Ouvir o texto...

sábado, 6 de julho de 2013

Museu de Arte Sacra de São Paulo oferece três exposições em julho


Mostra faz parte das homenagens da visita do Papa Francisco.
Mosteiro tombado pelo patrimônio histórico abriga o museu.


O Museu de Arte Sacra de São Paulopreparou uma programação especial para as férias de julho, com três exposições no período: “São Francisco de Assis, das Chagas, de Todo Mundo”, “Uma Assinatura na Arte Anônima: dito Pituba” e “Memória, Devoção e Brasilidade – Coleção Ruth e Paschoal Grieco”.
A visita começa já na entrada do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, no centro. O local abriga o museu e faz parte da arquitetura colonial e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo. O acervo do museu conta com mais de 14 mil itens da arte sacra e uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos XVI e XX.
Exposições
A mostra “São Francisco de Assis, das Chagas, de Todo Mundo” faz parte das homenagens da visita do Papa Francisco ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude, e é dedicada a São Francisco de Assis, um dos santos mais populares do país.
O ambiente escolhido foi transformado para que o visitante sinta-se no interior da Igreja de São Francisco de Assis, de São João Del Rei, em Minas Gerais.
Período: de 14 de julho a 11 de agosto de 2013
Pituba Arte Sacra 2 (Foto: Divulgação)
Imagens de santos (Foto / Divulgação)
“Uma Assinatura na Arte Anônima: dito Pituba” exibe parte do acervo do museu das obras de Benedito Amaro de Oliveira, santeiro popular do interior de São Paulo da virada do século XIX.
A mostra apresenta trabalhos de Pituba em barro, madeira e gesso, com pequenas imagens de santos, crucifixos, oratórios e os típicos divinos.
Os santeiros surgidos em São Paulo produziram um acervo de imagens de arte religiosa para atender ao clamor devocional popular da época e eram, normalmente, anônimos. O paulista Pituba destacou-se ao passar a assinar suas obras.
Período: até 1º de setembro de 2013.
grieco arte sacra (Foto: Divulgação)Objeto sacro (Foto / Divulgação)
Até o dia 7 de julho ainda é possível acompanhar a exposição “Memória, Devoção e Brasilidade – Coleção Ruth e Paschoal Grieco”, com a exibição de 93 peças, entre imaginária, talhas, mobiliário, pinturas e prataria.
A mostra apresenta peças de prataria sacra cristã da coleção reunida pelo casal Grieco, com destaque para a coroa, o bastão e a salva utilizados na tradicional Festa do Divino Espírito Santo.
Além dos objetos em prata, está em exposição uma seleção de pinturas, móveis e imagens, também da coleção Ruth e Paschoal Grieco.
Período: até 07 de julho de 2013

Serviço:
Onde: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Quanto: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Informações: (11) 3326-5393
www.museuartesacra.org.br

Museu do Arquivo Judaico promove curso sobre rota judaica em PE


Evento é voltado para mediadores de turismo e educadores.
Programa conta com visita a museu, debate e exposição.


O Museu do Arquivo Judaico promove, no sábado (6), um curso sobre a rota judaica em pernambuco. O evento é voltado para mediadores de turismo, educadores e interessados na cultura judaica. O programa conta com uma visita guiada ao museu Kahal Zur Israel, um debate sobre o sagrado e o profano e uma exposição sobre a rota judaica no estado.
"É um momento de refletir e entender como a cultura judaica se dispersa e compartilha da cultura local como fato museológico, transformando aspectos do sagrado do judaísmo em produto cultural", adianta a professora doutora Tânia Kaufman, que vai ministrar o curso.
Com duração de quatro horas, com início marcado para as 14h, o curso custa R$ 30  e os participantes receberão um certificado. A sinagoga, onde o evento acontecerá, fica na Rua do Bom Jesus, 197, no Bairro do Recife. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3224-2128.

fonte: