Ouvir o texto...

sábado, 3 de setembro de 2011

Bumba-meu-boi é patrimônio do Brasil



A proposta relativa ao Bumba-meu-boi do Maranhão foi apresentada em 2008 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No dia 31 de agosto deste ano, o Iphan anunciou a aprovação do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil, durante evento de inauguração da sede do Iphan em Brasília.

O Bumba-meu-boi do Maranhão é uma celebração múltipla. Por reunir outras manifestações culturais é chamado de complexo cultural. Congrega diversos bens culturais como o plano expressivo (performances, música e coreografias)  e o plano material (bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais).

Trata-se de uma manifestação cultural dentro de um universo místico-religioso, profundamente enraizada no cristianismo, no catolicismo popular e o sincretismo religioso de devoção aos santos São João, São Pedro e São Marçal com associação de cultos afrobrasileiros do Maranhão como Tambor de Mina e o Tereco.

Para preservar a festa, o DPI/Iphan sugere algumas medidas de salvaguarda, como o incentivo à documentação, conhecimento e divulgação; fortalecimento e apoio à sustentabilidade dos grupos já que alguns arraiais oficiais distanciaram o público, modificando as práticas tradicionais baseadas na aproximação entre brincantes e espectadores.
Bumba-meu-boi tem raízes no catolicismo popular. Bumba-meu-boi sincretiza catolicismo e culto afrobrasileiro. Bumba-meu-boi Maranhão. Objetivo também é fomentar grupos de Bumba-meu-boi.
  

fonte: