Ouvir o texto...

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Museu da Colônia Agrícola atende Associação de Mulheres de Indápolis


Vereador Marcelo Mourão lembra que projeto de construção do museu foi elaborado na primeira administração de Murilo
A construção do museu da Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados) é uma antiga reivindicação da Associação de Mulheres, com sede no distrito de Indápolis. A informação é do vereador Marcelo Mourão, que trabalhou na elaboração do projeto quando era diretor do Núcleo de Turismo da então Semaic (Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio).
O vereador lembra que a associação necessitava de um espaço para a exposição dos artigos artesanais produzidos pelas mulheres do grupo, mas que pudesse ter outros atrativos que representassem a história de Dourados. O museu foi o mais indicado e o local escolhido foi anexo ao Cruzeiro, um monumento em homenagem à Colônia.
Museu da Cand e revitalização do Cruzeiro foram conquistas do Departamento de Turismo da prefeitura - Crédito: A. Frota
Museu da Cand e revitalização do Cruzeiro foram conquistas do Departamento de Turismo da prefeitura - Crédito: A. Frota
O projeto foi cadastrado e aprovado e o recurso extraordinário foi empenhado pelo Ministério do Turismo em dezembro de 2011, para construção do museu e revitalização do monumento.
Para Marcelo Mourão, trata-se de uma obra importante por favorecer o resgate de parte da história da criação do município e principalmente por dar oportunidade de reunir documentos que relatam o advento considerado como o maior responsável pelo desenvolvimento regional, que foi a implantação da Cand.