios barrocos, provenientes de cinco estados brasileiros, estarão em exposição no Museu de Arte Sacra, em São Paulo.

Os oratórios têm origem na Idade Média e chegaram no Brasil durante a colonização. Tornaram-se as “capelas particulares” das famílias mais abastadas. O costume de ter o altar em casa popularizou-se e permanece até hoje na cultura brasileira.

Há vários tipos de oratórios, entre eles os Afro-brasileiros, Ermidas, Conchas, Lapinhas e de Convento. Para saber mais sobre oratórios visite o Museu do Oratório.

Oratorio-dourado-1 oratorio-barroco-2 oratorio-barroco-3 oratorio-barroco-4
Oratórios Barrocos – Arte e Devoção na Coleção Casagrande
Museu de Arte Sacra – Avenida Tiradentes, 676 – Luz – Centro – São Paulo.

            (11) 3326 5393      

fonte:

5ª Primavera dos Museus na Expoinel 2011



Exposição irá apresentar fotos com uma breve retrospectiva sobre a
importância das mulheres na história do zebu

Com o tema “Mulheres, Museus e Memórias” a 5ª Primavera dos Museus, acontece de 19 a 25 de setembro e faz parte da programação da Expoinel 2011. A exposição será realizada no Museu do Zebu e irá apresentar fotos com uma breve retrospectiva sobre a importância das mulheres na história do zebu.

A 5ª Primavera dos Museus é um espaço de indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade. A exposição é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM - Ministério da Cultura) e instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema escolhido.

A Expoinel 2011 é uma realização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Dow AgroSciences Pastagem e GTAG – Marcadores Moleculares do Nelore e Supra - Qualidade em Nutrição Animal. O evento acontece de 15 a 25 de setembro no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

fonte: