Ouvir o texto...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Beatriz Pimenta Camargo, coleccionista brasileña, desde marzo de 2013, se ha convertido en la primera mujer en asumir la presidencia del Museo de Arte de São Paulo (MASP).



Esta coleccionista brasileña, desde marzo de 2013, se ha convertido en la primera mujer en asumir la presidencia del Museo de Arte de São Paulo (MASP). 


Camargo, quien ya fuera directora de exposiciones del MASP, permanecerá en el cargo hasta el año 2015. 

Beatriz, viuda del coleccionista y ex-director del MASP, Mario Pimenta Camargo, fallecido en 1996, también integra los consejos de instituciones culturales como la Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (Sao Paulo), MoMA (Nueva York), Museu do Oratório (Minas Gerais) y la Fundação Bienal de Sao Paulo.

fonte:
http://www.arteinformado.com/Recursos/65672/beatriz-pimenta-camargo/

Ecomuseu realiza visita técnica a obras do Museu Histórico de Toledo





Na última quinta-feira (11) uma equipe do Ecomuseu de Foz do Iguaçu, a pedido da Secretaria de Cultura de Toledo, realizou visita técnica as futuras instalações do Museu Histórico Willy Barth. O objetivo da visita foi o desenvolvimento de estudos para melhor estruturação interna do novo museu.



Na ocasião, esteve presente acompanhado a visita, a secretária de Cultura Beth Barth, a diretora de Cultura Geni Fabris, os funcionários do Museu e a arquiteta, diretora de acompanhamento e execução do plano diretor de Toledo Sabine Rosa de Campos.



Atualmente o Museu está em fase de acabamento. Os três visitantes vieram para auxiliar nos estudos sobre a necessidade de climatização do prédio, os modelos ideais de mobília para o acervo e a construção de cenários temáticos.



Segundo o funcionário do Museu Histórico Willy Barth, Anésio Vitto, os visitantes ficaram impressionados com as futuras instalações. “A visita foi uma troca de conhecimentos. Os visitantes também gostaram muito do novo museu que está em acabamento, ficaram impressionados com o espaço”. Anésio destacou que será mantido o contato com a equipe do Ecomuseu. “Vamos continuar em contato, no sentido de definir quais serão as melhores opções tanto para conservação, quanto para exposição do nosso acervo”, explicou.

Depois de definido quais os melhores equipamentos para as novas instalações, serão elaborados os projetos, para aquisição.



Nova sede

A sede própria do Museu ficará localizada na saída para o distrito de Dez de Maio, em frente ao futuro Hospital Regional. Foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão na execução da obra, que inclui hall de entrada, salão de exposições, sala para projeção e reuniões, dependências administrativas, depósito para materiais do acervo e documentos impressos, sanitários, entre outras estruturas. O prédio será dividido em dois pisos e contará com uma plataforma elevatória para acesso ao segundo pavimento.

fonte:
http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/ecomuseu-realiza-visita-tecnica-a-obras-do-museu-historico-de-toledo

Museu do Oriente (.pt) lança ateliê de introdução ao Tai Chi

O Museu do Oriente organiza no dia 11 de Maio, às 10:00, um ateliê de Tai Chi destinado a todos os que pretendem descobrir o equilíbrio e harmonia interior. Os participantes aprendem a exercitar o alinhamento corporal, o relaxamento e a meditação através de um conjunto de práticas que envolvem o corpo e a mente.

Museu do Oriente lança ateliê de introdução ao Tai Chi
  •  Na iniciativa serão abordadas e experimentadas práticas corporais e meditativas que nada têm a ver com qualquer prática desportiva ou arte marcial, oriundas da tradição clássica chinesa e pertencentes à escola de Tai Chi da família Yang, tal como foi introduzida no Ocidente em meados da década de 60 do século XX pelo Professor Cheng Man Ch´ing. 
  •  
  •  
  • O formador José Augusto Martins é praticante de Tai Chi desde 1990, tendo desde então aprendido e praticado com o Professor António Brito e frequentado seminários com os mestres Benjamim Lo e Don Ahn, ambos discípulos do Professor Cheng Man Ch’ing. 
ATELIÊ DE INTRODUÇÃO AO TAI CHI
Data: 11 Maio
Formador: José Augusto Martins
Horário: 10:00 às 13:00
Público-alvo: Todas as pessoas, de qualquer idade ou condição física, sendo aconselhado vestir roupa e calçado confortável
Participantes: Mín.5, Máx.40
Entrada livre embora sujeita a inscrição

fonte:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=627277

Museu do Café terá programação especial neste domingo


Neste domingo (14), celebra-se o Dia Internacional do Café, importante produto na história de Santos. Essa ligação pode ser observada no prédio da Bolsa do Café (rua XV de Novembro, 95, Centro), onde funciona o Museu do Café. O local, que é um dos pontos de parada da Linha Conheça Santos, preparou programação especial para este dia.

Um dos principais pontos turísticos de Santos, o museu já atraiu mais de um milhão de turistas em seus 15 anos. São pessoas que admiram a beleza e a história do lugar.

Fundado em 1922, o prédio centralizava as transações cafeeiras do país, quando o produto vivia o seu auge econômico. A Bolsa de Café de Santos chegou a ser o principal ponto de comercialização da mercadoria no mundo.

Com arquitetura grandiosa e materiais de acabamento de alta qualidade, a construção é admirada por quem passa pelo local. Na grandiosa sala dos pregões, destaca-se o vitral ‘A visão de Anhanguera’, criada por Benedicto Calixto. Outros três painéis do artista decoram o lugar.

O exterior também é de se admirar. A torre do relógio, com 40 metros de altura, continua imponente. Ainda nos dias de hoje, destaca-se como referência paisagística de Santos.

Programação
No domingo (14), a partir das 16 horas, a cafeteria do museu receberá renomados baristas (especialistas em café) de São Paulo. O público poderá, inclusive, degustar os drinks e cafés preparados por Gilson Rodrigues, criador do Refreshing Coffe (refrigerante de café)¸Rogério Rabbit e Eder Delfino, bicampeão brasileiro de latte arte (técnica de criar figuras na superfície das bebidas).

O Museu do Café funciona de terça a sábado das 9h às 17h e no domingo das 10h às 17h. Já a cafeteria abre de segunda a sábado das 9h às 18h e domingo 10h às 18h. 

fonte:
http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/museu-do-cafe-tera-programacao-especial-neste-domingo

Polícia confirma explosão em biblioteca e museu de Boston

Esta explosão, que não provocou feridos, ocorreu após outros dois rebentamentos na zona da meta da Maratona de Boston. 


A polícia de Boston confirmou a existência de uma explosão na biblioteca e museu John F. Kennedy em Boston, localizados a cerca de cinco quilómetros da linha de chegada na maratona da cidade, onde ocorreram pelo menos outros dois rebentamentos.

Citada pela Reuters, a porta-voz da Biblioteca John F. Kennedy confirmou que esta explosão provocou um incêndio, mas ninguém ficou ferido.

Entretanto, o jornal Boston Globe indicou que foram descobertas mais duas bombas próximas da meta da maratona da cidade, engenhos que estão a ser desmantelados pela polícia.

O comissário da polícia de Boston confirmou que não tem conhecimento de qualquer ameaça específica após estas três explosões e explicou que as autoridades estão a tratar estes acontecimentos como se estivessem relacionados.

«Não temos a certeza se estes acontecimentos estão relacionados, mas estamos a tratá-los como se estivessem», indicou Ed Davies.

fonte:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=3167797