Ouvir o texto...

domingo, 10 de junho de 2012

Marinha alemã recupera avião da Segunda Guerra Mundial

Submarinistas da Marinha alemã iniciaram os trabalhos de recuperação em águas do Mar Báltico de um avião de combate da Luftwaffe do tipo Stuka que participou da Segunda Guerra Mundial.

Um porta-voz militar informou neste domingo que os submarinistas da Marinha já conseguiram desenterrar do fundo do mar, em frente ao litoral da ilha de Rügen, praticamente todo o aparelho, do qual se recuperou o motor e se revelou a cabine do piloto.

A equipe de especialistas trabalha do rebocador de altura Spiekerog e se submerge a uma profundidade de 18 metros para realizar os trabalhos de recuperação.

O porta-voz assinalou que no avião não foram encontradas até o momento nem armas nem munição e que se desconhecem as causas de sua queda ao mar há mais de 65 anos, assim como o destino do piloto.

O avião, um Sturzkampfflufzeug ou Stuka do tipo JU-87, será restaurado após sua recuperação para ser exposto posteriormente no Museu Histórico Militar de Aviação de Berlim-Gatow, no antigo aeroporto militar no setor britânico da capital alemã durante sua divisão.

Embora entre 1937 e 1944 a Alemanha nazista tenha fabricado mais de 5.000 Stukas, no mundo todo só existem expostos três exemplares em museus de Chicago, Londres e na cidade alemã de Sinsheim.

fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5827008-EI8142,00-Marinha+alema+recupera+aviao+da+Segunda+Guerra+Mundial.html

Museu Paulista abre vaga de estágio no serviço de conservação têxtil

O Museu Paulista da USP abre de 4 a 15 de junho a seleção para uma vaga de estágio no serviço de conservação do setor têxtil do museu. O estagiário realizará leitura e levantamento de termos técnicos e participará na preparação de textos para publicação.

Podem se candidatar alunos de engenharia, artes visuais, geologia, química, biologia, gestão ambiental, biblioteconomia, história ou outros cursos, desde que o candidato apresente afinidade com o trabalho de pesquisa sobre materiais. É necessário estar cursando o 3º ano, ter boa redação em português, conhecimentos de informática e inglês.

O estágio é de 20 horas semanais e oferece remuneração de R$ 644,41, além de auxílio transporte. O contrato tem vigência de um um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. O horário é a combinar entre 9 e 17 horas.

Os interessados deverão encaminhar um email com o currículo e uma carta de apresentação justificando o interesse pelo estágio. O assunto do email deve ser a palavra Thesaurus.

Mais informações: tcpaula@usp.br

Museu da Diversidade Sexual é inaugurado

Instituição abriu com a exposição "Homofobia Fora de Moda"


 
 Vista geral do Museu da Diversidade Sexual do Brasil na manhã deste sábado, dia 9 J.Duran Machfee/Futura Press
O primeiro Museu da Diversidade Sexual do Brasil foi inaugurado nesta semana, no Metrô República, região central da cidade de São Paulo. O objetivo é resgatar memórias da comunidade gay, expor trabalhos que retratem o movimento através das artes e ser uma referência para gays que busquem auxílio.

A instituição abriu nessa semana da Diversidade Sexual em São Paulo com a exposição "Homofobia Fora de Moda". São dezenas de camisetas expostas com frases de protestos e desenhos contra a Homofobia.

fonte:
http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000509280

Empresa Bangalôs da Serra leva hóspedes para Museus de Gramado

O Bangalôs da Serra tem novas atrações para seus hóspedes. Além das atividades e espaços de diversão no espaço do hotel, os visitantes poderão visitar os Museus Hollywood Dream Cars, Museu de Cera Dreamland, Harley Motor Show e Super Carros com 40% de desconto. Um passaporte para as quatro exposições custará apenas R$ 50.

O Hollywood Dream Cars é um museu de automóveis clássicos antigos que tem no seu acervo automóveis dos anos de ouro do cinema americano das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60. O Museu de Cera Dreamland é o primeiro da América do Sul a apresentar mais de 60 ícones de cinema e da cultura pop distribuídos em 20 cenários temáticos. Para os apaixonados pela história do motociclismo o Harley Motor Show é o lugar que proporciona a vivência da marca mais famosa das motos. O Super Carros é o espaço onde além de conhecer os automóveis mais famosos o público tem a oportunidade de pilotar ou andar de carona com os pilotos.

Preparada para receber famílias com crianças e animais de estimação o hotel remodelou sua estrutura. A sala de jogos foi ampliada, e foi criado espaço de recreação infantil. Segundo sua política de sustentabilidade o Bangalôs da Serra agora conta com sistemas de aquecimento solar com tecnologia alemã e tanque para reaproveitamento de água da chuva com capacidade para 20 mil litros. A mudança vai significar 20% de economia nos gastos de água e energia elétrica.

Localizado a cinco minutos do centro de Gramado, possui 48 bangalôs divididos em cinco tipos. Entre as atrações do Bangalôs da Serra estão: sala de reuniões com telão, piscina, playground, mirante, minizoo, sala de jogos, jardim zen, campo de futebol e vôlei.

Informações: www.bangalosdaserra.com.br

Brasília discute temas relacionados aos museus e centros culturais


Capital sedia o I Seminário Perspectivas e Democratização dos Espaços Museais

Durante os próximos três meses, a Praça dos Três Poderes será palco do I Seminário Perspectivas e Democratização dos Espaços Museais. Estudantes, universitários, historiadores e museólogos, participarão de palestras, debates e oficinas. O evento faz parte das ações governamentais do Ano de Valorizaçãodo Patrimônio Cultural da Humanidade.

O seminário é um convite ao diálogo e reflexão sobre Brasília, seus museus e centros culturais, a partir de novas perspectivas e ações de preservação e de democratização desses espaços. A ideia é que o público tenha condições de realizar uma releitura de processos históricos, levando-o a uma melhor reflexão dos momentos atuais.

O seminário é uma ação do Centro Cultural Três Poderes, que tem como linha de atuação a Educação Patrimonial e a Valorização dos Espaços Museais considerando a importância do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O encontro foi dividido em quatro etapas, num total de 40 horas de atividades. A primeira ocorreu em maio e as outras estão marcadas para os três próximos meses.
Quem quiser participar, deve enviar a ficha de inscrição para democratizacaoespacosmuseais@gmail.com.
As estas três últimas etapas ocorrerão na área externa do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, ou separadamente em cada fase.

As inscrições são gratuitas e todos os participantes receberão certificados que serão emitidos a cada etapa cursada.

fonte:
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/brasilia-discute-temas-relacionados-aos-museus-e-centros-culturais-20120609.html