Ouvir o texto...

sábado, 29 de junho de 2013

Museu Nacional comemora 195 anos

Em comemoração aos 195 anos de sua criação, o Museu Nacional/UFRJ, na Quinta da Boa Vista, apresenta uma programação especial de aniversário no fim de semana, de 5 a 7 se julho. Oficinas, novas exposições e visitas mediadas integram as atividades que levam o visitante a uma viagem pelo maior museu de História Natural e Antropologia da América do Sul.
Tamanho da fonte:


O destaque fica por conta da abertura da exposição A (R)evolução das Plantas que, pela primeira vez, expõe os fósseis da Coleção de Paleobotânica do Museu Nacional/UFRJ. A exposição mostra a evolução das plantas e as mudanças climático-ambientais do planeta ao longo do tempo geológico e contará com material especial para pessoas com deficiência visual, como catálogos em braile e áudio-livros.

O Museu Nacional/UFRJ foi fundado em 6 de junho de 1818 por D. João VI, com o intuito de promover o progresso cultural e econômico no país. Inicialmente sediado no Campo de Santana, só veio a ocupar o Palácio de São Cristóvão a partir de 1892, três anos após a Proclamação da República.

Atualmente o Museu Nacional integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e detém a maior coleção de História Natural e Antropologia da América do Sul. As peças que compõem as exposições abertas ao público são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

OFICINAS E EXPOSIÇÕES (5, 6 e 7 de julho)

Os Insetos

Exposição da diversidade de espécies existentes e oficina evidenciando a importância de seus aspectos biológicos.

Onde Tudo Começou

Atividades lúdicas no ensino de ciências com as crianças, professores e o público em geral. Exibição de telas com reproduções das pinturas rupestres do estado da Bahia e oficina de escavação, atividades de colorir, caça palavras e liga pontos.

O Egito no Museu Nacional: as coleções arqueológicas dos Imperadores D.Pedro I e D.PedroII

Apresentação de réplicas de peças da exposição e atividades envolvendo hieróglifos e caça palavras.

Conhecendo os Besouros

Exposição de besouros em que o visitante pode analisar e compreender um pouco mais a respeito desses insetos, além de sua diversidade, biologia e hábitos alimentares.

Você sabe o que é polinização? - Um pouco sobre a reprodução das plantas

O visitante é convidado a conhecer o papel das flores na natureza e a conhecer suas características em detalhes por meio de lupas. Também serão realizados jogos em equipes e oficina de origami.

Quem é esse Dinossauro?

Exposição de Paleoarte do Paleoartista Maurílio Oliveira, com réplicas e fósseis de dinossauros, atividades de colorir e jogo recreativo de encaixe sobre a imagem do Maxakalisauros topai. Exibição de vídeo do projeto “Dinos Virtuais” e oficina de modelagem virtual.

Bichos para ver, tocar e aprender! – A Coleção Didática para empréstimo da SAE

Os visitantes encontrarão uma grande variedade de animais conservados em meio líquido e taxidermizados, que encantam crianças, jovens e adultos.

Homenagem ao Centenário do Professor Luiz Emydgio de Mello Filho – SEMEAR

Exposição de documentos como cartas oficiais e publicações científicas e exibição de vídeo sobre a história do botânico.

Ornitologia: o estudo das aves

Monitoria na sala de exposição de Aves do Museu Nacional.

Projeto Ciência até os ossos

Ciência através do estudo dos esqueletos humanos.

VISITAS MEDIADAS (6 e 7 de julho) - Até 20 pessoas por grupo

Herbário? O que é isso?

Visita mediada ao herbário e oficina de montagem de exsicatas.

10h30 e 13h30

Visitas Mediadas ao Horto Botânico

Visitas mediadas pelas trilhas do Horto do Museu Nacional.

10h e 14h

Visita ao Palácio de São Cristóvão

Os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a história do Museu, que começa ainda na época de D. João VI (em 1818) e vai até a atualidade.

11h e 14h

Paleontologia

Visita às exposições com foco nas pesquisas realizadas no Brasil em Paleontologia.

Dia 6 - 10h e 14h

Dia 7 - 10h

SERVIÇO : 195 ANOS DO MUSEU NACIONAL

5, 6 e 7 de julho de 2013

Museu Nacional/UFRJ

Quinta da Boa Vista

Bairro Imperial de São Cristóvão

Rio de Janeiro

Aberto de 10 às 16 horas

Entrada franca

Telefone: 21 2562-6906

www.museunacional.ufrj.br/aniversario/