Ouvir o texto...

domingo, 13 de maio de 2012

Museo Zio Minio de Pendanga participa da 10ª Semana Nacional de Museus

O Museo Zio Minio, localizado no distrito de Pendanga em Ibiraçu, fará parte mais uma vez da Semana Nacional de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio em todo o país. Durante a próxima semana o museu, mantido pelo maestro Dival Antônio Curto, vai contar com uma extensa programação para todos os gostos e idades.














A semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Durante a semana instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema. Este ano o tema é “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibição de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação.

fonte:

10ª Semana de Museus: com atividades em todo Brasil, terá ato oficial em BH

Semana de Museus Começa na segunda-feira (14), com atividades em todas as regiões do país, a 10ª Semana de Museus.

O ato oficial que marca as comemorações acontece na terça-feira (15), às 10h, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG), quando a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Jr., lançam o cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012.
Museu de Artes e Ofícios sedia abertura da 10ª 

Na tarde do mesmo dia, a ministra visitará o Centro de Arte Popular – Cemig, que integra o Circuito Cultural da Liberdade, inaugurado no dia 19 de março.

A tradicional temporada de eventos organizada pelo Ibram, que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), traz este ano, em sua décima edição, o tema Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações.

Exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outras atividades, são algumas das ações previstas. Serão, ao todo, 3.420 eventos em 1.114 museus e instituições culturais das 27 unidades da federação. Confira aqui a programação completa da 10ª Semana de Museus.

Museus Ibram
Museu do Açude (RJ) reabre durante a 10ª Semana de Museus

Todos os 30 museus vinculados ao Ibram/MinC programaram atividades para a 10ª Semana de Museus. As atividades refletem a diversidade cultural brasileira e múltiplos olhares sobre o tema da edição 2012.
No Museu das Missões (RS), a programação será aberta no dia 14 (segunda-feira), a partir das 9h, com o tradicional ritual Guarani de acendimento do Tatarandé (fogo místico) ou Pira Cultural, seguida do ritual da erva mate e mateada.

No mesmo dia, das 14 às 18h, o Museu do Diamante promove visita virtual itinerante levando o acervo da instituição via internet a comunidades afastadas do centro histórico de Diamantina (MG).
Também sintonizado com o tema proposto este ano, o Museu das Bandeiras, da Cidade de Goiás (GO), promove na quinta-feira (17), das 19h30 às 22h, oficina que aborda Novos desafios e novas inspirações para o Arquivo Histórico da instituição.
 
Encerrando a Semana, no domingo (20), o Museu do Açude (RJ) retoma suas atividades em grande estilo. Após dois anos fechado para obras de recuperação, contará com instalação da artista Iole de Freitas e show da cantora Monica Salmaso. Mais atividades dos museus Ibram na programação completa da 10ª Semana de Museus.

Texto: Ascom/Ibram
Fotos: Divulgação

Água leva à criação de novo Pólo Museológico (.pt)

No Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, às 18h00, Querença inaugura o Pólo Museológico da Água. A riqueza hídrica da freguesia, com destaque para a Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, foi o que levou à criação deste espaço.

Localizado no centro da aldeia, perto da Junta de Freguesia de Querença, este pólo constitui uma das unidades orgânicas do Museu Municipal de Loulé. Irá dedicar-se ao estudo, promoção pública e dinamização do património cultural do seu território de referência, ou seja, o património ligado à temática da água.

Neste momento inaugural vai estar patente ao público uma exposição documental, com painéis que falam da cultura da água em Querença. A Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, as espécies de fauna e flora aí existentes e a água ao longo do ano agrícola e astral serão outros temas apresentados, com imagens e apontamentos históricos. 

No mesmo espaço vai passar também a funcionar o Posto de Turismo de Querença, o que permitirá que os turistas possam ter um local onde esteja concentrada toda a informação sobre a freguesia de Querença. 

fonte:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/agua-leva-a-criacao-de-novo-polo-museologico

Museu Antônio Parreiras será reformado e ampliado

O Museu Antônio Parreiras completa 70 anos e ganha um convênio de R$ 6,2 milhões, que a Secretaria estadual de Cultura assina, até julho, com o Ministério da Cultura (MinC). O presente é destinado às obras de reforma da instituição, no Ingá. Elas incluem a recuperação total dos três prédios, até 2014, além do jardim romântico que inspirou o artista, mas as boas notícias não param por aí. Pensando em expandir as atividades no espaço, o governo estadual desapropriou dois terrenos ao lado do museu para a construção de uma galeria de arte contemporânea, que vai convergir com o equipamento histórico.

Reabertura até junho de 2013
Os recursos que serão repassados pelo MinC foram garantidos por meio de um patrocínio do Instituto Brasileiro de Museus. A intenção é concluir a primeira etapa das obras, correspondente à reforma do prédio principal, que abriga as salas de exposição, e à recuperação do jardim, até junho do ano que vem, quando ocorrerá o Encontro Internacional de Museus, no Rio. O espaço está fechado desde 2010, e, a princípio, seriam feitas apenas obras emergenciais no telhado e na reserva técnica.

Segundo a superintendente de Museus da Secretaria de Cultura, Mariana Várzea, o órgão vai licitar as obras logo após a assinatura do convênio. Ela explica que o projeto de ampliação do espaço será elaborado posteriormente:
- Percebemos que o museu pode ter uma grande vocação de formação de público e realização de eventos culturais, daí a proposta de expansão das atividades. Esse é um projeto que a secretaria tem para o museu e que vai ser licitado a partir de um programa a ser construído. Mas, por se tratar de uma construção histórica, a prioridade é fazer a restauração dos edifícios de forma a reabrir ao público o quanto antes.

Entusiasta dos projetos de reforma e ampliação do espaço cultural, a diretora do museu, Kátia de Marco, ressalta a importância arquitetônica das edificações, que têm 106 anos e são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além do valor cultural do acervo. A reserva técnica, que será modernizada e aberta à visitação, conta com 1.100 peças, sendo 715 pinturas e desenhos do próprio Antônio Parreiras e outras 395 obras de três coleções diferentes.

- A restauração do museu e a recuperação da reserva técnica e do ateliê são de extrema importância não só para Niterói, mas para o patrimônio nacional. Além das obras, temos o projeto de requalificar a missão do museu. Ele deixa de ser apenas um museu residência de artista para se tornar um museu de arte do estado.

Enquanto as portas não são reabertas ao público, celebrações marcam as sete décadas. Em outubro, uma exposição em homenagem aos 70 anos do museu será realizada no Solar do Jambeiro, também no Ingá. Com curadoria de Pedro Vasques, Paulo Knauss e da diretora Kátia de Marco, a mostra será dividida em três segmentos: "A casa do artista", "O museu enquanto museu" e "O novo museu". Somado à exposição, um documentário sobre a vida do pintor será produzido pelo cineasta Sílvio Tendler.

Nascido em Niterói no ano de 1860, Antônio Parreiras despontou na história da arte brasileira no final do século XIX. Com obras dedicadas à reprodução de paisagens, ele também ficou conhecido como um intérprete da história brasileira, já que retratou diversos momentos solenes do país. O pintor morreu em 1937.

fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/museu-ant%C3%B4nio-parreiras-ser%C3%A1-reformado-ampliado-233835924.html