Ouvir o texto...

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Copa do Mundo: Museu do Índio não vai ser demolido


Após diversos protestos dos indígenas, no Rio de Janeiro, localizado próximo ao Estádio do Maracanã - desde antes da construção do estádio, na década de 1940 -, o Museu do Índio resistiu e não vai ser mais demolido. Local onde está o palacete, que funciona como museu, seria usado como estacionamento para o estádio na Copa do Mundo de 2014. 

Depois do Tribunal de Justiça expedir uma liminar que impede a demolição do museu, o Governo do Rio de Janeiro anunciou a restauração do local. No entanto, os índios querem o compromisso por escrito.

fonte:

Subestação da Cemig em Uberaba pode se transformar em museu

Vereador Samuel Pereira (PR) encaminhou ofício ao Executivo e ao presidente da Cemig, Djalma Bastos de Moraes, pedindo para que Subestação Uberaba II, que será desativada, seja transformada em museu. De acordo com o parlamentar, a reivindicação chegou até ele através do grupo de aposentados da Cemig, que sugeriu a transformação.


Na semana passada o Jornal da Manhã trouxe a notícia de que a Cemig pretende desativar a subestação de energia Uberaba II, instalada no cruzamento entre as ruas Padre Zeferino, Artur Machado e avenida Doutor Fidélis Reis. Com isso, surgiu a possibilidade de transformar o local em Museu Histórico da Energia Elétrica em Uberaba, haja vista que esta foi a primeira subestação de Uberaba.


A questão foi levantada pelo vereador Samuel Pereira, a partir de uma solicitação feita a ele pelo grupo de aposentados da Cemig. De acordo com o vereador, o prédio foi inaugurado pelo presidente da República na época, Juscelino Kubitschek, onde funcionavam alguns motores a diesel e que movimentavam os geradores, levando energia para as linhas e redes da cidade. Logo após chegou a Usina de Pai Joaquim, que interligou ali suas linhas na subestação. “Foi um momento histórico para nossa cidade, que tinha aquelas lâmpadas que mais pareciam um tomate, pois a energia caía muito e produzia muitas variações”, relembra Samuel, enfatizando que no local também funciona a sucursal da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemig.
O vereador explicou que a proposta é transformar todo espaço da subestação em museu. Entretanto, existe o interesse da Cemig em vender a área. Portanto, a intenção é que seja reservada ao menos uma área de cerca de 250 metros quadrados, preservando o Museu Histórico. Samuel revelou ainda que pretende discutir a demanda com o presidente da Cemig. “Tive a informação de que ele viria a Uberaba nos próximos dias, portanto, quero tentar agendar com ele uma reunião e discutir a possibilidade de fazer o museu”, explica o vereador. (GS)





fonte:
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,75613