Ouvir o texto...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Jornada pelos Museus de Itu comemora o Dia da Cultura

O percurso será acompanhado por um Guia de Turismo.
Em comemoração ao Dia da Cultura, data celebrada no calendário brasileiro em 5 de novembro, natalício de Rui Barbosa, o Fórum Permanente de Museus de Itu, que congrega os museus da cidade, realizará uma Jornada pelos Museus da cidade.
O objetivo é abrir espaço dos museus para quem ainda não os conhece, para visitar novas exposições, e comemorar a data da cultura na cidade, na manhã do domingo.
O percurso será acompanhado pelo Guia de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Fábio Grisoto.
Programação
Dia 06 de novembro, domingo
9h45 – encontro com o Guia de Turismo em frente ao Museu Republicano, na rua Barão de Itaim
10h – visita ao Museu Republicano Convenção de Itu
10h30 – visita ao Museu da Energia de Itu
11h – visita ao Espaço Cultural Almeida Jr.
11h30 – visita ao Museu da Música – Itu
12h - encerramento com a participação da direção da Protur – Itu.
O evento conta com apoio do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, da Fundação de Saneamento e Energia de São Paulo, do Instituto Cultural de Itu, da Prótur e das Secretarias Municipal de Cultura e de Turismo de Itu.

fonte:

Museu de Arte Sacra é palco de Oficina de Capacitação (MT)

Entre os dias 9 e 11 de novembro a Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM-MT) e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) promovem uma oficina do Programa de Capacitação Museologia do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A oficina terá duração de 24 horas e será ministrada nos três dias 8 às 12h e das 14 às 18h. A taxa de inscrição é de RS 15.
Divulgação
A oficina que será ministrada no auditório do Museu de Arte Sacra do Estado, debaterão os conceitos de museu e museologia, o diálogo entre o plano museológico e a Política Nacional de Museus, Conceitos de projeto, programa e plano museológico, entre outros temas de importância para área.

Palestrante

A oficina será ministrada pelo poeta, museólogo e arte educador Valdemar de Assis Lima. O palestrante é bacharel em Museologia (com habilitação em Museus de Arte e Museus de História) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduado em Arte Educação pela Escola de Belas Artes da UFBA. Participou da 10ª Comissão de Avaliação e Seleção para o edital de Apoio e Modernização de Museus do fundo Estadual de Cultura do Tocantins; Coordenou o Núcleo de Arte e Educação da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural-BA; Atualmente é Técnico em assuntos culturais / Museólogo do Departamento de Processos Museais do Ibram.

O Museu de Arte Sacra está localizado na Praça do Seminário Nº 239 2º piso, prédio Seminário N. Sra. da Conceição Bairro Dom Aquino/ Ponto de referencia: ao lado da Igreja N. Sra. do Bom Despacho, próximo a Santa Casa de misericórdia. Mais informações podem ser encontradas através do telefone 3028-6285.


Da redação com assessoria

fonte: