Ouvir o texto...

domingo, 14 de outubro de 2012

5º Fórum Nacional de Museus abre inscrições para edição em Petrópolis (RJ)




Estão abertas a partir desta quinta-feira (11), as inscrições para o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), que será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ). Interessados em participar podem se inscrever na página do FNM.

A programação será composta por mini-cursos, painéis, conferências, comunicações coordenadas e encontro de pontos de memória, além de eventos paralelos. O evento será encerrado com plenária final dos grupos de trabalho. Confira a programação completa.

Com periodicidade bienal, o Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro e uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências entre profissionais, acadêmicos e estudantes de Museologia e áreas afins.

O tema deste ano será 40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade. A ideia é discutir e consolidar as ações da Política Nacional de Museus como propulsoras da inclusão social, da cidadania cultural e da valorização do patrimônio cultural brasileiro.

O 5º Fórum Nacional de Museus é uma realização conjunta do Ibram e da Associação Brasileira de Museologia (ABM), e conta com o apoio do Sesc Rio. As inscrições para envio de trabalhos já foram encerradas.

Conselho Nacional de Políticas Culturais
Durante o 5º Fórum Nacional de Museus, irá acontecer também a eleição para escolha do representante da sociedade civil da área de museus que vai compor o plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

O CNPC é o órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Cultura (MinC) que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com o propósito de promover a articulação e o debate do governo e da sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional. Saiba mais sobre o CNPC.

Texto: Ascom/Ibram

Make art: a maquiagem como expressão artística

Seja a serviço da Publicidade ou da Moda, os maquiadores fazem a diferença na fotografia e na mensagem. A criatividade, a habilidade técnica e o talento dos maquiadores resultam verdadeiras obras de arte.

Quando o assunto é make up, é comum que estas obras sejam eternizadas por fotógrafos renomados. Rankin está fazendo um série de livros com maquiadores. Neste semestre lançou o livro Ayami com o trabalho da maquiadora japonesa Ayami Nishimura. Vimos algumas imagens e garantimos: é de surpreender e encher os olhos!


fonte babeldasartes