Ouvir o texto...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ibram abre as inscrições para a 11ª Semana de Museus em 2013




 
Museus e instituições culturais interessados em participar da 11ª Semana de Museus já podem garantir sua participação na temporada de eventos, que acontecerá 13 a 19 de maio de 2013. O Ibram recebe inscrições de hoje (21) até o dia 22 de fevereiro. Inscreva-se aqui.
Cartaz do Dia Internacional dos Museus 2013
Realizada em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a Semana de Museus terá como tema nesta edição Museus (memória + criatividade) = mudança social. Proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), ele associa dois conceitos que têm caracterizado o setor museal nos últimos anos.
Criado em 1977 pelo ICOM, o Dia Internacional dos Museus tem como objetivo sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Em 2012, a data contou com a participação recorde de cerca de 32 mil museus em mais de 129 países.
No Brasil, a Semana de Museus contou com a participação de 1.114 museus e organizações culturais, somando 3.420 eventos entre exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, realizados em 513 cidades por todo o país.
Texto: Ascom/Ibram

Robôs são guias no Museu de Artes de Sochi


O Museu de Artes da cidade russa de Sochi implantou guias virtuais. Um conjunto de robôs multimídia, formado por computador, projetor de imagens e painel de comando, orienta os visitantes em torno das dependências da instituição e sobre o seu acervo. O “funcionário” robótico informa a localização precisa de cada peça e sobre o seu autor ou autora.
Além de orientar os visitantes, os guias virtuais do Museu de Artes de Sochi dão as boas vindas na entrada e exprimem agradecimentos na saída. Os robôs funcionam como recepcionistas femininas, e inúmeros visitantes têm elogiado esta iniciativa pela sua perfeição. A direção da instituição disse que o sucesso destas “orientadoras” é tamanho que elas já fazem mais sucesso do que o próprio acervo,


fonte
http://www.diariodarussia.com.br/cultura/noticias/2012/12/27/robos-sao-guias-no-museu-de-artes-de-sochi/