Ouvir o texto...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

JMJ Rio2013 traz exposição com obras-primas do Vaticano e de museus italianos


O Festival da Juventude da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) apresenta mais uma novidade, a exposição ‘A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos’, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), de 10 de julho a 13 de outubro. A exposição estará aberta de terça a domingo, das 9h às 21h.

São mais de cem obras-primas do Museu do Vaticano e outros museus renomados da Itália, como o do Palácio Venezia, a Galeria Borghese e os Museus Capitolinos (Roma), o de Capodimonte (Nápoles), a Galeria Nacional de Marche (Urbino) e a Galeria Palatina (Florença), além da Biblioteca Apostólica Vaticana e a Fábrica de São Pedro.

As exposições são tradicionais durante as Jornadas. Além disso, de acordo com a diretora do MNBA, Mônica Xexeo, esta será a mais importante mostra do Vaticano já trazida para o Brasil e América do Sul.

O curador da exposição é o professor Giovanni Morello, pesquisador que trabalhou na Biblioteca Vaticana durante trinta anos. “É uma exposição única em razão da amplitude do tema e pela presença de mestres e grandes artistas, o que proporciona um amplo entendimento da singularidade de importantes períodos artísticos - o Renascimento e o Barroco -, que nasceram e tiveram seu auge em muitos dos distritos italianos”, explica.

Devido à diversidade do acervo, a exposição será dividida em quatro módulos, que ocuparão todo o segundo andar do Museu Nacional de Belas Artes. Serão pinturas, esculturas, joias e relíquias, usadas para contar a história da igreja católica.

Módulos temáticos

O primeiro módulo será sobre momentos da vida de Cristo, representados por obras de Ticiano e Peter Paul Rubens. No segundo, a missão e vocação dos apóstolos Pedro e Paulo serão traduzidas através das obras de arte da antiga Basílica de São Pedro, conhecida como Basílica de Constantino, no Vaticano.

O terceiro módulo será sobre a Virgem Maria, trazendo diversas artes, como a pintura Madonna del davanzale, c. 1490, de Pinturìcchio. E no quarto e último módulo, haverá obras e relíquias sobre a vida dos santos, como a dos artistas Guido Reni e Caravaggio.

O Rio de Janeiro, sede da Jornada Mundial da Juventude, será homenageado através da exposição do relicário que abriga os restos mortais do crânio de São Sebastião, padroeiro da cidade.

O público pode apreciar obras raras como a primeira representação conhecida de Jesus Cristo, dos séculos III e V,Ressureição (Resurrezione), de Ticiano, entre várias obras de Leonardo da Vinci.

A exposição ‘A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos’ tem o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é uma realização do Pontifício Conselho para os Leigos, do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, da Fundação João Paulo II para a Juventude, em conjunto com o Governo Federal do Brasil, por meio do Instituto Brasileiro de Museus e do Museu Nacional de Belas Artes.

fonte:

‘Oratórios’ no Museu de Arte Sacra

Neste mês de julho o MASMT apresenta a exposição intitulada “Oratórios”. A exposição contém sete peças, sendo três procedentes da “Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, um da “Igreja do Rosário e São Benedito” e as outras três de acervos pessoais que foram doados ao Museu. Juntamente com estes Oratórios estão expostas as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora Imaculada Conceição, Santa Rosa de Lima século XVII e um Crucifixo de madeira do século XVIII.

A exposição traz objetos de fé onipresentes na vida dos Mato-grossenses, desde os primeiros anos da colonização, os oratórios são testemunhas da construção de uma sociedade e de um país. Assinalados pelo estilo barroco, neoclássico ou pelas influências africanas, encontrados nas fazendas ou em espaços urbanos, oferecem uma visão encantada da alma brasileira e revelam o engenho criador de artistas marcados pelo sinal da fé e pela exuberância do ambiente.

As informações sobre as peças registram os usos, costumes e tradições; evocam hábitos e características, por meio da influência barroca, rococó e neoclássica, além da história da arte e da arquitetura que se revela no conjunto dos oratórios expostos.

Oratório vem do latim “Oratoriu”, que significa armário ou nicho contendo imagens religiosas, tem origem na idade média como uma capela em que Reis e Nobres realizavam suas orações, tendo inicio nas classes mais abastadas e depois se disseminando pelos mais variados status sociais. No Brasil chega com os portugueses e sofrem diversas adaptações de acordo com a vida local, sendo presentes nas fazendas, senzalas e sobrados urbanos. Nas casas coloniais os oratórios acabam por substituírem as capelas, e introduzidos nas residências, colocados nas paredes ou sobre móveis para uso individual.

Entre as peças expostas podemos destacar uma da Antiga Catedral, provavelmente do século XX, todo em madeira talhada e vidro artesanal feito por artesão da época. Sendo o “Oratório” de chão, com 159 cm de altura e em formato retangular, em que a parte superior possui entalhe com voluta simples, encimado uma cruz romana torneada, adornada com frisos lisos. O objeto tem duas portas com moldura de madeira, arqueada na parte superior, em cada uma existe uma divisória de madeira entre os dois vidros. A parte interna é revestida de papel com detalhes de fores em vasos.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, no horário das 13h às 19h, e agendamentos escolares, também de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, com Jaqueline ou Tulasi. Mais informações: (65)3028-6285. (com assessoria)

Museu de Pré História oferece curso de Arte Rupestre a crianças


Julho é mês de férias escolares e o Museu de Pré História Casa Dom Aquino, localizada na Avenida Beira Rio, em Cuiabá, preparou 10 dias de “Colônia de Férias do projeto Kamalupe” paras crianças com idades entre 5 e 13 anos, com direito a oficinas de “Machado Polido”, “Cerâmica” e “Arte Rupestre”.

Sem contar que durante os dias 15 e 26 de julho, nas duas semanas que ocorre o projeto, eles irão imergir no universo da era dos dinossauros com a exposição de diversos fósseis de animais pré-históricos, como da preguiça e Tatu gigantes, material arqueológico e réplicas de dinossauros com pelo menos quatro metros de altura.

As inscrições já estão abertas e limitadas em 25 vagas, com uma taxa no valor de R$ 200. Está incluso lanche e material das oficinas e brincadeiras que acontecerão na área verde e num espaço aberto em anexo do museu.

A programação segue de 15 a 19 de julho, com as oficinas de machado polido e arte rupestre, agregando conhecimento sobre o meio ambiente, história, cultura regional e arqueologia. E entre os dias 22 e 26 de julho, continua a didática da arte rupestre, mais a oficina de cerâmica, proporcionando o contato com o barro, das 13h às 17h30. A criança poderá levar para casa o material confeccionado.

O projeto
Esta é a segunda edição da Colônia de Férias do Projeto Kamalupe deste ano, que iniciou no mês de janeiro e, devido seu sucesso retomam agora com duas semanas lúdicas e de aprendizado.

O Projeto Kamalupe foi idealizado pelo Museu de Pré História Casa Dom Aquino com o objetivo de desenvolver atividades culturais e recreativas para as crianças em tempo de férias. Kamalupe significa “Deus do Barro” na cultura indígena do Xingu, etnia Waurá. As atividades pretendem disseminar o conhecimento sobre a Pré-História e a cultura matogrossense.

Mais informações pelos telefones (65) 3634-4858 / 9903-3444 (com Natally) e 9256-8418 (com Meiri).