Ouvir o texto...

sábado, 10 de setembro de 2011

Edital Prêmios PROEX de Arte e Cultura 2011 (PARÁ)


A Pró-Reitoria de Extensão torna público o edital de Prêmios PROEX de Arte e Cultura 2011.
fonte:

PROGRAMAÇÃO PARA A PRIMAVERA MOVIMENTA MUSEUS DE SALVADOR


Uma extensa programação marcará a ‘5ª Primavera dos Museus na Bahia’, que este ano é inspirada no tema ‘Mulheres, Museus e Memórias’. Durante todo o período da estação, diversas atividades serão realizadas nos espaços vinculados à Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, a programação é realizada anualmente em museus e instituições culturais de todo o país na semana do início da estação. O objetivo é sensibilizar as instituições e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade.
Seminários, exposições, oficinas, palestras e atividades educativas fazem parte da programação, que terá como ponto alto, em 2011, o 3° Encontro Baiano de Museus, nos dias 21, 22 e 23 deste mês, no Teatro Municipal de Ilhéus. Durante o evento – que discutirá o tema ‘Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural’ - acontecerá a exposição ‘Museus da Bahia: Identidade e Territórios’.
Participarão do encontro representantes da área de museologia para trocar experiências e discutir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e a melhoria do setor. Em pauta também a implantação do Instituto Baiano de Museus (Ibam), uma das prioridades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
O secretário de Cultura, Albino Rubim, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e a diretora de Museus do Ipac, Maria Célia Moura Santos, participam da abertura oficial do evento.
As inscrições para o encontro podem ser feitas até o dia 14 deste mês pela internet. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 3117-6381.
Ações culturais e educativas
A programação prevê uma série de ações culturais e educativas. No próximo dia 15, às 10h, haverá Desfile da Primavera no Pelourinho, com a presença de alunos das escolas João Lino e Azevedo Fernandes - situadas no Centro Histórico de Salvador - e da Vovô Zezinho, do bairro de Arenoso. Eles vão apresentar indumentárias produzidas, no acervo do Solar Ferrão, nas oficinas organizadas pelo Núcleo de Ações Culturais e Educativas da Dimus.
Em Cabaceiras do Paraguaçu, a 160 quilômetros de Salvador, o Parque Histórico Castro Alves promove, entre os dias 19 e 23 deste mês, uma série de ações relacionadas ao tema da primavera como a exposição ‘A mulher na poesia de Castro Alves’ (19), o workshop ‘A beleza da mulher’ (20), a palestra ‘Saúde da Mulher’ e o workshop sobre a importância da atividade física (21) e contação de histórias a respeito do tema ‘Mulher e afeto’ (22 e 23).
Programação da estação
A mostra ‘Belle Époque, Um Estado de Espírito’ abre, na próxima segunda-feira (12), no 3º piso do Shopping Iguatemi, a programação da Dimus organizada para a 5ª Primavera dos Museus. A exposição reúne imagens de cartões-postais que integram o acervo do Museu Tempostal. Em outros museus da capital baiana também haverá eventos relacionados à primavera:
Museu de Arte da Bahia (MAB) - De 18 deste mês a 6 de novembro acontecerá a exposição ‘Mulheres Pintoras na Primavera de 2011’, com trabalhos de artistas brasileiras que atuaram nas seis últimas décadas. A mostra, que terá curadoria da diretora do MAB, museóloga Sylvia Athayde, incluirá obras de colecionadores particulares e peças do acervo permanente do MAB e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Ba).
Museu de Arte Moderna da Bahia – Oficina de criação plástica ‘Construindo Canteiros’ (dia 21 deste mês, na Sala dos Arcos), Palestra da arquiteta Carla Zollinger sobre ‘Museu e memória no pensamento vivo de Lina Bo’ (dia 23, às 15h, na Galeria 1), Debate do tema ‘Ausência/presença do sujeito no ato fotográfico’ a partir das exposições ‘Dez anos de fotografia espanhola contemporânea, Coleção Fundação Coca-Cola’ e ‘Sob o mesmo céu’, de Beatriz Franco (dia 24, às 16 h), Atividade do projeto ‘Pinte no MAM’, com a mediadora Ana Rachel Schimiti (dia 25 às 15h).
Palacete das Artes Rodin Bahia – De 23 a 25 próximos, o Palacete das Artes e o Orquidófilos Baianos Associados promovem a Mostra de Orquídeas. A atividade inclui exposição de flores, oficinas de cultivo com Roland Cooke e palestras sobre ‘Biologia das Orquídeas’ e ‘Noções de Cultivo de Orquídeas’, respectivamente, com Cassio Wanderberg e Francisco Parente.

5º Festival de Cinema na Floresta divulga programação



A exposição Mulheres, memória e ofícios vai estar no Fundação Pró-Memória a partir de 19 de setembro (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para o debate sobre temas da atualidade, o projeto Primavera dos Museus, neste ano em sua 5ª edição, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, e realizado pelas instituições participantes em 310 cidades brasileiras. Em São Caetano, a realização é da Prefeitura da cidade, por meio da Fundação Pró-Memória.

A iniciativa será realizada entre os dias 19 e 25 de setembro, período em que serão oferecidas 1.779 atividades em 589 instituições museológicas. O tema deste ano é Mulheres, Museus e Memórias e a programação na cidade integra uma exposição e uma mostra de cinema.

A exposição Mulheres, memória e ofícios estará exposta na Fundação Pró-Memória (avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula), a partir do dia 15/9 (quinta-feira) Nesta mostra, o feminino ganha espaço de protagonista. As mulheres, por meio de seus mistérios, fazeres e lutas, tornam-se sujeito ativo de fatos que marcaram o desenvolvimento da cidade, de Núcleo Colonial a rico município. A mostra traz uma linda história contada por meio de imagens fotográficas do acervo iconográfico da Fundação Pró-Memória de São Caetano e ficará no espaço até 11 de novembro.

Com o apoio da Distribuidora Warner, a mostra de cinema Mulheres na História vai acontecer entre os dias 20 e 22/9, no Teatro Santos Dumont Casa de Vidro (avenida Goiás, 1.111, bairro Santa Paula), sempre a partir das 19h. A programação dos filmes segue abaixo e a classificação é de 14 anos. A semana dedicada aos museus de todo o país traz uma ampla e diversificada programação. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, gincanas, atividades recreativas e exibições de filmes são exemplos do que esses sete dias do mês de setembro reservam.

A semana dedicada aos museus de todo o país traz uma ampla e diversificada programação. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, gincanas, atividades recreativas e exibições de filmes são exemplos do que esses sete dias do mês de setembro reservam.
Todos os eventos que integram a 5ª Primavera de Museus são gratuitos. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br. Para saber mais sobre as atividades na cidade, o telefone é 4223-4780, na Fundação Pró-Memória, ou pelo site www.fpm.org.br. 

Mostra de Cinema Mulheres na História| Parceria com a Distribuidora Warner

Uma seleção de filmes especiais, sobre mulheres que marcaram a história universal, foram escolhidos para essa Mostra.

Dia 20 - Coco antes de Chanel (2009). 110 min. 
Um recorte da vida da mais célebre estilista do século 20, cujo nome se tornou sinônimo de elegância e sofisticação. Desde o dia em que é deixada junto com a irmã em um orfanato, sua juventude difícil como cantora de taberna, seu acesso à alta roda parisiense e a abertura de seu ateliê de costura.

Dia 21 - Elizabeth – A Era de Ouro (2007). 114 min. 
Elizabeth I está quase há três décadas no comando da Inglaterra, mas ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Simultaneamente, a Europa passa por uma fase de catolicismo fundamentalista, que tem como testa-de-ferro o rei Felipe II, da Espanha, que planeja destronar a "herege" Elizabeth I e restaurar o catolicismo na Inglaterra.

Dia 22 - Maria Antonieta (2007). 123 min. 
História da jovem princesa austríaca que se casou com o jovem e indiferente Rei Louis XVI da França. Sentindo-se isolada numa corte real recheada de escândalos e intrigas, Maria Antonieta desafia a realeza e os plebeus ao viver luxo e diversão, o que serviu apenas para selar seu destino.

fonte: