Ouvir o texto...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Piracicabana irá representar Sisem na região de Campinas


A historiadora piracicabana Renata Gava foi escolhida para coordenar a região administrativa de Campinas do Sisem-SP (Sistema Estadual de Museus), órgão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Historiadora do projeto de criação e implantação do Museu de Açúcar e Etanol de Piracicaba, Renata representa agora os museus de 90 cidades. Junto a ela, foi eleito também o coordenador adjunto, Rodrigo Luiz dos Santos, diretor do Museu Gustavo Teixeira de São Pedro.

fonte:

Arte e devoção no Museu de Arte Sacra de São Paulo


A exposição Oratórios Barrocos – Arte e Devoção na Coleção Casagrande noMuseu de Arte Sacra de São Paulo apresenta ao público 40 oratórios de diversos tipos – ermida, salão, alcova, bala, viagem, lapinha e convento – oriundos de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Oratório de viagem e de esmoler/ Nossa Senhora com Menino, século XVII
As peças expostas na mostra, com curadoria de Percival Tirapeli, pesquisador e professor da Unesp em São Paulo, pertencem à coleção Cristiane e Ary Casagrande. Os oratórios são objetos de demonstração de devoção, podendo ser laicos ou religiosos, domésticos ou conventuais, fixos ou móveis. Além dos oratórios, a exposição conta com esculturas, pinturas, tapeçaria e objetos de devoção, sendo que grande parte das obras expostas são datadas dos séculos XVII e XVIII.
“O colecionismo de objetos sacros ganhou força diante da destituição de elementos ornamentais das igrejas, que, anos mais tarde se modernizaram pela segunda vez. O Rio de Janeiro e São Paulo foram os principais receptáculos destas peças particulares, deslocadas do Nordeste para o Sudeste”, analisa o curador. Ele ainda destaca que a valorização da arte devocional barroca foi iniciada nos anos 20 pelos modernistas e reforçada nos anos 60.
Para quem visitar a exposição, preste atenção nos seguintes destaques: as imagens em terracota do frei beneditino carioca Agostinho de Jesus, o primeiro escultor brasileiro, uma pintura preciosa de José Patrício da Silva Manso e o crucifixo do escultor carioca Domingos da Conceição, do século XVII.
Passeio pela exposição

A sala nobre da mostra é intitulada Sala do Colecionismo, com texto do colecionador Ary Casagrande Filho, em que ele descreve a formação de sua coleção com obras importantes dos estilos barroco e rococó. O primeiro núcleo é dedicado aos oratórios paulistas, com peças produzidas nas regiões de Itu e Sorocaba.
O núcleo Imaginária tem como foco central as imagens em barro do frei Agostinho de Jesus. O núcleo Didático, conta com textos do curador que explicam os estilos, funções e históricos dos oratórios. O mais curioso é o ambiente Alcova que recria o quarto colonial de uma donzela paulista, com oratório deste tipo e com o Santo Antônio, casamenteiro. No corredor do museu, por sua vez, a seção Estética do Oratório traz todos os tipos de oratório com textos a respeito de cada um deles e análises sobre suas construções.
Conheça outras coleções:
Exposição Oratórios Barrocos – Arte e Devoção na Coleção Casagrande
Museu de Arte SacraAvenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Até 23 de outubro de 2011
Horários: terça a domingo, das 10 às 18h

fonte:

Seleção para o Cargo de Orientador de Público Temporário

O Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB) contrata e/ou compra:

Publicado em 06/09/11

*Seleção para o Cargo de Orientador de Público Temporário:
O Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, entidade gestora do Museu do Futebol, informa que selecionará a partir de 06 de setembro de 2011, profissional para o cargo de Orientador de Público Temporário.
Os interessados deverão enviar seus currículos para o e-mail selecao@sinergiarh.com.br ou obter informações através do telefone 4508-9035.

MANUELINA DUARTE...II Encontro Nacional de Museus

Professora destaca cuidados e peculiaridades que uma Rede de Museus deve ter...


O evento, realizado pela Federação Nacional dos Médicos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Goiás tinha como objetivo aproximar os Museus de História da Medicina e impulsionar a implementação de uma Rede Brasileira de Museus de História da Medicina, bem como discutir técnicas referentes a museus.

vídeo...
http://www.youtube.com/watch?v=S6enmyPWw4o&feature=related