Ouvir o texto...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Brasil terá primeiro Museu do Transporte Multimodal do mundo

O Museu Brasileiro do Transporte, já aprovado na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, é o único projeto do mundo que prevê todos os modais

Reconhecido por seu ineditismo e contribuição à cultura nacional, o Projeto Brasileiro do Transporte obteve aprovação nos moldes da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura, sob a gestão do Ministério da Cultura, em maio. A partir dessa aprovação pelo MinC, que é um certificado da qualidade do projeto e um aval aos patrocinadores interessados em alinhar sua marca a um grande e relevante Museu, utilizando parte de seu imposto de renda, os gestores do projeto já estão estruturados para realizar a captação de recursos.

Com isso, o sonho caminha para tornar-se realidade. Pessoas jurídicas poderão direcionar até 4% de seu IR devido à cultura; e pessoas físicas, 6%; para a execução da primeira fase do projeto de construção e implantação do Museu Brasileiro do Transporte. Esta etapa, com orçamento aprovado da ordem de R$ 10 milhões, permitirá a execução de todos os projetos preliminares de arquitetura e engenharia, a limpeza e preparação do terreno (terraplanagem), montagem do canteiro de obras, obtenção dos alvarás e licenças necessárias à obra, administração, segurança, além da pré-produção de toda a dinâmica de exposição de suas obras (museologia, expografia e museografia).

O Museu adotará um modelo inédito de exposição, com a interatividade das obras expostas com o público frequentador, por meio de recursos de multimídia de alta tecnologia. Valorizando a acessibilidade do público em todas as suas dependências, na parte externa haverá um moderno projeto de paisagismo e com total conforto para receber os futuros frequentadores. Também adotará as atuais normas de sustentabilidade e certificação, com valorização e preservação do meio ambiente de seu entorno. O período para execução dessa primeira fase será de 24 meses - de julho de 2013 a junho de 2015.

As fases seguintes serão objeto de novos projetos que serão submetidos oportunamente ao MinC. O Museu será erguido em terreno próprio da Fundação Memória do Transporte – FuMtran, com quase 19 mil metros quadrados, às margens da rodovia Dom Pedro I – km 143, na cidade de Campinas (SP), próximo a importantes rodovias da malha viária do Estado de São Paulo .
 
 fonte: