Ouvir o texto...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Museu em São Paulo mostra Monet, Van Gogh, Boticelli e Rodin

Para quem aprecia arte de primeira qualidade, visitar o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) é quase uma obrigação. Localizado na avenida Paulista, a mais charmosa da capital, reúne obras de Claude Monet, Vicent Van Gogh, Auguste Rodin, Sandro Botticelli, dentre outros artistas famosos. Na foto, A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny, de Monet. A obra faz parte do acervo permanente do Masp e pertence à exposição Romantismo A arte do entusiasmo.


 Endereço: avenida Paulista, 1578, Bela Vista. Tel.: 11 3251.5644

O Museu Villa-Lobos promove projetos culturais e educativos, através da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos.

"Arminda Villa-Lobos, viúva do maestro e 1ª diretora do museu, anteviu em seu discurso de posse ... “Será um centro ativo e de investigação, um círculo de estudo e de superação. Um museu vivo, inquieto e impetuoso, como vivo, inquieto e impetuoso foi Villa-Lobos”. "

Fundado em 1960, o museu Villa-Lobos foi criado com a finalidade de preservar e difundir a obra de Heitor Villa-Lobos através da coleta, manutenção, preservação e estudo de objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra de Villa-Lobos.

Durante 25 anos ocupou algumas salas do 9º andar do Palácio da Cultura, no Centro do Rio de Janeiro, até a sua mudança, em 1986, para o casarão tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro), no Bairro de Botafogo. 

Formação de uma consciência musical brasileira

Além de sua grandiosa contribuição como compositor identificado com as raízes culturais brasileiras, Villa-Lobos dedicou-se por duas décadas ao trabalho de educação musical para que, através das crianças e dos jovens, se iniciasse um processo de “formação de uma consciência musical brasileira”. 

O Museu Villa-Lobos promove projetos culturais e educativos, através da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos.

Além do acompanhamento técnico aos pesquisadores na Biblioteca do museu, mantém um banco de dados informatizado com acervo musical, sonoro, textual e iconográfico do compositor que pode ser acessado via web.

Por meio de exposições itinerantes, em escolas e outras instituições, o museu objetiva manter vivos os ideais de Villa-Lobos.



Museu Villa-Lobos - MVL
Rio de Janeiro, RJ
Rua Sorocaba, nº 200
Telefone: (021) 2226-9020, 2226-9818
museuvillalobos@museuvillalobos.org.br
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 17h