Ouvir o texto...

quarta-feira, 12 de março de 2014

Museu homenageia mulheres com exposição

No último sábado, dia 8 de março, no Museu Alexandre Chitto, teve início a Exposição “Moda Feminina do Século Passado em Lençóis Paulista”. O evento acontecerá durante todo o mês de março e é uma homenagem ao mês da Mulher. A mostra reúne fotos do acervo do Museu e figurinos utilizados pelas atrizes da Cia. Atos & Cenas, mostrando a evolução da moda feminina no século passado.

Além da exposição em homenagem às mulheres, o Museu conta com diversas exposições permanentes. O Museu Alexandre Chitto funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 12h às 17h. A visitação de grupos pode ser agendada pelo telefone 3264-1442.


fonte:
http://www.tribunasite.com.br/noticias/47822/museu-homenageia-mulheres-com-exposicao.html

Museu de São Paulo faz mostra com caricaturas de papa Francisco

Para comemorar o primeiro ano do pontificado do papa Francisco, o Museu de Arte Sacra de São Paulo exibirá a mostra "O Papa Sorriu", que reúne charges e caricaturas feitas por artistas brasileiros e estrangeiros sobre Jorge Mario Bergoglio.

A ideia de montar uma exposição sobre Francisco surgiu do desenhista e jornalista José Alberto Lovetro, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. "A visita do Papa no ano passado, para a Jornada Mundial de Juventude (JMJ), inspirou dezenas de cartunistas. Notei que foram realizados trabalhos incríveis e resolvi reuni-los e enviá-los ao Vaticano", disse Lovetro, em entrevista à ANSA.

As caricaturas chegaram às mãos do papa Francisco no último dia 25 de fevereiro, com a ajuda do cardeal brasileiro Odilo Scherer. Ao ver os desenhos, o Pontífice caiu na gargalhada, chamando a atenção de toda a imprensa. "Foi uma satisfação constatar a reação de Francisco. Ele é muito receptivo", comentou Lovetro.

Segundo o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, as charges e cartuns são importantes porque "servem de termômetro da opinião das pessoas sobre os fatos atuais e sobre o que elas estão vendo na rua".

"As caricaturas e charges são uma arte de 200 anos e de leitura abrangente, com uma comunicabilidade forte. Os desenhos chamam a atenção até de quem não sabe ler e, através deles, é possível se comunicar com pessoas de diversos países e idiomas", afirmou Lovetro.

Ao todo, a exposição reúne cerca de 40 obras, a maioria de artistas brasileiros. Entre os nomes de destaque, a mostra exibe trabalhos de artistas conhecidos nacionalmente, como Baptistão, Carlos Amorim, Gilmar Fraga, Gustavo Paffaro, J. Bosco, Junior Lopes, Luiz Carlos Fernandes, Mônica Fuchshuber, Omar Figueroa Turcius, Quinho, Sergio Morettini e William Medeiros.

fonte:
 http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2014/03/12/museu-de-sao-paulo-faz-mostra-com-caricaturas-de-papa-francisco/

Atenção com a inclusão social das pessoas com deficiência - museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais espaços culturais

Acessibilidade e inclusão em espaços culturais com Mara Gabrilli, Carlos Ferrari, Juliane Rega e Edson Defendi


Próximas palestras

Acessibilidade e inclusão em espaços culturais com Mara Gabrilli, Carlos Ferrari, Juliane Rega e Edson Defendi
Local
Itaú Cultural (Sala Azul) Avenida Paulista, 149 - Paraíso - São Paulo - SP
Data
sexta-feira, 28 de março de 2014.
Inscrições a partir de 13/3/2014
Horário
09h - 16h
Vagas
200
Resumo da Palestra
Ao longo das últimas décadas, a atenção com a inclusão social das pessoas com deficiência vem aumentando de forma expressiva no Brasil, mas ainda há grandes desafios pela frente. No campo da arte e da cultura, em particular, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais espaços culturais acessíveis a todos ainda são exceção - o que torna ainda mais relevante promover as iniciativas bem-sucedidas, como estímulo à mobilização para democratizarmos a arte e a cultura. É o que acontecerá na primeira jornada cultural de 2014, com a exposição de cases de algumas das instituições de maior relevo para o tema no País e debate entre os participantes.
Sobre o Palestrante
Mara Gabrilli, Carlos Ferrari, Juliane Rega e Edson Defendi participarão dessa primeira Jornada Cultural de 2014.
Mara Gabrilli é publicitária, psicóloga, empreendedora social e deputada federal - a primeira tetraplégica a assumir o cargo no País. Fundou, em 1997, o Instituto Mara Gabrilli, Oscip que desenvolve programas de defesa dos direitos de pessoas com deficiência, apóia atletas com deficiência, promove o desenho universal e fomenta pesquisas científicas e projetos culturais sobre acessibilidade e inclusão.
Carlos Ferrari é administrador de empresas e professor universitário. Deficiente visual de nascença, cego aos 7 anos, é atual presidente da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), vice-presidente da Federação Nacional das Avapes, conselheiro do Conselho Nacional de Saúde, secretário geral da Organização Nacional de Cegos do Brasil e membro da Comissão de Planejamento Estratégico da União Latino-americana de Cegos.
Juliane Rega é formada em História, especialista em Educação de Surdos, fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e educadora cultural da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Atua na área museológica desde 2006, sempre no setor educativo. Atualmente cursa pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac.
Edson Defendi é mestre em Psicologia Clínica e especialista em Psicoterapia Familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É o responsável técnico pela área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos, de onde também já coordenou o Setor de Educação Especial e o Programa de Empregabilidade.

fonte:
http://jornadas.fundacaobunge.org.br:8080/jornadas.asp

IBRAM seleciona diretores para seis museus brasileiros


Após a regulamentação do processo seletivo para escolha de diretores dos museus Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) através da Portaria nº5 de 22 de janeiro de 2014, o presidente do órgão, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, autorizou, no último dia 07/03, as Chamadas Públicas para a seleção de candidatos interessados em ocupar os cargos comissionados na qualidade de dirigentes em seis museus da instituição, sendo eles:
  • Chamada pública 01/2014 – Museu Socioambiental de Itaipu (Niterói, RJ)
  • Chamada pública 02/2014 – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Cabo Frio, RJ)
  • Chamada pública 03/2014 – Museu Solar Monjardim (Vitória, ES)
  • Chamada pública 04/2014 – Museu das Bandeiras (Cidade de Goiás, GO)
  • Chamada pública 05/2014 – Museu Casa da Hera (Vassouras, RJ)
  • Chamada pública 05/2014 – Museu Regional de São João del Rei (São João del Rei, MG)
As chamadas públicas foram publicadas no Diário Oficial da União, Seção 3, desta quarta-feira (12/03). O Ibram esclarece que o processo seletivo envolve critérios específicos, que incluem: a formação acadêmica em nível superior e a experiência comprovada em gestão e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.
Ainda de acordo com o Ibram: “Os candidatos deverão apresentar, dentre outros, plano de trabalho detalhando as ações que se pretende implantar no exercício do cargo, observados os princípios previstos no Estatuto de Museus, as políticas públicas do setor e o Plano Museológico do museu em questão. Após a análise dos documentos apresentados e entrevista com os candidatos, de caráter eliminatório, caberá ao presidente do Ibram a nomeação dos dirigentes de museus.”
A íntegra do edital e mais detalhes de cada um dos seis museus podem ser acessados no site do Ibram: http://www.museus.gov.br/
Acompanhe novas informações também no portal Revista Museu .
Fonte: Editoria RM

Estado oferta curso de conservação e museografia em Ibaiti

A Secretaria de Estado da Cultura promove a partir desta quarta-feira (12), em parceria com a Prefeitura de Ibaiti, o curso básico de capacitação em conservação e museografia. O evento, que é gratuito e faz parte do programa Museus do Paraná, segue até sexta-feira (14). Informações e inscrições pelo telefone (43) 3546-2640.

