Ouvir o texto...

domingo, 16 de dezembro de 2012

Mostra no Museu Nacional de Belas Artes marca centenário de Luiz Gonzaga




No mês em que se comemora os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram abre no dia 17 de dezembro, às 19h, a exposição  O imaginário do rei: visões sobre o universo de Luiz Gonzaga, com curadoria de Bené Fonteles – que recebeu com a mostra o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte/ MinC.


Além de obras originais, exposição traz objetos e imagens antigas de Luiz Gonzaga
A exposição reúne mais de 160 obras em varias técnicas e linguagens de expressão criadas por 60 artistas de todas as regiões do país, quase todas concebidas especialmente para a ocasião. Traz ainda fotografias históricas e raras de Luiz Gonzaga, livros e discos sobre Luiz Gonzaga, compondo uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e obra do “Rei do Baião”.

Também serão exibidos quatro filmes relacionados ao artista: Viva São João!, de Andrucha Waddington; O Milagre de Santa Luzia, de Sergio Roizenblitz; O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira; e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões, de Rose Maria.

A mostra  já foi vista por mais de 200 mil pessoas em Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Brasília (DF). A exposição no MNBA pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2013 e tem entrada gratuita. Saiba mais sobre o Museu Nacional de Belas Artes.

Texto: Divulgação MNBA

fonte:
http://www.museus.gov.br/noticias/exposicao-no-museu-nacional-de-belas-artes-marca-centenario-de-luiz-gonzaga/

Itaíba ganha museu do Espaço Ciência

O município de Itaíba, localizado no Agreste pernambucano, vai ganhar seu primeiro museu de ciência, na próxima segunda-feira (15). No local, os visitantes poderão ver experimentos como o disco de Newton, banquinho de faquir, espelhos curvos, plataformas comunicantes, bicicleta de corda bamba, entre outros objetos científicos. A construção do museu faz parte do projeto “Ciência por toda parte”, do Espaço Ciência. 

Alguns programas itinerantes do Espaço, como o Ciência Móvel e a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos vão integrar a programação de inauguração, que incluirá sessões no planetário digital inflável e experimentos de matemática e ciências.

O museu foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), coordenado pelo Espaço Ciência. Já foram inaugurados museus nas cidades de Goiana, Surubim, João Alfredo, Flores, São José do Egito e Salgueiro. Para janeiro, há previsão de inauguração de um centro de ciência na cidade de Bom Conselho, no Agreste do Estado.

fonte:
http://ne10.uol.com.br/canal/interior/agreste/noticia/2012/12/14/itaiba-ganha-museu-do-espaco-ciencia-387124.php