Ouvir o texto...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS - 13 A 15 DE JUNHO - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - SP

O Encontro Paulista de Museus reúne, anualmente, mais de 1000 participantes, entre prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do estado de São Paulo e de todo o país, com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.

fonte:
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/encontro-paulista-de-museus-13-a-15-de-junho-memorial-da-am-rica

Conhecendo Museus

Lançamento da 2ª edição da série será em Brasília, com a presença da ministra da Cultura 

A ministra da Cultura Ana de Hollanda participa nesta quinta-feira (3), às 20 horas, no auditório do ParlaMundi, em Brasília, da cerimônia de lançamento da segunda edição da série Conhecendo Museus. A nova série contará a história de 52 museus brasileiros em documentários de 26 minutos produzidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.

Museu Imperial – Petrópolis (RJ)

Criado para democratizar o acesso aos museus e à cultura, o Programa Conhecendo Museus quer resgatar a memória brasileira através da promoção e divulgação de objetos, obras de arte e documentos que compõem os acervos dos museus brasileiros. A visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre, assim como o visitante percorreria, todos os espaços que retratam a riqueza de nossa história.

Os filmes serão exibidos em canais educativos de televisão aberta e por assinatura, como os canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV, Rede Educação e Futuro de Televisão. A partir do segundo semestre de 2012, os documentários também serão exibidos na TV Escola/MEC como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação.

Com a nova série, os telespectadores conhecerão a magia e o acervo de 52 museus espalhados por todo o país, sendo 28 na região Sudeste, 9 no Nordeste, 9 no Sul, 5 no Centro-Oeste e 3 na região Norte. A primeira série Conhecendo Museus gerou 15 documentários de unidades instaladas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

“O papel estratégico da televisão no processo educativo e de difusão dos museus brasileiros tem um caráter fundamental na aproximação de seus acervos com a população e desta com a preservação da sua memória, da sua história”, avalia a ministra Ana de Hollanda.
Serviço
O material também será disponibilizado em portal na internet que, além dos vídeos, contará com fotos e conteúdos extras como agenda das atividades dos Museus e notas dos bastidores. O endereço da página é www.conhecendomuseus.com.br

O episódio de estreia apresenta o Museu do Futebol, localizado em São Paulo (SP), que será exibido pela TV Brasil e pelas 22 emissoras da Rede Pública de Televisão, no dia 8 de maio, (terça-feira), às 17h30 — com reprise no dia 12 de maio (sábado), às 15h30. Na sequência, serão exibidos os programas sobre o Museu de Arte Moderna (RJ), dia 15 de maio, o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (PR), dia 22 de maio, e o Museu das Bandeiras (GO) no dia 29 de maio.

Todos estão convidados a conhecer os museus brasileiros
(Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação/Ibram)

Museu da Moda

O Museu da Moda, em Canela, na serra gaúcha, veio para fazer história e dar um "up" nesse universo esplendoroso que é a Moda.


http://www.museudamodadecanela.com.br/galeria