Ouvir o texto...

terça-feira, 18 de junho de 2013

Museu de Arqueologia e Etnologia-USP - “Não sabemos para onde vamos, mas sabemos de onde viemos: uma visão abrangente da Evolução Humana”


Curso de Difusão

Dra. Mercedes Okumura
(Museu de Arqueologia e Etnologia-USP)
Público Alvo:
graduação, pós-graduação e público em geral
Objetivo:
Introduzir aos estudantes de pós-graduação em arqueologia noções de paleoantropologia e evolução humana.
Período de Realização:
02, 09, 16 e 23 de agosto (6af, das 14 às 18h)
Local do curso:
Museu de Arqueologia e Etnologia/USP
Inscrição online:
de 17 de junho a 31 de julho
Informações:

Encontro de Jardins Botânicos



Museu Goeldi sedia encontro que colabora para o incremento do número
de jardins botânicos na região norte

Agência Museu Goeldi – Iniciativa da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), o 2º Encontro Regional Norte de Jardins Botânicos acontece de 18 a 21 de junho no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.  O Encontro Regional pretende fortalecer o trabalho em rede entre os jardins botânicos da região norte assim como fortalecer a Rede Regional Norte. Também será criada uma proposta colegiada para o tema e programação da 22ª Reunião Nacional dos Jardins Botânicos que acontecerá em Belo Horizonte – MG em novembro de 2013.

A realização do 2º Encontro Regional Norte de Jardins Botânicos é do Museu Paraense Emílio Goeldi/Parque Zoobotânico, em parceria com o Mangal das Garças/Organização Social Pará 2000. Além da RBJB, apoiam o evento o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil.

 A Secretária Geral da RBJB, Helena Quadros, do Museu Goeldi, é quem coordena o Encontro Regional, contando ainda com a participação da agrônoma, também do Museu Goeldi, Vera Bastos e de Igor Seligmann, dirigente do Mangal das Garças.

A Rede Regional Norte integra os Jardins Botânicos do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi – PA, Adolpho Ducke, de Manaus - AM,Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves - PA,  Parque de Ananindeua – PA e Parque de Paragominas - PA.

Metas - A Reunião em Belém, visa agregar outras instituições à Rede Brasileira de Jardins Botânicos, preferencialmente aquelas com potencial para contribuir à conservação, como hortos, viveiros comerciais, parques unidades de conservação, entre outros.

A meta da RBJB é de se ter um jardim botânico em cada estado brasileiro, se possível instalado nas capitais. Nota-se que o bioma Amazônia carece de outras instituições para a difícil tarefa da conservação da biodiversidade. 
Os governos de todos os estados do Norte, e ainda o estado do Maranhão,foram convidados a participar do evento visando sensibilizar o Poder Público para a criação de jardins botânicos e instituições congêneres, nestes estados. A RBJB identifica iniciativas privadas que possam resultar em novos jardins botânicos.

Jardim Botânico - O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi foi registrado como jardim botânico no Sistema Nacional de Jardins Botânicos, em março de 2012. O registro é possível porque o Museu Goeldi atende as exigências da Resolução no 339/2003 do Conselho Nacional de Meio Ambiente/ Ministério do Meio Ambiente - que estabelece a criação de jardins botânicos. Um jardim botânico é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, documentadas e acessíveis ao público.

Criada em 1991, a RBJB promove a cooperação entre jardins botânicos e instituições congêneres; estimula o estudo da botânica e a conservação da biodiversidade, além de  apoiar a criação e desenvolvimento de novos jardins botânicos. Atualmente, a Rede conta com 36 jardins botânicos.

Programação – Dirigentes e técnicos do Museu Paraense Emílio Goeldi, autoridades e dirigentes dos Jardins Botânicos do Norte, representantes do Comitê Executivo da RBJB e de Órgãos Ambientais farão a abertura do 2º Encontro Regional Norte de Jardins Botânicos na manhã do dia 18.

A programação conta ainda com palestras, conferências, mesas redondas, reuniões de grupos de trabalho, além de atividades culturais e visita técnicas ao Horto Botânico Albrás/Alunorte, em Barcarena, e ao Jardim Pomar de Abaeté, em Abaetetuba.
Público – O evento é destinado à dirigentes e corpo funcional de Jardins Botânicos, áreas de conservação, estudantes universitários e representantes das secretarias de meio ambiente.

Serviço - 2º Encontro Regional Norte de Jardins Botânicos. De 18 a 21 de junho, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Avenida Magalhães Barata, 376, Belém.
Abertura dia 18, às 8h30, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico.

Confira a programação no Portal.
Mais informações com a comissão organizadora:
Helena Quadros (Museu Goeldi): (91) 8801-0664/ 80287281
e-mail: hquadros@museu-goeldi.br
Vera Bastos (Museu Goeldi): (91) 8109-6506
e-mail: verabastos@museu-goeldi.br
Igor Seligmann (Mangal das Garças): (91) 8183-9870 / 8896-4300
e-mail: seligmann.igor@gmail.com,
Texto: Júlio Matos