Ouvir o texto...

sábado, 13 de julho de 2013

MPF busca recuperação do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul



O Ministério Público Federal (MPF) informou, nesta sema­na, que obteve nova vitória na Justiça na busca pela recupera­ção do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), situado em Quilômetro Quatro, em Taquara. Desde 2010, quando ingressou com ação civil pública contra o governo do Estado visando à conservação do acervo e do próprio prédio do museu, fundado em 1966, o MPF luta contra o abandono do local. Em junho, foi a vez do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) exigir ações do governo gaúcho.

Paralelamente a esta de­cisão judicial, a organização não-governamental (ONG) Defender também procurou Panorama, nesta sema­na, para denunciar o estado de abandono de museus em Taquara. A entidade, segun­do o seu presidente, Telmo Padilha, refere-se tanto à si­tuação do Marsul como a do Museu Histórico Municipal, este último também funcio­nando em Quilômetro Qua­tro desde o final de 2010. A ONG quer que a comunida­de se mobilize para pressio­nar as autoridades a tomar alguma medida com relação aos museus. Confira todos os detalhes da situação dos museus de Taquara na edição impressa do Panorama dessa semana.
fonte:
http://www.jornalpanorama.com.br/?p=70387

Rússia pode ganhar Museu de Veículos Blindados



O Vice-Primeiro-Ministro da Rússia, Dmitri Rogozin, que tem entre as suas atribuições a supervisão das Forças Armadas, propôs a criação do Museu de Veículos Blindados na cidade de Prokhorovka, na região de Belgorod, localizada no sudoeste da Rússia.

Rogozin também pretende que a inauguração desta instituição aconteça em 2015 e que seja um dos principais marcos das comemorações dos 70 anos do Dia da Vitória da União Soviética na II Guerra Mundial. Quanto à escolha do local para sediar o museu, o vice-premiê afirmou que em Prokhorovka, na região de Belgorod, aconteceu a maior batalha de blindados soviéticos contra as forças nazistas no verão de 1943.

Segundo Rogozin, falta apenas a aprovação do Presidente russo, Vladimir Putin, para dar início imediato ao projeto e às obras de construção do Museu de Veículos Blindados.
fonte:
http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/2013/07/12/russia-pode-ganhar-museu-de-veiculos-blindados/

Museu de Arte Sacra de São Paulo abre exposição neste sábado


Mostra sobre São Francisco de Assis faz parte da semana pré-Jornada Mundial da Juventude
O Museu de Arte Sacra de São Paulo abre neste sábado, 13, a exposição "São Francisco de Assis, das Chagas, de Todo Mundo". A mostra é uma homenagem à visita do Papa Francisco ao Brasil, durante a pré-Jornada Mundial da Juventude, e é dedicada a São Francisco de Assis, um dos santos mais populares do país.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O espaço será ambientado com plotagens, reproduzindo a decoração de uma igreja para que os visitantes se sintam no interior da Igreja de São Francisco de Assis, de São João Del Rei, em Minas Gerais.

Esta semana, conhecida como Pré-Jornada ou Semana Missionária, acontece em São Paulo entre os dias 16 e 20 de julho, e a programação inclui, além da exposição, atividades culturais, visitas históricas, momentos de oração e celebração nos santuários e locais de peregrinação.

O objetivo desta semana preparatória para a Jornada Mundial da Juventude é disseminar a oração, a solidariedade e a cultura por meio das atividades, promovendo a aproximação dos participantes com a igreja.

SERVIÇO
Exposição São Francisco de Assis, das Chagas, de Todo Mundo
De 13 de julho a 11 de agosto, às 13h
Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676 - Luz, São Paulo)
Tel.: (11) 3326-5393 - visitas monitoradas
Ingresso R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
www.museuartesacra.org.br

Do Portal do Governo do Estado