Ouvir o texto...

domingo, 26 de agosto de 2012

Pinacoteca do Estado e Fundação Volkswagen inauguram exposição em Taubaté

A Pinacoteca do Estado e a Fundação Volkswagen, conveniadas à Prefeitura de Taubaté através do Setuc e Divisão de Museus de Taubaté, vem promovendo desde maio ano o projeto Aprender com a Pinacoteca, com a finalidade de formar professores da rede municipal de ensino e prepara-los para a ampliação do acesso público aos museus da cidade. O curso é coordenado pelos professores Anny Christina Lima e André Vilela, que até o momento realizaram seis das onze oficinas. Taubaté foi a quarta cidade do Estado a receber o projeto.

Segundo os coordenadores, o “estudo da arte e da cultura é um recurso educativo imprescindível na formação consciente e cidadã dos alunos, na medida em que, ao se apropriarem desses saberes, refletem acerca da construção de sua identidade cultural”. O cronograma estabelece que a partir do segundo semestre deste ano, os alunos da rede municipal já começarão a visitar a exposição no Mistau e na Pinacoteca Anderson Fabiano.

Realizada a partir de fotografias, pinturas e esculturas dos museus da cidade, a exposição proporciona uma reflexão sobre a identidade e patrimônio cultural, propondo novas leituras desse patrimônio.
A exposição será aberta oficialmente neste sábado, dia 25, às 19 horas, na sede da Pinacoteca Anderson Fabiano e Museu da Imagem e do Som de Taubaté – Mistau.

Ambas na Av. Tomé Portes Del Rey, 761, Jardim Ana Emília, Taubaté. 

fonte:
http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=28099

IAP fará laudo sobre Museu de Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, recebeu ontem a visita da Comissão Especial de Investigação (CEI) da Assembleia Legislativa do Paraná. A comissão vistoriou a estrutura do Museu de Geologia que deve ser instalado no local. A comissão foi instalada para avaliar os problemas e entraves da obra e auxiliar o governo do Estado para a inauguração do espaço.

A construção do museu em Vila Velha foi concluída em 2010, porém apresenta problemas estruturais. “O local era uma piscina natural com o lençol freático superraso, o que causou infiltrações em toda obra. Contratamos uma empresa para avaliar se há condições de a estrutura abrigar museus e, principalmente, de pessoas circularem no espaço”, informou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. O laudo estrutural deve ser apresentado na primeira quinzena de setembro.

fonte:
http://www.jmnews.com.br/noticias/politica/5,24512,25,08,iap-fara-laudo-sobre-museu-de-vila-velha.shtml

Centros culturais de Manaus oferecem arte, ciência e diversão para crianças

 


Pensando nos pequenos, A CRÍTICA preparou um roteiro com seis dessas opções: Biblioteca Emídio Vaz, Museu da Amazônia, Bosque da Ciência, Museu do Índio, Palacete Provincial e Museu do Curumim,

Nada melhor do que reservar o domingão para passear com a família. Para além dos muitos shoppings e centros de consumo, Manaus também conta com diversas opções de programas culturais que têm tudo para atrair a atenção e cair no gosto da criançada. Pensando nos pequenos, A CRÍTICA preparou um roteiro com seis dessas opções: Biblioteca Emídio Vaz, Museu da Amazônia, Bosque da Ciência, Museu do Índio, Palacete Provincial e Museu do Curumim.

De segunda a sexta-feira, a Biblioteca Emídio Vaz, no Centro, oferece visita guiada pelos seus oito espaços, ou estações. Em funcionamento há 11 anos, o espaço conta com diversas atividades voltadas à garotada de 4 a 10 anos de idade. O prédio onde o centro cultural está instalado é um atrativo por si só: ele foi residência do Comendador Emídio Vaz d’Oliveira, que foi diretor da Associação Comercial do Amazonas.

De estação em estação, a imaginação das crianças pode correr solta. A Estação de Trabalho recebe todas as quintas-feiras apresentações de teatro de fantoche. Oficinas de pintura, mosaico e dobraduras estão entre as atividades desenvolvidas na Estação das Artes.

INTERESSE

Na Biblioteca Emídio Vaz, a reportagem acompanhou a visita de duas turmas de alunos do Centro Integrado de Educação do Amazonas (Cieam). A pequena Deborah Oliveira (foto), de 6 anos, é aluna da 1ª série e ficou encantada com a imensidão de livros que encontrou. “Acho que toda criança deveria ter uma biblioteca assim”, disse.

