Ouvir o texto...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Comunidade Técnico em Museu - desde 2009

indique nossa comunidade aos amigo(a)s - Contato Edison Mariotti


Twitter - @museu2009  -  #museu2009  -  twitter.com/museu2009





fotos e videos no twitpic.com via celular =  museu2009.6087@twitpic.com  
fotos e videos no twitpic.com = http://twitpic.com/photos/museu2009 


Facebook - ecomuseu santana 


Blog desde 2009  - http://museu2009.blogspot.com/


Rede Social de Voz - http://pt.blaving.com/museu2009/


Site - http://sites.google.com/site/museu2009

Postar no grupo, envie para - museu-etec-2009@googlegroups.com

Ibram defende financiamento total de projeto cultural por renúncia fiscal

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior, defendeu há pouco a manutenção da possibilidade de financiamento do valor total de um projeto cultural por meio da renúncia fiscal. Hoje, a Lei Rouanet (Lei 8313/91) autoriza esse modelo, em que, na prática, as empresas não investem nenhum recurso próprio nos projetos escolhidos - ou seja, todos os valores necessários provêm de tributos que deveriam ser pagos.
Já a proposta do Executivo que muda esse modelo e está em tramitação na Câmara (PL6722/10) acaba com a possibilidade de isenção total do valor investido em projetos culturais, o que força o uso direto de recursos privados para a área. “Sem essa possibilidade, boa parte dos museus que estão sendo construídos hoje e das exposições que estão sendo promovidas, por exemplo, não poderiam continuar”, alertou Nascimento Júnior.
A declaração foi feita durante seminário promovido pela Comissão de Finanças e Tributação. O relator do projeto, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), já afirmou que pretende manter, em seu parecer, a possibilidade de financiamento de 100% dos projetos culturais por meio de renúncia fiscal. A ideia, segundo ele, é que os projetos atendam a critérios pré-fixados de interesse social e relevância territorial para que possam ter o benefício.
O evento prossegue no Plenário 9.

Continue acompanhando esta cobertura.

Brasília se prepara para ter um legado cultural


Programa prevê a construção dos museus dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural


Representando o Governo Federal, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda apresentou, ontem, ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, aos representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além dos secretários de Cultura e de Turismo do DF, a proposta do programa Esplanada dos Museus, que consistirá no legado cultural da Copa do Mundo de 2014. Todas as cidades-sede terão seus espaços de cultura revitalizados. Entretanto, Brasília, por ser capital da República, terá algo a mais. A cidade ganhará, até 2014, dois novos museus. Em seguida, mais três serão erguidos. Todos terão gestão compartilhada entre o governo federal e o GDF.

O programa prevê a construção dos museus dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural. As obras seguirão o padrão arquitetônico do projeto urbanístico da capital e contarão com salas de exposição e de concertos, livraria, restaurante e estacionamento subterrâneo. A parceria estabelece que o GDF fornecerá os terrenos, enquanto o MinC será responsável pela captação de recursos e pelo estabelecimento de parcerias para a construção das unidades. “Brasília tem uma grande agenda de eventos até 2017 e o campo cultural precisa refletir isso. O GDF e o governo federal estão em sintonia para desenvolver um trabalho perfeitamente harmônico”, destacou o governador Agnelo Queiroz. 

Além da parceria nos cinco novos museus, a gestão do Museu da República também poderá ser compartilhada. “Estamos negociando essa parceria, que permitirá que obras venham de outros estados para serem exibidas no Distrito Federal”, explicou o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira. Já o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, lembrou algumas cidades que possuem um vasto acervo cultural e acredita que são bons exemplos a serem seguidos. “Entre a Casa Branca (sede do Poder Executivo dos Estados Unidos) e o Capitólio (sede do Legislativo), existem 27 museus que contam a história daquela nação”, lembrou.

Governos, em parceira, estudam áreas que comportarão os museus

Apresentado o projeto, a segunda etapa se incia. O GDF e Ministério da Cultura passam a estudar os espaços, de propriedade do Executivo local, que poderão receber as cinco unidades. O Iphan será consultado sobre a viabilidade da construção do empreendimento em cada ponto. O ministério também se responsabilizou por identificar os acervos disponíveis em órgãos públicos e autarquias da capital – como Palácio do Itamaraty e bancos do Brasil e Central – que possam ser incorporados ou emprestados para exposições itinerantes nos novos espaços. Assim que esses primeiros levantamentos estiverem concluídos, o governador Agnelo Queiroz e a ministra Ana de Hollanda apresentarão o projeto à presidenta Dilma Rousseff, a principal incentivadora do projeto de legado cultural às cidades sede da Copa de 2014.

fonte:

Trabalhos artesanais com palha no Museu

O Museu do Objeto Brasileiro A CASA, em São Paulo, convidou o designer Renato Imbroisi para coordenar o projeto de desenvolvimento de novos produtos com palha de milho, bambu e criciúma com o grupo de artesãos Tecendo História, localizado na zona rural do município de Cerro Azul, Paraná.
O grupo foi descoberto em 2010, quando enviou uma peça para concorrer ao 2° Prêmio Objeto Brasileiro. Apesar de não ser selecionado, o objeto chamou a atenção e o grupo recebeu apoio do Museu A CASA (SP).


Agora, os trabalhos desenvolvidos junto com o designer Imbriosi vão ganhar espaço no Museu A Casa com a exposição “A poética da Palha – Cerro Azul”. Não perca.


Poética da palha – Cerro Azul
Abertura 23 de novembro, quarta-feira, das 19h30 às 22h30
(manobristas no local)

Exposição de 24 de novembro a 17 de fevereiro de 2012
de segunda a sexta, das 10h às 19h
A CASA Museu do Objeto Brasileiro
Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros, São Paulo

Informações
11 3814 9711
acasa@acasa.org.br
www.acasa.org.br

fonte:
Balel das Artes