O curso reunirá participantes de toda a regional de Ibaiti, composta por 26 cidades. Esta capacitação básica irá auxiliar os municípios a preservar seus bens culturais históricos. O curso vai contribuir, por exemplo, para a organização do Museu Histórico de Histórico de Ibaiti, a ser inaugurado no prédio restaurado que antigamente abrigava a Câmara Municipal.

“Após esta capacitação faremos a catalogação das obras do museu. Queremos deixar tudo certo para a abertura do espaço, no segundo semestre de 2014”, explica a diretora do Departamento de Cultura e Eventos de Ibaiti, Poliana Carvalho Constantino.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Serviço

Curso Básico de Capacitação em Conservação e Museografia

Data: 12 a 14/03

Horário: dia 12, das 9h às 12h e das 19h às 22h; dia 13, das 14h às 17h e das 19h às 22h; e dia 14, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Local: Espaço Cultural Dini de Moura Fadel - Rua Antonio de Moura Bueno s/n - Ibaiti-PR.

Gratuito

Informações e inscrições: Departamento de Cultura de Ibaiti (43) 3546-2640.

Aplicação quer tornar museus mais vivos através do uso de tablets e smartphones

Financiado pela União Europeia, o projeto CHESS junta várias áreas de investigação, da personalização ao storytelling e tecnologias de interação no desenvolvimento de uma aplicação.

Apesar do nome CHESS, que resulta das siglas Cultural Heritage Experiences through Socio-personal interactions and Storytelling, o projeto aplica-se a ambientes de museus, procurando personalizar e dar mais valor às visitas.

A iniciativa junta parceiros de vários países europeus e o resultado está a ser apresentado por estes dias na Innovation Convention, em Bruxelas, mas já foi experimentado em vários ambientes adequados aos objetivos definidos, de exposições a museus ou percursos citadinos.
1 de 19
Anterior
Seguinte

CHESS



Através do recurso a tablets e smartphones os visitantes destes espaços podem obter mais informação sobre as obras e peças em exibição, tornando-se também elementos ativos.

aplicação vai estar disponível para download, mas para além da componente destinada ao utilizador final há todo um processo de suporte que se destina aos museus e expositores, que podem de uma forma simplificada desenvolver as narrativas e percursos mais adequados aos seus espaços.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico 

Cadastro de museus terá nova plataforma até fim do ano


A Coordenação de Produção e Análise da Informação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promete novidades para o Cadastro Nacional de Museus (CNM) em 2014. De acordo com a coordenadora, Karla Uzêda, uma nova plataforma tecnológica está sendo criada com o objetivo de possibilitar, entre outros recursos, a comparabilidade com a base de municípios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a atualização de informações pelos próprios museus.
Além disso, ela constituirá uma base única de informações no Ibram, evitando a repetição da solicitação das mesmas informações aos museus por diferentes áreas do instituto.
Um novo instrumento de pesquisa também está sendo desenvolvido pela equipe do CNM, para a realização de nova coleta de dados. O novo questionário irá conter 11 blocos de informações sobre gestão, caracterização física, acervo, exposições, atividades educativas e culturais, produção científica, arquivo histórico e biblioteca, gestão de riscos, gestão de pessoas, orçamento e informação ao visitante e acessibilidade.
“A nova versão do CNM vai possibilitar uma busca ágil por informações, além de permitir exportação de dados e geração de gráficos, ampliando o acesso de pesquisadores e interessados na área”, explica Karla Uzêda. De acordo com a coordenadora, a previsão é de que a nova versão da ferramenta esteja disponível para uso do público até o final de 2014.