Mas, na biblioteca, as crianças entram em contato com livros e muito mais: a Estação da Astronomia proporciona uma viagem pelo Sistema Solar e, na Estação da Ciência, os visitantes mirins podem conhecer a anatomia humana.

NOS MUSEUS

Muita gente pode não achar, mas museu é sim coisa para criança. O Museu da Amazônia (Musa) e o Palacete Provincial são exemplos disso. Ocupando 100 hectares da Reserva Adolfo Ducke, o Musa oferece atividades semanais com jogos infantis, trilhas e contação de histórias.

O Palacete Provincial conta com nada menos que três museus, além de espaços destinados à arqueologia e ao acervo da Pinacoteca do Estado. Um prato cheio para os pimpolhos ligados em História e Artes.
 
fontes:


 

Ibram participa da inauguração do Museu da História da Inquisição em BH

 

O Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior, participou neste domingo (19) da abertura do primeiro Museu da História da Inquisição no Brasil. O Museu fica em Belo Horizonte (MG) e foi idealizado por Marcelo Miranda Guimarães que, há mais de vinte anos, pesquisa o tema.
A abertura contou com a presença do deputado estadual João Leite, Naftale Katz, Fundador do Instituto Histórico Israelita Mineiro, da museóloga e historiadora Neuza Fernandes – entre outras autoridades.
Uma encenação teatral, que conta a história da inquisição desde o século XV, foi apresentada aos presentes, que puderam entender um pouco mais sobre o assunto. Em seguida, foi feita uma visita ao museu, que oferece uma biblioteca com mais de 350 obras, vestuários da época e um pedaço do rolo de uma Torá (Pentateuco), que sobreviveu a perseguição inquisitorial na Espanha, uma das preciosidades da coleção exposta.
O museu pretende ser referencia no tema e oferece um banco de dados para pesquisas sobre a história e origem do povo judeu. O espaço fica no bairro Ouro Preto, na capital mineira, e a visitação pode ser feita de terça à sexta e aos domingos. Saiba mais sobre o novo museu.
Texto: Ascom/Ibram

O Museu do Inter tem mais uma promoção para os torcedores colorados. Veja o regulamento abaixo e participe!

REGULAMENTO PROMOÇÃO – “QUE AMIGO COLORADO VOCÊ LEVARIA PARA O FIM DO MUNDO?”

1. Objeto e Prazo

1.1. A promoção “QUE AMIGO COLORADO VOCÊ LEVARIA PARA O FIM DO MUNDO?” será realizada pelo Sport Club Internacional, inscrito no CNPJ sob o nº 92.894.500/0001-32.

1.2. A promoção será realizada na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre às 10hs do dia 25 de agosto de 2012, às 16h do dia 02 de setembro de 2012, e consistirá no sorteio de 10 (dez) pares de ingresso para o filme “Procura-se um amigo para o fim do mundo”.

2. Das Condições de Participação2.1. Para participar, os interessados deverão visitar o Museu do Sport Club Internacional – Ruy Tedesco, no período compreendido entre às 10hs do dia 25 de agosto, às 16hs do dia 02 de setembro de 2012, e solicitar a um de nossos mediadores um cupom para concorrer à promoção.

O participante deverá preencher o cupom com seus dados, responder a pergunta “QUE AMIGO COLORADO VOCÊ LEVARIA PARA O FIM DO MUNDO?” e depositar na urna para concorrer à promoção.

2.2 Só estarão concorrendo os visitantes que preencherem corretamente o cupom (conforme critérios descritos neste regulamento).

2.3 Poderão participar do concurso pessoas de qualquer faixa etária e que preencham corretamente todos os dados solicitados no cupom.

2.4 Os participantes poderão se inscrever com apenas um cupom por visita.

2.5. Não terão validade os cupons que não preencham as condições da promoção estabelecidas neste Regulamento.

2.6. Em momento algum poderá o Internacional ser responsabilizado por cupons perdidos, atrasados, incompletos, incorretos, inválidos ou imprecisos.

2.7. Os cupons que não apresentarem nenhuma das características que os impeçam de serem aceitas nesta promoção poderão ser exibidas em internet, mídia eletrônica e mídia impressa, caso seja necessário.

3. Do Julgamento Pela Comissão Julgadora3.1. O julgamento das marcações corretas será realizado após o sorteio do cupom. Caso não esteja preenchido corretamente, o prêmio será conferido ao cupom posterior sorteado que esteja preenchido corretamente.

3.2. A Comissão será composta por membros da Comissão Julgadora do Internacional.

3.2.1. O parâmetro que será utilizado pela Comissão Julgadora será os 10 (dez) primeiros sorteados que preencherem corretamente e por completo as informações do cupom.

3.2.2. Os contemplados serão comunicados via e-mail e/ou telefone.

3.2.3. Os contemplados deverão assinar termo de autorização de imagem, que serão disponibilizados no dia da entrega do prêmio, autorizando o Internacional, de forma gratuita, a realizar a ampla divulgação para fins institucionais dos materiais coletados, por meio de quaisquer dos veículos de comunicação, em caráter definitivo, autorizando a sua reprodução e transmissão em número ilimitado de vezes e também pelo período de 1 ano, além da cessão gratuita a terceiros, dos direitos aqui havidos, sob pena de desclassificação.

3.3. Os contemplados serão divulgado no site www.internacional.com.br/museudointer.

3.4. Nos dias 30 de agosto e 06 setembro de 2012, serão realizados os sorteios e o Internacional irá entrar em contato (via e-mail ou telefone) com os contemplados, para agendar a entrega do prêmio que será realizada, em Porto Alegre com data, local e horário a confirmar.

4. Do Prêmio4.1. O prêmio consistirá em 1 (um) par de ingressos por sorteado. No total, serão sorteados 10 (dez) pares de ingressos para o filme “PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO”, divididos em 2 (dois) sorteios.


5. Do dia da entrega do Prêmio5.1. A entrega do prêmio acontecerá com a data, horário e local a definir, em Porto Alegre/RS, mediante apresentação de documento oficial e original de identificação (RG ou CNH).

5.1.1 No caso de menor, é indispensável à apresentação da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento do vencedor.

5.1.2. No dia da entrega do prêmio, os contemplados deverão assinar o termo de uso de imagem, que irá garantir o uso da sua imagem durante 1 (um) ano, em todos os meios de comunicação, sem qualquer tipo de pagamento para fins institucionais do Clube.

5.2. O custo com deslocamento será arcado exclusivamente pelos contemplados.

5.3. O Internacional não se responsabilizará pela veracidade dos dados fornecidos pelos participantes no ato da inscrição, ou pelo fornecimento de informações incorretas, imprecisas ou incompletas, que impossibilitem a realização da entrega do prêmio.

5.4. Na hipótese do contemplado não comparecer para a entrega do prêmio, não acarretará o direito a um novo sorteio.

6. Das Considerações Gerais

6.1. Ao inscrever-se para participar da promoção, nos termos deste Regulamento, o participante estará automaticamente autorizando o Internacional a utilizar, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, o seu nome, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou Internet, para divulgação da promoção exclusiva “QUE AMIGO COLORADO VOCÊ LEVARIA PARA O FIM DO MUNDO?”.

6.1.1. As autorizações descritas acima não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte do Internacional.

6.2. Pelo simples ato de inscrição nesta promoção, o participante ainda autoriza, reconhece e aceita que os dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos por meio da inscrição, permitindo ao Internacional utilizá-los para os fins necessários à adequada realização desta promoção, sem que qualquer valor seja devido ao participante.

6.3. O participante reconhece e aceita expressamente que o Internacional não poderá ser responsabilizado por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação nesta promoção ou da eventual aceitação do prêmio.

6.4. No caso do participante ser menor de 18 (dezoito) anos, o seu representante legal ou assistente legal responderá integralmente por todos os atos praticados por este.

6.5. A classificação indicativa do filme deverá ser verificada pelo participante.

6.6. O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou a promoção suspensa ou cancelada, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle do Realizador e que comprometa a realização da promoção de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.

6.6. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Julgadora mencionada no item 3 acima.

6.7. Estão impedidos de participar da promoção os empregados do Realizador e pessoas que de alguma forma participem, direta ou indiretamente, da produção da promoção.

6.8. A participação nesta promoção implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Regulamento.

Porto Alegre, 24 de agosto de 2012
Comissão Organizadora.

fonte:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=18485