Ouvir o texto...

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Polônia inaugura museu que conta a vida de João Paulo II

Um novo museu na Polônia oferece aos visitantes uma chance deles verem como é andar nos passos de um santo - ou pelo menor olhar para as meias pretas que ele usava em viagens.

Com a elevação do papa João Paulo II à santidade, o que vai ocorrer no final deste mês, sua cidade natal, Wadowice, no sul da Polônia, comemora com a inauguração de uma instalação multimídia para mostrar aos fiéis a vida de Karol Wojtyla. A obra custou 6,2 milhões de euros.

O museu foi inaugurado nesta quarta-feira em Wadowice, onde Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920. O local documenta a vida de João Paulo II desde a sua juventude como filho de um oficial do exército até o sacerdócio e os 26 anos do papado que o levou à santidade.

O museu dispõe de itens pessoais, como os tênis e as meias que Wojtyla utilizava em suas caminhadas e passeios de caiaque, os seus óculos de sol, uma garrafa de água de plástico, fotos de família e do oratório onde ele rezava quando criança.

Também está incluída a pistola 9mm Browning HP que Mehmet Ali Agca usou na tentativa de assassinar o papa em 13 de maio de 1981. Ao lado da arma há uma foto do encontro de Wojtyla com Agca, quando João Paulo foi lhe conceder perdão no presídio, e uma réplica da bala que feriu o pontífice.

O padre Dariusz Ras, diretor do museu, disse à Associated Press que espera que a nova exposição - que conta com a exibição de discursos e vídeos, além da reconstituição da casa onde Wojtyla nasceu - seja atrativa para uma nova geração de fiéis. "A ideia é de que a exposição em sua terra natal mostre o papa ao longo de toda sua vida de uma forma que seja melhor para os mais jovens", disse Ras.

O papa Francisco irá canonizar João Paulo II em 27 de abril no Vaticano. 

Fonte: Associated Press.


Museu Britânico escaneia múmias do Egito em nova exposição

Uma nova exposição apresentará descobertas a partir de oito múmias do antigo Egito e uma avançada técnica de escâner.



Múmia egípcia em museu no Cairo: especialistas recorreram à última geração de escâner para analisar oito múmias, incluindo as de duas crianças


Londres - Uma nova exposição do londrino Museu Britânico apresentará ao público surpreendentes descobertas a partir de oito múmias do antigo Egito e uma avançada técnica de escâner, que revelará como eram as mesmas há milhares de anos, anunciou nesta quarta-feira a entidade.

Nesta exposição, os especialistas recorreram à última geração de escâner para analisar oito múmias, incluindo as de duas crianças, da extensa coleção de 120 múmias do Egito e Sudão que o Museu Britânico possui.

A partir dessa técnica avançada, os envolvidos trouxeram à tona detalhes significativos do processo de sepultamento dessas múmias e sobre as pessoas que viviam entre os anos 3,5 mil a.C. e 700 d.C.

Em exposição, que será aberta no próximo dia 22 de maio e se estenderá até 30 de novembro, exibirá ao público detalhes dos rostos dessas múmias, algumas ainda com pelo e pele, conservados graças ao processo de mumificação.

Ao realizar esse processo em uma das múmias, os cientistas descobriram que o cérebro de uma das múmias havia uma espátula armazenada, que, segundo eles, teria sido usada para retirar os sisos do individuo e que pode ser vista claramente com o scanner.

O corpo do homem, original da cidade de Tebas, a antiga capital do Império Novo do Egito, poderia ter sido mumificado por volta do ano 600 a.C, segundo as análises.

Os aparelhos de escâner são capazes de produzir dados de alta resolução, que, por sua vez, podem ser transformados em imagens 3D através do mesmo software usado originariamente para fabricar automóveis.

'Esta nova tecnologia é verdadeiramente inovadora, o que nos permite reconstruir e compreender as vidas destes oito indivíduos muito diferentes', disse Neil MacGregor, o diretor do museu.

A exposição incluirá imagens em grandes telas e, inclusive, revelará alguns dos segredos da mumificação.

fonte:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/museu-britanico-escaneia-mumias-do-egito-em-nova-exposicao

