Ouvir o texto...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Economia criativa e cidades criativas - entrevistas e atividades


Economia criativa e cidades criativas - entrevistas e atividades




Caros amigos e colegas,

É com enorme satisfação que daremos início à segunda fase das oficinas culturais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, agora com a pauta de cidades criativas. Ao longo de outubro e novembro serão 18 oficinas de sete horas, gratuitas, percorrendo as cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo (em três locais) e Sorocaba. O site, para verificação de datas e inscrições, é ohttp://www.oficinasculturais.org.br/destaques/2011/65.php

Os interessados pelo tema também gostarão de acompanhar que ele vem ganhando a pauta de veículos importantes, como confirma o artigo veiculado ontem, no jornal "O Estado de São Paulo":
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,aqui-ha-muita-cultura-mas-poucas-conexoes-,783357,0.htm

Nos últimos dias duas entrevistas também vieram ao ar. A primeira, sobre economia criativa e empreendedorismo, foi realizada pelo novíssimo e interessante canal OpenTheCrowd:
http://openthecrowd.tumblr.com/post/11286446250/ao-longo-desta-semana-voces-verao-aqui-uma-serie

A segunda, especificamente sobre economia da cultura, foi gravada pela TV Senado, que nos deu a grande satisfação de incluir o tema na agenda econômica, em complementação à cultural.
http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?ind_click=1&txt_titulo_menu=Agenda%20Econ%F4mica&IND_ACESSO=S&IND_PROGRAMA=S&COD_PROGRAMA=6&COD_MIDIA=123964&COD_VIDEO=118082&ORDEM=0&QUERY=&pagina=1

No mail de novembro teremos o prazer de compartilhar o acesso a dois novos livros digitais internacionais sobre cidades criativas, além da realização de um seminário internacional e de novos cursos. Até lá!

Abs,

Carla





fonte - email edison mariotti

Portugal - Estado põe fim à entrada gratuita nos museus ao Domingo


Lisboa – O ministro da Cultura, Francisco José Veigas, disse, este Domingo, 9 de Outubro, em entrevista à Sic Notícias, que o Estado vai acabar com a entrada livre nos museus ao Domingo.
Na entrevista, Francisco José Veigas admitiu que, apesar de o Estado acabar com esta medida, está a ponderar reservar um dia por mês em que a entrada será gratuita.

O motivo apresentado pelo secretário de Estado da Cultura é a necessidade de o Ministério obter receitas para a manutenção do património e o alargamento dos horários das visitas.

Actualmente, a percentagem de taxas pagas é de 36% quando, para sustentar as instituições, este valor deveria corresponder a 80%.
(c) PNN Portuguese News Network

FONTE:
http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=27993

Museu Casa de Portinari diverte a Semana da Criança



As crianças terão uma semana com diversas
atividades culturais gratuitas

Núcleo da Notícia
Museu Casa de Portinari diverte<br>a Semana da Criança
Durante a Semana da Criança, entre 11 e 16 de outubro, os pequenos visitantes terão diversão garantida no Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari. Serão diversas atividades culturais gratuitas, voltadas para aproximar o público infantil do legado cultural deixado pelo pintor.

Comemorado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças começa antecipadamente na Casa de Portinari: na terça-feira (11), com duas apresentações de artes marciais na esplanada do museu, às 9h30 e às 14h30.

Também no dia 11, tem início uma mostra digital de trabalhos infantis que foram finalizados durante as oficinas da 37ª Semana de Portinari, em agosto. Na atividade, releituras de obras de Candido Portinari feitas por crianças de 4 a 6 anos, das escolas Carmo Eurípedes Costa e Professora Iracema de Oliveira Valente, serão exposta para o público. A mostra pode ser vista até 16 de outubro, das 9h às 17h.

Já as Oficinas Andantes levarão arte e cultura à esplanada. A atividade, que inclui pintura, brincadeiras, músicas e dobraduras, será realizada nos dias 15 e 16 de outubro, das 9h às 12h e 14h às 17h. O objetivo é estreitar o relacionamento da instituição com a população da cidade.

fonte: