Lançamento Mutz BH
Guia Colaborativo de
Museus + Debate Museu e Web
...................................................................................................................................
Onde encontrar informações atualizadas sobre os museus de BH em
um só lugar?
Museus podem ser locais de diversão, aprendizado e interação?
Pensando em questões como estas, Ana Paula Gaspar, historiadora e especialista
Mas por que compartilhar informações sobre museus na
internet? Após 6 anos atuando na área de museus, realizando estudos, testes e diálogos
com gestores e o público dos museus, Ana Paula percebeu a oportunidade :
Crescimento
do interesse e do consumo de entretenimento no Brasil + novas possibilidades de
interação trazidas pelas novas tecnologias + visão ampliada sobre museus e web
no setor
Segundo o The Art Newspaper, a procura dos brasileiros por museus vêm crescendo. Em 2011,
exposições realizadas no Brasil estiveram entre as “top 10” desta publicação, em pé de
igualdade com exibições de grandes centros culturais dos EUA, Europa e Japão. A
pesquisa ainda cita casos como o Inhotim, que já acumula cerca de 770 mil
visitas e o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, que atrai 6.930
visitantes/dia.
Soma-se a isto o fato de que as redes sociais são uma das principais fontes
de informação sobre entretenimento. A Boo Box realizou pesquisa no 1º trimestre
de 2012, com 80 milhões de usuários de internet de segmentos diversos e revelou
que o tema mais procurado em acessos a blogs é Entretenimento (69%). Na questão
dos interesses da audiência em blogs, Entretenimento é o 2º colocado - com 15%
das respostas, atrás apenas de Humor - com 17%.
Outra pesquisa sobre o perfil dos
usuários de mídia social no Brasil, realizada pela eCMetrics em 2010, com mais de 190 mil
consumidores brasileiros ativos, mostra que quando se trata de compartilhamento de conteúdos, os temas Viagens e
Museus e galerias estão entre os primeiros, representando 18% e 11% das
respostas respectivamente.
A própria Ana
Paula, empreendedora do Mutz, conversou com 28 dirigentes de museus e a maioria
afirma que o desenvolvimento econômico dos últimos anos ampliou as
oportunidades de mercado e que há
condições para desenvolver práticas inovadoras no setor. Quando perguntados sobre quais os maiores
desejos para o setor, os gestores responderam: ampliação no espectro de atuação dos museus junto à comunidade, que
novos parceiros enxerguem o potencial dos museus, e o aumento de visitantes.
O que é que o
Guia tem? Nesta primeira fase, o Mutz - Guia
Colaborativo de Museus oferece:
§
Site: por onde o público terá acesso a
banco de dados robusto com informações sobre os 40 museus da capital mineira, além
dos museus da região metropolitana como Ouro Preto, Codisburgo e Brumadinho
(apenas para começar);
§
Oportunidade de colaboração: no
qual o usuário poderá compartilhar experiências sobre os locais que visitou,
postando fotos, vídeos, recomendando eventos, postando críticas, opiniões, além
de compartilhar sua participação com outros amigos no Facebook;
§
Revista Eletrônica: com atualizações em
tempo real sobre a programação dos museus, artigos sobre o tema Museus e Web e
muito mais!
Perspectivas
de Ampliação
Ana Paula Gaspar
explica que em breve o Mutz será lançado como aplicativo para celular e a
intenção é ampliar a abrangência do Guia para outras cidades: “vamos estender a
plataforma para toda Minas Gerais, o que soma cerca de 300 museus. Até o final
de 2012, chegaremos a São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, com a ajuda de
parceiros locais. E para 2013, vamos ampliar o Mutz para todo o Brasil”. Além do objetivo de ampliar e modernizar o fluxo de
visitação, o Mutz vai gerar novos negócios para economia criativa dos locais
onde os museus estão localizados. “O museus são centros de memória, de
encontros humanos, entretenimento e fruição. Sabemos que novos empreendimentos
podem ser gerados a partir disso, é um valor de mercado”, explica Ana Paula
Gaspar. Por se tratar de negócios criativos, inovadores e sem precedentes, o
grande desafio do Mutz, que já nasceu à frente do seu tempo, é a modelagem de
negócios e a sua validação entre clientes e mercados de forma geral. “Estamos
em fase de testes no mercado, acreditamos que os problemas que o Mutz realmente
resolve são aqueles referentes à fraca comunicação dos museus e a baixa taxa de
monetização de ações, serviços e produtos. Portanto, vamos gerar valor
econômico para os próprios museus e outros participantes do ecossistema da
Economia Criativa do qual fazem parte, oferecendo serviços de qualidades para
os visitantes locais, turistas e a comunidade em geral por meio das novas
tecnologias de informação e comunicação. Essa é nossa grande obsessão hoje”,
revela Ana Paula Gaspar.
Lançamento e
Debate
Neste momento tão especial, o Mutz conta com o apoio
da Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de
Cultura de Minas Gerais. O Lançamento do Mutz está programado para
dia 19 de julho, das 16h às
19h, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. Junto
ao Lançamento será realizado o Debate
Museu e Web, onde serão discutidas as relações, tensões e oportunidades
entre os dois setores e serão apresentadas as experiências de museus que utilizam
plataformas web pelo Brasil e pelo mundo. A
imprensa está convidada a trazer suas questões e contribuir na discussão deste
tema.
..........................................................................................................................................................................
Mais
Informações no Lançamento e a partir de 19 de julho no site: www.mutz.com.br
Assessoria de
Comunicação: Marina Queiroz Comunicação
Contatos: comunicacao@marinaqueiroz.com.br -(31) 8811-6130
Contatos: comunicacao@marinaqueiroz.com.br -