Ouvir o texto...

segunda-feira, 10 de março de 2014

Museu Histórico comemora 60 anos com show de seresta

O Museu Histórico Sorocabano completou 60 anos de criação no dia 3 de março e, para comemorar, diversas atrações devem acontecer durante o ano. O primeiro evento ocorreu ontem, com a apresentação do Choro Seresta Sorocaba, que agradou ao público que foi visitar o Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". O grupo deve fazer mais nove apresentações no local, que também terá duas edições da Visita Noturna ao Museu neste mês. 







De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, nos meses de março e abril, o museu vai oferecer ao público apresentações musicais de choro e seresta, sempre aos domingos, das 10h às 12h. O casal Fulvio Carlos Perini e Andrea Morinel prestigiou a primeira apresentação do grupo de choro na manhã de ontem. "Foi uma coincidência, viemos ao zoológico e fomos atraídos pelo som", explica ele, acrescentando que é ""espetacular"" uma apresentação assim no local.

Já nos dias 7 e 14 de março, às 19h, acontecem duas edições da Visita Noturna ao Museu, quando o público pode explorar o edifício e o acervo disponível, através de um bate-papo sobre a história e curiosidades do museu, informa a Prefeitura. ""Enfim, o Museu faz aniversário em março, mas terá extensa programação de atividades durante o ano todo", conta a secretária de Cultura, Jaqueline Gomes. Ela faz um convite para toda a população: "Visite o Museu, descubra o Museu, discuta o Museu. Não é um local de coisas velhas. Com um olhar atento, cada visitante se descobrirá também presente no Museu, enquanto sorocabano nato, migrante, imigrante ou como ser em permanente construção"".

Arquivo Histórico

A Prefeitura informa que "a boa notícia é que seu Arquivo Histórico, que reúne expressiva coleção de livros da Câmara Municipal (antiga Prefeitura até 1942), de 1811 a 1920, livros de registros dos Cemitérios da Saudade e Consolação, além de obras de consulta, jornais, documentos, artigos e fotografias agora reabre em ampla sala na Secretaria de Cultura".

O arquivo permanecia fechado desde 2010. As aproximadamente 1.600 fotografias do arquivo, diz o executivo, "estão sendo higienizadas, digitalizadas, acondicionadas adequadamente e classificadas visando facilitar o acesso e consulta às mesmas. "Estamos com mais de 300 fotografias prontas para consulta digital, não mais com manuseio direto, o que comprometeria a integridade do documento, mas de uma forma adequada e rápida." 


O Museu Histórico Sorocabano fica dentro da área do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, na Vila Hortência.



fonte:
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/535560/museu-historico-comemora-60-anos-com-show-de-seresta

Museu Histórico do Estado da Rússia apresenta esculturas japonesas em bronze

O Museu Histórico do Estado da Rússia abrirá esta semana a exposição ‘’Bronze Japonês da Época Meiji’’, que apresentará ao público algumas das mais interessantes peças animalescas produzidas na terra do sol nascente no final do século XIX e início do século XX.

Na Rússia, a tradição de colecionar esculturas japonesas de bronze começou mais ou menos nessa mesma época, em grande parte graças a colecionadores como Kharitonenko, Shchukin e Brokkar. Coleções modernas dessas raras obras são uma prova de que o interesse pela arte e cultura do Japão persiste entre os russos ao longo das décadas.

Entre elefantes, dragões, águias, leões e galos, as 14 peças que serão expostas a partir de quarta-feira, 12, nunca foram mostradas ao público antes. A exposição segue até o dia 30 de junho.

fonte:
http://www.diariodarussia.com.br/cultura/noticias/2014/03/10/museu-historico-do-estado-da-russia-apresenta-esculturas-japonesas-em-bronze/