Ranking: exposições no Brasil entre as mais populares do mundo em 2013

Na sua edição Primavera/Verão 2014, a publicação em língua inglesa The Art Newspaper lança, como faz anualmente, reportagem especial na qual apresenta e analisa números de visitação a museus e exposições em todo o mundo em 2013.
Da Vincis do povo: exposição chinesa no CCBB entre as mais visitadas em 2013
Da Vincis do povo: exposição chinesa no CCBB entre as mais visitadas em 2013
O Brasil aparece em quatro das 20 exposições mais populares do ano passado, de acordo com o número diário de visitantes: Impressionismo: Paris e a modernidade;Cao-Guo-Qiang: Da Vincis do povoMovie-se: no tempo da animação e Elas: mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou. Todas elas foram gratuitas e os números foram obtidos quando estavam em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro.
Em outras posições da lista mundial, que mapeou 650 exposições no mundo, aparecem mostras de outras unidades do CCBB (SP, MG e DF), o Museu Oscar Niemeyer (PR), a Pinacoteca do Estado (SP), o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (DF), o Santander Cultural (RS), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), a Fundação Bienal e o Paço das Artes (SP).
9ª Bienal do Mercosul (RS) entrou na lista das mostras chamadas ‘big ticket’ em inglês – onde o visitante acessa várias exposições no mesmo lugar. Este é o terceiro ano consecutivo que o Brasil entra no ranking mundial de exposições mais populares. Confira o ranking completo de 2013 (em inglês).
Para o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, a presença expressiva do Brasil na lista internacional “traduz a efervescência do nosso setor museal”. “Nos últimos anos, ampliou-se consideravelmente o acesso a museus e centros culturais no país, que oferecem programações cada vez mais dinâmicas e variadas”, reforça, “e faz com que o público reconheça isso como cultura, educação, lazer e turismo”.
Desde 2010, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) realiza uma coleta de dados, no início de cada ano, das exposições do ano anterior no Brasil com o objetivo de subsidiar tanto a publicação The Art Newspaper quanto para seu próprio banco de dados.
Abertura da exposição no MNBA em julho de 2013 com a Ministra da Cultura
Museus IbramEm 2013, os 30 museus federais que compõem a rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) receberam cerca de 1,1 milhão de visitantes, segundo dados fornecidos pela Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram.
Os museus mais visitados foram no estado do Rio de Janeiro: Museu Imperial, com mais de 280 mil visitantes; o Museu Histórico Nacional (MHN), que alcançou 154 mil visitantes; e o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), com cerca de 152 mil.
O destaque entre os museus Ibram em 2013 foi a exposição A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos, que esteve em cartaz entre julho e outubro no MNBA, e levou, em média, 25 mil visitantes ao museu no período.
O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), também é destaque com mais de 135 mil visitantes no ano passado. Conheça todos os museus Ibram.
Texto: Ascom/IbramFotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil (foto 1) – Acervo Ibram (foto 2)

Museólogos se reúnem em Fórum

A Fundação José Augusto promove nesta quarta e quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, o primeiro Fórum Estadual de Museus no Teatro de Cultura Popular (TCP/FJA). O evento, que contará com a presença da museóloga Daiane Carvalho, do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), ainda estende seu conteúdo para abordar assunto relativos a questões sobre políticas públicas para o setores de bibliotecas e economia criativa. A atividade é gratuita e aberta qualquer pessoa interessada – para participar basta entrar em contato através do e-mail museus.rn@gmail.com ou pelos telefones 3232-9724 e 8127-4625.

Um dos objetivos do Fórum é discutir as diretrizes para a criação do Sistema Estadual de Museus e como ele pode se vincular ao Sistema nacional. Também estão em pauta a inserção (no Sistema) de comunidades populares que incentivam e realizam ações museológicas. A programação será iniciada com apresentação do Estatuto do Museu Potiguar.

A dinâmica do Fórum ainda inclui criação de grupos de trabalho por região, e eleição dos delegados regionais para gestão do Sistema Estadual de Museus.

Na programação matutina de amanhã, a coordenadora do Núcleo de Museus da FJA, Luana Cibelle Oliveira Costa, guiará os participantes por um passeio ao Memorial Câmara Cascudo, Pinacoteca Potiguar, Museu de Arte Sacra e Museu Câmara Cascudo (UFRN) – o único que não integra o Núcleo de Museus da Fundação José Augusto. A visita inclui visita ao Museu Café Filho, ainda fechado para reforma, e o recém criado Casa dos Milagres, no Centro de Turismo.

Na quinta-feira à tarde, a representante do  Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Daiane Carvalho; Aparecida Fernandes, coordenadora nacional das Mais Bibliotecas; e Ana Paula Souto, responsável pelo programa RN Criativo, birô de apoio à Economia Criativa em processo de implantação pela SecultRN/FJA em parceria com o MinC, ministram palestra sobre Políticas Públicas para Museus, Bibliotecas e Economia Criativa.

fonte:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/museologos-se-reunem-em-forum/278717

Caçada por arte expropriada dos nazistas mostra falhas de museus, diz ex-ministro

A decisão de um pensionista alemão de permitir que especialista chequem seu acervo de arte, à procura de tesouros saqueados pelos nazistas, contrasta fortemente com a abordagem de alguns museus que podem conter obras roubadas de vítimas do Holocausto, disse nesta terça-feira um ex-ministro alemão de Cultura.

Mais de 2.000 museus alemães possuem obras criadas antes de 1945 e adquiridas após os nazistas chegaram ao poder, em 1933, de acordo com o Instituto para a Pesquisa de Museus, em Berlim. Algumas delas podam ter sido saqueadas ou extorquidas de proprietários judeus pelos nazistas. Mas apenas 285 museus, ou menos de 5 por cento, pesquisaram a história da propriedade de tais obras.

"Não é que os museus não tenham feito nada, mas devido a problemas de orçamento eles não têm feito o máximo que poderiam", afirmou Michael Naumann, ex-ministro da cultura alemã, à Reuters na terça-feira.

O idoso recluso Cornelius Gurlitt, cujo acervo de cerca de 1.400 obras de arte foi descoberto em fevereiro de 2012 em seu apartamento de Munique e confiscado pelas autoridades em uma investigação fiscal, concordou na segunda-feira em permitir que uma força-tarefa de especialistas em arte estudem a coleção.

publicidade

Em troca de sua cooperação, Gurlitt, cujo pai, um negociante de arte que recebia ordens de Adolf Hitler para comprar e vender a chamada "arte degenerada" para financiar atividades nazistas, receberá de volta as obras cuja origem não for posta em dúvida. Gurlitt também concordou em renunciar a uma legislação alemã, pela qual ele poderia ser considerado o legítimo proprietário das pinturas.


fonte:
http://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/cacada-por-arte-expropriada-dos-nazistas-mostra-falhas-de-museus-diz-ex-ministro,bbb5f68d15d35410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html