Ouvir o texto...

terça-feira, 30 de julho de 2013

Museus do Rio brigam pelo público de segunda-feira


Há cerca de duas semanas, o Centro Cultural  Banco do Brasil (CCBB) do Rio fez uma mudança em sua programação e passou a funcionar também às segundas-feiras. Por aqui e em outras cidades mundo afora, muitos museus e centros culturais não abrem no primeiro dia útil da semana.
Muita gente da área achou que o CCBB queria  criar um circuito cultural no Centro, já que bem próximo dali está o novo MAR (Museu de Arte do Rio), que já abria às segundas.

fonte:

União da Vitória deve abrir em outubro seu primeiro museu




O primeiro museu de União da Vitória deverá ser aberto em outubro. O local contará ainda com uma biblioteca histórica e, em agosto, será realizada a curadoria para a exposição de abertura do Museu Histórico Professor Aniz Domingos. Além das obras do acervo, o município também receberá a mostra itinerante “A Guerra do Contestado”, que integra o programa Museus Paraná do governo paranaense.
O museu funcionará na Rua Prudente de Moraes, próximo ao Cartório Eleitoral de União da Vitória. Técnicos da Secretaria de Estado da Cultura têm acompanhado a identificação, distribuição e catalogação do acervo do museu. São aproximadamente mil peças, entre moedas, fotografias, documentos e obras de arte. O espaço também vai possuir uma reserva técnica e um centro de pesquisa.
O trabalho e apoio técnico realizado pela Secretaria da Cultura integra o programa Museus Paraná, que acaba de completar um ano. “Nas visitas técnicas que realizamos em todo o Estado é notável o destaque com que a comunidade está tratando as questões relacionadas à valorização e preservação da memória local. Esta conscientização crescente representa um movimento social valioso, pois associa o desenvolvimento de uma comunidade ao reconhecimento e de sua própria identidade cultural”, diz a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Christine Baptista.
PROGRAMA - O programa Museus Paraná completa um ano com aproximadamente 18 mil pessoas atendidas. Até agora foram realizadas 34 exposições itinerantes em 26 cidades paranaenses. Além disso, museus de 30 cidades receberam apoio técnico de profissionais da área de museus. Foram realizados seminários, cursos, palestras, oficinas, treinamento e ações nas áreas de gestão de documentos, conservação preventiva de obras, plano de gestão museológico, digitalização de acervos, mediação cultural, orientação expográfica e instalação. Tudo isso faz parte das metas de governo que visam fortalecer o Sistema Estadual de Museus.
Os próximos municípios programados para receber apoio técnico são Irati, Tibagi, São Mateus do Sul, e Guaíra.

fonte: