Ouvir o texto...

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Design: cartazes Copa 2014 já estão prontos!


As 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 já têm seus pôsteres oficiais. Alguns destacam os ícones arquitetônicos das cidades, como o Elevador Lacerda de Salvador, a Usina do Gasômetro de Rio Grande do Sul e edifícios históricos e turísticos de Fortaleza.
O cartaz de São Paulo reforça a sua efervecência cosmopolita. Enquanto dois dos cartazes remetem à fé do brasileiro com obras de Oscar Niemeyer: a igreja da Pampulha, em Belo Horizonte e a  Catedral de Brasília.

O poster de Recife comemora seu mais novo patrimônio reconhecido pela Unesco, o Frevo. Já os de Curitiba, Natal, Rio de Janeiro, Cuiabá e Manaus destacam as belezas naturais destas cidades. Enquanto o Pão de Açúcar e  Morro do Careca indicam a paisagem como riqueza, a araucária* é a estrela no cartaz de Curitiba. Cuiabá e Manaus ressaltaram a fauna. O tuiuiu, símbolo do Pantanal  e as araras da floresta amazônica reforçam ainda mais a diversidade e o sentido de um Brasil naturalmente belo.

* assim como o Tatu-bola, mascote da Copa, a árvore araucária também está em risco de extinção. Resta apenas 1 a 2% do que um dia foi a maior floresta do sul do Brasil.



 cidade sede sao paulo copa FIFA cidade sede salvador FIFA pao de açúcar rio de janeiro FIFA cidade sede recife FIFA gasômetro porto alegre copa fifa 2014 morro do careca natal copa fifa 2014 araras floresta amazônica copa fifa 2014 estádio fortaleza copa fifa 2014 catedral de brasília copa fifa 2014 araucária curitiba copa fifa 2014 tuiuiu pantanal copa fifa 2014 igreja pampulha copa 2014 fifa

fonte: babeldasartes

Diretora de museus do Ipac pede demissão



Após a demissão de Stella Carrozzo, diretora do Museu de Arte Moderna (MAM), agora a Secretaria de Cultura do Estado tem outra mudança. A diretora de museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Maria Célia Moura Santos, pediu desligamento da Dimus. Segundo o jornal A Tarde, a decisão foi informada na semana passada diretamente ao secretário de Cultura, Albino Rubim. Por meio da assessoria de comunicação da Secult, Maria Célia disse que não daria entrevistas. 

fonte:
http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/128516-diretora-de-museus-do-ipac-pede-demissao.html

Museu mexicano apresenta peças astecas


O museu do Templo Maior, no México, apresenta cerca de 150 imagens e 24 peças astecas, nunca antes expostas, e que fazem parte da mostra "Museu do Templo Maior, 25 Anos Recuperando Nosso Passado", em comemoração dos 25 anos do espaço, inaugurado em 1987.
Na exposição, os destaques são as peças pré-hispânicas. A mostra é dividida em sete temas que falam sobre a origem, características e atividades de uma civilização que construiu um império que acabou com a chegada dos espanhóis. A exposição fica aberta ao público até março de 2013.




fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1207423-museu-mexicano-apresenta-pecas-astecas.shtml