Ouvir o texto...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tesouros do Kremlin exibidos no Museu Gulbenkian a partir de dia 28

Um conjunto 66 tesouros da coleção do Kremlin de Moscovo, que inclui joias, tecidos e armas, vai estar em exposição no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir de 28 de fevereiro.

O conjunto estará patente na sala de exposições temporárias do museu no âmbito da exposição "Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo", anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.

De acordo com a Fundação, é a primeira vezque o acervo oriental desta coleção, constituída fundamentalmente pelas luxuosas ofertas aos czares provenientes do Irão safávida e da Turquia otomana dos séculos XVI e XVII, é mostrado na Europa, fora dos Museus do Kremlin.

Considerado único entre as coleções museológicas do mundo, este acervo inclui tecidos, armas, arreios de cavalo e joias, objetos que durante muito tempo foram essenciais na vida quotidiana da corte russa, usados como adornos nos atos oficiais dos czares, nas campanhas militares e cerimónias religiosas nas igrejas do Kremlin.

A seleção de 66 peças é proveniente essencialmente do Irão, Turquia e Rússia.

Guardadas durante séculos nos museus do Kremlin de Moscovo, estas criações de mestres orientais representam um testemunho das relações económicas, políticas e diplomáticas entre a Rússia e os seus vizinhos.

Anteriormente apresentada na Arthur M. Sackler Gallery da Smithsonian Institution, em Washington, a mostra é apresentada em quatro núcleos temáticos: "A Horda de Ouro", "O Irão no Período Safávida", "A Turquia Otomana" e "A Rússia dos Czares".

Comissariada por Inna Vishnevskaya, Olga Melnikova e Elena Yablonskaya, a exposição "Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo" vai estar patente no Museu Calouste Gulbenkian até ao dia 18 de maio

fonte:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=3697704
O ex-tenista Yevgeni Kafelnikov é um dos principais nomes apresentados aos visitantes do Museu de Esportes de Sochi, uma construção discreta em uma praça na região central da cidade. Além dele, a também ex-tenista Elena Vesnina ganha destaque no local, além de ícones do esporte como Slava Metreveli, atacante da seleção soviética que disputou as Copas do Mundo de 1962, 1966 e 1970
Foto: Emanuel Colombari / Terra


Preterido em Olimpíada, ex-rival de Guga é destaque em museu de Sochi

Terra

Museu Felícia Leirner - primeira edição do "Encontros com a Arte"

A primeira edição do "Encontros com a Arte" será realizada pelo Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro no dia 22/2 (sábado), e terá como tema "Arte Circense - Oficina de Diversão". A ação propõe ao público infanto-juvenil atividades relacionadas à educação e à recreação. A entrada é gratuita. O participante que desejar poderá contribuir com materiais de higiene pessoal que serão encaminhados a instituições da cidade.

Data: 22/2/2014 (sábado)
Local: Museu Felícia Leirner - Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 - Campos do Jordão/SP)
Horário: das 15h às 17h30
Vagas: até 35 crianças, por ordem de chegada
Entrada: gratuita