Ouvir o texto...

quarta-feira, 3 de abril de 2013

USP abre inscrições para curso de curadoria em museus


Curso vai de 27 de maio até 26 de junho e tem como objetivo apresentar especificidades do trabalho curatorial
Foram abertas as inscrições, que vão até dia 22 de maio, do curso de difusão "Curadoria em Museus Universitários": a Especificidade do MAE/USP promovido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP).

- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O objetivo é apresentar as especificidades do trabalho curatorial em museus universitários, introduzindo os procedimentos gerais de curadoria de acervos arqueológicos e etnográficos, como manuseio, documentação, conservação preventiva, restauro, acondicionamento e comunicação.

O curso é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pessoalmente de segunda a sexta, das 9h às 16h no MAE/USP, que fica localizado na Avenida Professor Almeida Prado, 1.466, na Cidade Univesitária, em São Paulo. Os interessados devem levar cópia do RG e CPF. Mais informações pelos telefones (11) 3091-2892 e 3091-4977, com Osíris ou Geraldo.

SERVIÇO
Curso de curadoria em museus - aberto ao público
Inscrições até dia 22 de maio - devem ser feitas pessoalmente de segunda a sexta, das 9h às 16h no MAE/USP

Endereço: Avenida Professor Almeida Prado, 1.466, na Cidade Univesitária

Informações: (11) 3091-2892 e 3091-4977, com Osíris ou Geraldo
Importante: levar cópia do RG e CPF


fonte -

http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=227307&c=6

É a vez dos museus se adequarem aos conceitos de sustentabilidade

A onda das construções com itens de sustentabilidade já chegou a hospitais, estádios, residências, shoppings e supermercados. Está chegando a vez dos museus, que partem para a busca pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), conhecida como “selo verde”. Um exemplo é o Museu de Arte do Rio, inaugurado recentemente. 

Na reforma realizada no imóvel histórico, todas as instalações foram trocadas para adequar a edificação aos conceitos de sustentabilidade. Consumo racional de água e energia, gestão de resíduos na obra, utilização de materiais sustentáveis e qualidade ambiental interna são outros itens do novo museu. Além dele, o Museu da Imagem e do Som e o Museu do Amanhã, também no Rio de Janeiro, são os primeiros a buscar o selo emitido no Brasil pelo Green Building Council Brasil.

fonte -

http://www.jornaldelondrina.com.br/imoveis/conteudo.phtml?id=1358307

Ângelo Oswaldo é o novo presidente do Ibram


Ex-prefeito de Ouro Preto e ex-secretário estadual de Cultura de Minas já presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; ele substitui José do Nascimento Júnior no órgão


RJ – O ex-prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo aceitou o convite da ministra da Cultura Marta Suplicy para assumir o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no lugar de José do Nascimento Júnior. Ele se mostrou surpreso com a indicação, embora tenha afinidade com a área, já que foi presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) numa época em que os museus estavam vinculados ao órgão. Ele criou ainda uma iniciativa pioneira no país, o sistema municipal de museus de Ouro Preto, congregando as 14 instituições locais.

Ex-ministro interino da Cultura na gestão de Celso Furtado (1920-2004), Ângelo viajou na sexta-feira passada para o Laos, no sudeste asiático, a convite do prefeito de Paris, para participar de um seminário da associação internacional de prefeitos francófonos. Vai falar sobre patrimônio e espaço urbano e volta no dia 13. A viagem já estava marcada antes do convite de Marta, feito numa reunião na quinta-feira, 28, como noticiou o blog do jornalista Ancelmo Gois.


fonte...

Museu do Meio Ambiente - Encontros com a Pesquisa


 

A partir da metade da década de 2000, verificamos uma redução substancial na taxa de desmatamento da Amazônia brasileira. No próximo evento da série Encontros com a Pesquisa, o economista e diretor da unidade brasileira da organização internacional Climate Policy Initiative (CPI) Juliano Assunção reflete sobre os mecanismos de redução de desmatamento na maior floresta do planeta.

Encontros com a Pesquisa acontece na terça-feira, 02.04, às 10h.

Museu do Meio Ambiente
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008 
museudomeioambiente.jbrj.gov.br


fonte - revista museu