Ouvir o texto...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Idosa tenta restaurar pintura do século 19 por conta própria e danifica imagem




Uma mulher de 80 anos tentou restaurar por conta própria uma obra do pintor espanhol do século 19 Elías García Martínez e acabou danificando a pintura.

Há algumas semanas, o Centro de Estudios Borjanos, na Espanha, recebeu uma doação de uma descendente do pintor, do qual o centro conhecia apenas uma obra --"Ecce Homo", pintura na parede da igreja Santuario de Misericordia.

Quando foram atrás da pintura depois de receber a doação, viram que ela havia sido modificada. Uma mulher vizinha da igreja, localizada na cidade de Borja, ao ver que a obra estava danificada, resolveu restaurá-la "sem pedir permissão", mas "com boas intenções". Ela confessou o fato às autoridades.

À esquerda, a imagem original, em foto tirada há dois anos. Ao centro, a imagem em foto de julho; e, à direita, a imagem "restaurada".




Pintura restaurada por idosa na Espanha
Pintura restaurada por idosa na Espanha


fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1140947-idosa-tenta-restaurar-pintura-do-seculo-19-por-conta-propria-e-danifica-imagem.shtml

O salário de R$ 2.130,33 em regime de 40 horas de trabalho.


UnB abre vaga para Professor Substituto de História da Arte


Seleção Pública - EDITAL Nº. 274, de 20 de Agosto de 2012

Terá início na próxima segunda-feira, 27 de agosto, o período de inscrições para a seleção pública nº. 274/2012 da Universidade de Brasília (UnB) com uma para Professor Substituto no Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Segundo o extrato do edital publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 21 de agosto, o contratado ministrará aulas no Departamento de Artes Visuais e lecionará História da Arte Antiga e Fundamentos da Educação Artística.

Os interessados deverão ter, no mínimo, graduação na área, para receber o salário de R$ 2.130,33 em regime de 40 horas de trabalho.

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 6 de setembro, no Instituto de Artes Visuais, Prédio SG1, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e apresentação do curriculum vitae devidamente documentado.

Esta seleção terá a validade de seis meses, contando a partir da data da publicação do edital de homologação de resultado final no DOU.

O edital completo em breve será disponibilizado no site www.srh.unb.br

Fonte: www.in.gov.br

Museus serão tema de debate no Rio Grande do Sul de 21 a 23 de agosto

O projeto Conexões Ibram chega ao Rio Grande do Sul (RS) na próxima semana. O evento, que propõe um debate sobre as novas políticas e os instrumentos de gestão para os museus brasileiros, acontecerá de 21 a 23 de agosto, na Casa de Cultura Mario Quintana (foto), em Porto Alegre. Esta será a 11ª edição do projeto pelo Brasil e o segundo na região Sul.



Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e o Sistema Estadual de Museus do Estado Rio Grande do Sul (SEM-RS), o Conexões Ibram RS tratará, dentre outros, de temas como Sistemas e Redes de Informação, Estatuto e Plano Nacional Setorial de Museus, programa Pontos de Memória, Legado Cultural para o setor museal: megaeventos esportivos – tendo em vista que Porto Alegre será uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Confira programação.

Cooperação e panorama setorial
O evento começa, no dia 21, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo estadual, por meio do Secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e o governo federal – por meio do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior.
O presidente do Ibram conhece bem a relevância do setor museal gaúcho. Além de ser professor visitante de Patrimônio Cultural no curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Nascimento já foi diretor do Museu de Antropologia e do Memorial do Rio Grande do Sul, além de coordenador do Sistema Estadual de Museus.
O RS possui a segunda maior quantidade de unidades museais do Brasil. De acordo com a publicação Museus em Números são 397 museus mapeados no estado. Na região Sul são 878 e chegam a 3.025 no Brasil . Somente em Porto Alegre encontram-se 63 museus, o que coloca o município na quinta colocação com o maior número de museus no país.
Inscrições e mais informações para participar do Conexões Ibram RS podem ser obtidas pelo endereço eletrônico semrsmuseus@gmail.com ou pelo telefone (51) 3288.7530.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação

Steven Holl divulga proposta para Museu de História Natural da Dinamarca




Edifício subterrâneo dividiria as exposições nos grupos: sob o mar, sob a terra e sob o céu. Cinco salas acima do nível do terreno vão permitir a entrada de luz no local


Aline Rocha


O arquiteto Steven Holl divulgou sua proposta para o novo Museu de História Natural da Dinamarca. O edifício subterrâneo divide as exposições em três grupos: sob o mar, sob a terra e sob o céu. Além disso, o projeto prevê a instalação de salas de pesquisa e serviços educacionais.
Divulgação: Steven Holl
A principal entrada do museu ficaria localizada em um pavilhão convexo feito de vidro. No seu interior, o primeiro esqueleto de um animal prenunciaria o que está nos andares inferiores. Uma entrada auxiliar no jardim levaria os visitantes ao espaço "sob a terra".
De acordo com o projeto, no teto do museu estariam localizadas cinco salas acima do nível da terra para permitir a incidência de luz natural. Do lado de fora, as estruturas se assemelham a icebergs.

Em cada tubo dessas aberturas ficaram experiências diferentes para os visitantes, como a "caminhada solar" ou a "árvore da vida".
Divulgação: Steven Holl
Divulgação: Steven Holl
Divulgação: Steven Holl
Divulgação: Steven Holl
Divulgação: Steven Holl
Leia mais:BIG apresenta projeto para museu de história natural da Dinamarca

fonte:
http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/steven-holl-divulga-proposta-para-museu-de-historia-natural-da-265191-1.asp