Ouvir o texto...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Museu de Artes de Ciências

No Museu de Artes e Ciências, em Aparecida, há objetos diversos, de países, estados e regiões, épocas e significados diferentes, agregados a valores culturais por um colecionador norte-americano, que se apaixonou pelo Brasil e permaneceu em Aparecida do Rio Negro por quase uma década. 

Imagem







Robert Paul Yassany, físico, artista plástico, ambientalista e preocupado com as dificuldades da comunidade local, “Bob” como é conhecido em Aparecida, colaborou com a educação dando aulas de inglês como voluntário, no projeto da horta e nas escolas, municipal e estadual. Iniciou seu trabalho museológico, organizando suas coleções de arte e objetos científicos de forma a fornecer acesso, visitação e integração a visitantes locais e turistas.




Imagem
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 












Foto de "Bob" (à equerda) ainda jovem nos Estados Unidos e  fotos de seu cotidiano no Brasil.


Assim nasceu o Museu de Artes e Ciências em 2005, com a integração entre comunidade, educação, arte e ciência. O cadastro do Museu no IPHAN acontece em 2007, como  (Instituição Privada).
 
Em novembro de 2010, é criada a AMAC, Associação do Museu de Artes e Ciências, com a finalidade de ser a instituição mantenedora do Museu. Seu Estatuto abrange projetos voltados a preservação ambiental, histórico, educacional, científico, cultural e social.

MISSÃO:
____________________________________________________________________________________________

O Museu de Artes e Ciências tem como missão, recolher, registrar, pesquisar e expor objetos e documentos que constituam dados de expressão na formação histórica artística e científica, bem como realizar exposições de artes, ciências e projetos educativos  constituindo-se em um núcleo de pesquisas e irradiação de conhecimentos.

PRÉDIO:
____________________________________________________________________________________________
A construção que cede espaço aos trabalhos museológicos e ao acervo, é provavelmente da década de 80 revela a arquitetura que marcou a fase inicial da cidade de Aparecida do R. Negro, preservando modelos, conceitos e valores estilísticos e culturais da comunidade.

ACERVO:
____________________________________________________________________________________________
O acervo teve início com a coleção de objetos antigos e curiosos. 
A tipologia do acervo é bastante eclética, abrangendo diversas categorias e suportes, a exemplo de objetos históricos, artísticos, etnográficos, insígnias, indumentária,  documentos textuais e outros, predominando o acervo artístico.

SERVIÇOS:
____________________________________________________________________________________________
-Exposições: As exposições permitem o contato imediato do público com o acervo do museu. De maneira prazerosa o visitante pode absorver o conteúdo proposto, levando-o à aprendizagem e à reflexão.
 Imagem
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 










Fotos de algumas peças do museu.

-Atendimento a pesquisas: Estudantes e pesquisadores são conduzidos pelo acervo documental da instituição durante suas pesquisas. 

-Biblioteca: A biblioteca é disponibilizada para consultas na própria instituição.  

-Palestras e exposições: A instituição promove e disponibiliza suas dependências para visitações, exposições, oficinas, palestras, encontros de artistas/artesãos, etc..

Para ver projetos elaborados em 2011 clique aqui.

Gestão e coordenação de projetos
Marize Macedos dos Santos Marinho

Fotos de mais peças do museu:

Imagem
ImagemImagem

fonte:





http://www.aparecidadorionegro.com/?p=noticias/94/museu-de-artes-de-ciencias

Embratur e Ibram trabalham pelo turismo cultural no Brasil

A 23ª Conferência do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que será em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, foi tema de reunião esta semana entre o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flavio Dino. Essa será a primeira vez que o Brasil sediará a Conferência, que acontece a cada três anos, reunindo profissionais de museus dos 137 países membros do ICOM. A última Conferência realizada na América Latina foi há 25 anos na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Dino e Nascimento - Turismo Cultural Nascimento e Dino: trabalho pelo turismo cultural



Além da promoção da 23ª Conferência do ICOM, várias questões sobre o turismo cultural também foram abordadas. Tendo em vista os grandes eventos internacionais que o país receberá nos próximos anos, Ibram e Embratur pretendem estabelecer linhas de ações conjuntas para impulsionar o turismo cultural no Brasil, tais como qualificação profissional e produção de material de divulgação dos museus em língua estrangeira. As ações definidas na reunião resultarão em Acordo de Cooperação entre as duas autarquias a ser assinado posteriormente.

“Estamos apostando na cultura como forma de diversificar as atrações turísticas do Brasil, mostrando-o como um destino turístico completo: com Sol e Praia, Eventos e Negócios, Ecoturismo e Turismo de Aventuras e também turismo cultural”, destacou Dino. “Nessa área, também pretendemos diversificar a imagem que o público estrangeiro tem do Brasil e os museus são peça-chave para que o turista estrangeiro se dê conta da diversidade de nossa cultura”.

O presidente do Ibram comentou que essa mudança da imagem já está em processo, citando o desempenho do país no ranking mundial de exposições mais visitadas em 2011, feito pela Art Newspaper, no qual o Brasil ficou em primeiro lugar. Nascimento ressaltou que os museus são um produto para o turismo cultural e que não só o turista se beneficiará com as melhorias do setor, mas principalmente o público interno. “Vamos aproveitar a oportunidade dos eventos internacionais para investir nos equipamentos museais, construindo uma base para a sustentabilidade do turismo e deixando um legado cultural para a sociedade brasileira”, ressaltou o presidente do Ibram.

Também estavam presentes na reunião a Eneida Braga Rocha de Lemos, diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM/Ibram), Ana Cristina Viana de Melo, da Coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias (CDDP/DDFEM/ Ibram) e André Vilaron, assessor da presidência da Embratur.


Fonte: Blog Aquarela 2020