Ouvir o texto...

domingo, 20 de outubro de 2013

Papa agradece Patrocinadores dos Museus do Vaticano e recorda importância sempre atribuída pela Igreja às artes



A Igreja sempre fez apelo às artes para dar expressão à beleza da própria fé: recordou-o o Papa Francisco ao receber, neste sábado, um grupo de mecenas e benfeitores (“Patrons of the Arts”) dos Museus do Vaticano, vindos a Roma em peregrinação por ocasião dos 30 anos da respectiva Fundação. Graças aos seus contributos, que agradeceu, tem sido possível restaurar numerosas obras de arte das colecções do Vaticano, assegurando assim, em geral, a realização da função religiosa, artística e cultural dos Museus da Sé Apostólica.

A origem destes “Patrons of the Arts” – inicialmente designados “Amigos dos Museus do Vaticano” - que “adoptam” obras de arte que carecem de restauro, suportando os custos correspondentes, está ligada a uma Exposição itinerante promovida em 1982 pela Santa Sé em diversas cidades dos Estados Unidos, uma Mostra intitulada “As Colecções do Vaticano: o Papado e a Arte”.

O surgir desta Fundação de patrocinadores dos Museus do Vaticano – fez notar o Papa - “foi inspirada por um louvável sentido de responsabilidade pela herança de arte sacra que a Igreja possui, mas também pelo desejo de dar continuidade aos ideias espirituais e religiosos que levaram à criação das colecções pontifícias”.

“Em todas as épocas, a Igreja tem feito apelo às artes para dar expressão à beleza da própria fé e para proclamar a mensagem evangélica da magnificência da criação de Deus pela dignidade do homem criado à sua imagem e semelhança, e do poder da morte e ressurreição de Cristo para levar redenção e renascimento a um mundo marcado pela tragédia do pecado e da morte”.

Os Museus do Vaticano oferecem aos seus inúmeros visitantes a possibilidade de encontrarem esta mensagem através de “obras de arte que dão testemunho das aspirações espirituais da humanidade, dos sublimes mistérios da fé cristã e da busca daquela suprema beleza que tem a sua origem e plenitude em Deus”.
A concluir, o Santo Padre fez votos de que a colaboração fornecida pelos benfeitores dos Museus do Vaticano possa ser sempre um sinal da sua participação interior na vida e na missão da Igreja”. 


fonte:
http://pt.radiovaticana.va/news/2013/10/19/papa_agradece_patrocinadores_dos_museus_do_vaticano_e_recorda/por-738689