Ouvir o texto...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

História da imprensa: Brasil e França - curso grátis no Cedem/Unesp

Uma história transnacional da imprensa: Brasil e França

Curso no Cedem/Unesp



Desafios das transferências culturais na imprensa na passagem do século XIX ao XX – circulação de práticas e representações (Brasil e França), curso gratuito de curta duração a ser ministrado por Diana Cooper-Richet, professora de História Contemporânea da Universidade de Versalhes/França, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2012, das 10h às 12h, no auditório da Editora UNESP em São Paulo.

A vinda da pesquisadora visitante é promovida pelo Programa Jovem Pesquisador - FAPESP e apoiada pelo CEDAP/UNESP - Campus de Assis e CEDEM/UNESP. O objetivo geral do curso, que está dividido em três etapas, é colocar em pauta a discussão sobre o tema da circulação das ideias publicadas em impressos – livros e periódicos – no decorrer do que Eric J. Hobsbawm (1917-2012) chamou de longo século XIX.

O curso será ministrado em três aulas de duas horas cada (exposição e debate), no idioma francês. Haverá distribuição prévia, para os inscritos, do texto original e da tradução em português. Durante o debate, as questões poderão ser feitas em português, francês ou inglês para a professora Diana Cooper-Richet, cujas respostas serão dadas em francês, com mediação da professora Valéria Guimarães: doutora em História (USP), professora da UNESP/Campus de Franca e pesquisadora responsável pelo Projeto: As transferências culturais na imprensa na passagem do século XIX ao XX – Brasil e França - Jovem Pesquisador-FAPESP (www.assis.unesp.br/pjf).



Aula 01

Transferências culturais, circulação de ideias e práticas: o caso da França e do Brasil no século XIX.

Aula 02

O papel das revistas na circulação das ideias: o exemplo das revistas britânicas.

Aula 03

As revistas em português publicadas em Paris na primeira metade do séc.XIX: modelos para o Brasil?

Debatedores

Maria Lúcia Dias Mendes

Doutora em Língua e Literatura Francesa – USP, Professora da UNIFESP

Antonio Celso Ferreira

Doutor em História Social – USP, Professor Titular da UNESP/Assis, Coordenador do CEDEM/UNESP



PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!



Observação: quem presenciar pelo menos duas aulas receberá, por e-mail, o certificado.

Inscrições gratuitas - enviar nome completo, instituição e telefone para:

Sandra Santos, e-mail: ssantos@cedem.unesp.br

Datas e horário: 24, 25 e 26 de outubro de 2012 das 10h às 12h

Local: auditório da Editora UNESP - Praça da Sé, 108 - 7º andar, (metrô Sé)

www.cedem.unesp.br - (11) 3105 – 9903

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, RJ, é reaberto


Local estava fechado desde o ínicio do ano por causa de incêndio.
Visitantes terão acesso à obras antigas a partir desta terça-feira (2).

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) vai ser reaberto nesta terça-feira (2). Quem visitar o local poderá conhecer a igreja e as obras antigas. O local estava fechado desde o início do ano por conta de um incêndio. O museu vai funcionar das 10h às 16h e fica no Largo de Santo Antônio, no Centro.

fonte:
http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/10/museu-de-arte-religiosa-e-tradicional-de-cabo-frio-rj-e-reaberto.html

Obermutten inaugura Museu Internacional da Amizade

OBERMUTTEN, Suíça, 3 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- Obermutten agora possui um museu – o Museu Internacional da Amizade de Obermutten (OIMOF- Obermutten International Museum of Friendship). "Desde que inauguramos o OIMOF em nosso celeiro, recebemos mais de 80 presentes de amizade", declara radiante o prefeito Martin Wyss. Há um ano, a vila no cantão suíço de Graubunden começou uma página no Facebook, prometendo a todos que marcam "Curtir" a página serão imortalizados no quadro de avisos da vila. A história logo se espalhou, com jornalistas desde o Japão até o México cobrindo o fato. Um ano depois, a pequena vila de somente 80 pessoas possui mais de 44.000 fãs de 52 países.

Pessoas de todas as partes do mundo enviaram cartas e presentes para Obermutten. Sarah Urban, do Texas, entregou pessoalmente uma camiseta, Catrin Bilger de Hamburgo enviou um coração de Lebkuchen e uma revista de TV alemã deixou uma bandeira que anteriormente havia sido erguida em uma expedição à Antártica. Os presentes e suas histórias estão sendo apresentados aos fãs no endereço http://www.facebook.com/obermutten. O endereço postal do museu está na página de fãs.

Vilas nas montanhas suíças são muito populares

Mais de 75 milhões de pessoas já ouviram falar de Obermutten. Dezenas de pessoas visitaram a vila, incluindo turistas da Coreia do Sul, Nova York e Moçambique. A organização de turismo de Graubunden está dando apoio à vila. "Estamos absolutamente encantados por podermos mostrar para milhões de pessoas de todo o mundo a beleza das montanhas de Graubunden", disse Gaudenz Thoma, CEO da Graubunden Tourism. Leia mais sobre as ofertas completas em vilas nas montanhas no endereço http://www.graubunden.com.

Imagens e vídeos

Facebook: http://www.facebook.com/obermutten OIMOF no YouTube (Inglês): http://youtu.be/T9DG9qE4fIoOIMOF no YouTube (Alemão): http://youtu.be/YPtQpUq4WCwCampanha do Facebook no YouTube (Inglês): http://youtu.be/e91c0mWP960 Campanha do Facebook no YouTube (Alemão): http://youtu.be/ED5gntVw3ao Galeria de Imagens: http://bit.ly/Rx5TAI (GRF FTP, bit.ly)

Contato

Gieri Spescha, Graubunden Tourism, Tel.: +41-81-254-24-31 E-mail: gieri.spescha@graubuenden.ch

FONTE Graubunden Tourism