A agência mineira Hardy Design conquistou o segundo lugar na edição do
Prêmio Internacional de Design e Comunicação (IDCA) 2012, no projeto
Honra e Criatividade em Museus.
A Hardy foi indicada para a
categoria “The Best Logo”, pelo logotipo do Inhotim, situado em
Brumadinho, Minas Gerais. A premiação foi recebida por Mariana Hardy,
diretora de criação da agência, no dia 28 de junho, na sede da
Christies's, no Rockefeller Center, em Nova York. Além disso, os
projetos ganhadores foram apresentados no Metropolitan Art Museum, no
dia 29.
Para Mariana Hardy, diretora de criação da agência, a premiação é fruto
de um reconhecimento do design brasileiro no mercado internacional. “A
indicação ao short list já foi uma grande vitória, mas conquistar o
segundo lugar com a logo de um museu que é reconhecido
internacionalmente, nos mostra que estamos no caminho certo. Foi uma
honra estar ao lado de grandes agências e de instituições como o Moma e o
Guggenheim”, destaca.
Em 2005, a agência foi contratada para
desenvolver a nova identidade do Instituto, que incluía criação do novo
logotipo, material institucional impresso, sistema de sinalização,
website e uniformes. Segundo Mariana, o desafio era trabalhar o
rebranding da instituição que, na época, ainda era conhecida por Centro
de Arte Contemporânea de Inhotim – CACI, consolidando um espaço
museológico e botânico de dimensões e acervo totalmente impensáveis no
Brasil e, talvez, no mundo.
Decidiu-se apostar numa marca
tipográfica com desenho exclusivo, trabalhando o nome “Inhotim”, uma
palavra de sonoridade estranha e quase impronunciável em outras línguas,
mas com muita personalidade e conectada com a história local. Em 2010,
após a instituição já ser reconhecida como um destino turístico a marca
foi revitalizada pela própria agência, que desenvolveu uma versão mais
simplificada e direta.
“O objetivo era criar uma marca que
marcasse a nova etapa do Instituto, que estava pronto para se abrir ao
público em geral e refletisse seu caráter dinâmico, contemporâneo e, ao
mesmo tempo, atemporal. Partiu-se para uma linguagem tipográfica que,
através do uso de uma máscara vazada e do efeito da sombra em movimento,
gerou uma série de composições que se referem ao conceito de
transformação”, conta Mariana Hardy.
O resultado deste trabalho
já foi publicado como estudo de caso no livro “Logo Design” Vol. 3,
2011, da editora alemã Taschen e também teve destaque no livro “Logo
Design” Vol. 2, 2009. A revista americana de design PRINT publicou a
papelaria, impressa em Ecopack, na edição especial “Business Graphic
Review”, em 2007.
Os prêmios IDCA, criados em 2007, visam avaliar
a comunicação, o design e as estratégias de branding dentro das artes e
da esfera museu, além de incentivar as organizações de arte a encontrar
maneiras originais e criativas de se comunicar.
Ficha Técnica do ProjetoDireção
de Criação Mariana Hardy e Direção de Atendimento e Operações Cynthia
Massote Designers André Coelho, Ana Luiza Gomes, Laura Barbi Arte-final
Lucas Souza Atendimento Fabiana Bessa Produção Gráfica Helga Junqueira
Aprovação Raquel Bernardes e Jochen Volz.
fonte:
http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/30844-hardy-conquista-premio-internacional-com-logo-do-inhotim