Ouvir o texto...

domingo, 11 de maio de 2014

Charlie Chaplin vai mesmo ter um museu na Suíça – com 3D e tudo



Arrancaram finalmente as obras de adaptação da propriedade onde o cineasta passou os últimos 25 anos da sua vida.



A mansão de Corsier-sur-Vevey onde Chaplin viveu está finalmente em obras FABRICE COFFRINI/AFP 




Em 1977, quando Charlie Chaplin morreu numa manhã de Natal, a sua propriedade de Manoir de Ban, na Riviera suíça – para onde se mudara com a mulher, Oona, em Janeiro de 1953, fugindo à Caça às Bruxas do senador McCarthy –, ainda se mantinha fiel à opulência original. Entretanto, essa casa do século XVIII onde o cineasta passou os últimos 25 anos da sua vida (e onde, segundo o seu filho Mickael, “foi extraordinariamente feliz a comer os vegetais do seu próprio jardim: espargos, ervilhas, alface, mas sobretudo os morangos”) entrou num declínio que parece finalmente ter sido interrompido na última quarta-feira, quando as primeiras retroescavadoras ali entraram para iniciar as obras de instalação de um novo museu, o Chaplin’s World – The Modern Times Museum, com abertura prevista para a Primavera de 2016.

Um investimento de mais de 50 milhões de francos suíços (cerca de 41 milhões de euros) permitirá a reconversão da propriedade de 14 hectares num complexo (museu, centro de interpretação e parque temático) equipado com “as mais sofisticadas tecnologias de comunicação interactiva e virtual” – 3D e tudo.

Além do restauro da mansão onde Chaplin viveu com a família em Corsier-sur-Vevey, o projecto do arquitecto suíço Philippe Meyler inclui a construção de uma nave para exposições onde se recriarão a vida e a obra de uma das figuras mais extraordinárias do século XX.

Depois de 14 anos de estudos prévios e disputas judiciais com um vizinho, estão finalmente reunidas as condições para que o projecto de duas empresas – a suíça ARCO Architecture e a canadiana Expérience International – possa avançar, com o apoio dos herdeiros de Chaplin e o mecenato da Nestlé. “Agora está tudo pronto. Temos o financiamento, o líder do projecto, o arquitecto, o designer [François Confino, o mesmo do espectáculo Oceanos e Utopias, da Expo 98] e a luz verde da família”, disse o curador responsável pela museografia, Yves Durand, no arranque das obras, citado pela AP.

“Estamos entusiasmados com o uso de tecnologias multimédia e de realidade virtual, que acreditamos poderem criar uma forma mais mágica e imediata de levar as crianças à descoberta da interacção entre luz e sombra que é tão característica do meu pai”, declarou por sua vez Mickael Chaplin. 
 
Fonte:http://www.publico.pt/cultura/noticia/charlie-chaplin-vai-mesmo-ter-um-museu-na-suica-com-3d-e-tudo-1635499

To the moms who taught us to love history, learning, and museums

thanks for introducing us to a lifelong passion. 

@edisonmariotti - #edisonmariotti

finte>http://inagist.com/all/465496064682782720/fonte:http://americanhistory.si.edu/

Museu Matadero Madrid - Intercâmbio cultural Brasil - Espanha - selecionados receberão 2 mil euros

As portas do Centro Cultural Matadero Madrid se abrem para os artistas brasileiros. A iniciativa é resultado da visita da ministra da Cultura, Marta Suplicy, no ano passado, quando acordou com a direção do centro a intensificação do intercâmbio de artistas.

A convocatória lançada abrange residências artísticas de quatro brasileiros, no período de 6 de outubro a 16 de novembro de 2014. Poderão participar da convocatória artistas e agentes locais, de nacionalidade brasileira, pessoa física e que residam ou atuem no Brasil. O resultado do trabalho desenvolvido será apresentado ao público de 12 de novembro a 06 de janeiro de 2015.

Os selecionados receberão 2 mil euros, dentre outros benefícios como passagem para Espanha, alojamento e verba para produção artística. Os interessados podem enviar proposta até 23 de maio através do site.


Matadero: Composto por um conjunto com 48 edifícios, o Museu Matadero Madrid - um antigo matadouro que se transformou numa cidade cultural - tem espaços destinados ao design, cinemateca, leitura, criação, estúdio de música, debate, produção de arte contemporânea, entre muitos outros. Além disso, cede algumas áreas do complexo à empresas privadas que se dedicam a arte: O resultado é um maior número de pessoas com acesso à cultura.

A parceria com o Centro Cultural Matadero se realiza logo após a assinatura de um acordo entre MinC e a Universidade de Bolonha (Itália) que segue a linha do programa "Ciência sem Fronteiras". O Ministério da Cultura tem buscado parcerias para emplacar o intercâmbio de artistas e/ou estudantes brasileiros da área cultural.


Texto: Ascom / MinC
fonte:http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/intercambio-cultural-brasil-espanha/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fo-dia-a-dia-da-cultura%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_waaE236Oves2%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1%26_101_INSTANCE_waaE236Oves2_advancedSearch%3Dfalse%26_101_INSTANCE_waaE236Oves2_keywords%3D%26_101_INSTANCE_waaE236Oves2_delta%3D20%26p_r_p_564233524_resetCur%3Dfalse%26_101_INSTANCE_waaE236Oves2_cur%3D2%26_101_INSTANCE_waaE236Oves2_andOperator%3Dtrue

San Diego Museum of Man - Tower After Hours: World Cup Brazil!

Date:Thursday, May 29, 2014 - 6:00pm - 8:00pm





Help us welcome the 2014 World Cup with an exciting party, Tower After Hours: World Cup Brazil! We're bringing the World Cup and Brazil to the Museum with soccer demonstrations, performances of music and dance, and the vibrant flavors of traditional Brazilian food.

Join the museum and San Diego's own Brazilian community for this festive celebration of Brazilian culture and the 2014 World Cup May 29, 2014, from 6 to 8 pm

Tickets: $15 for Museum Members and $30 for E-Club Members* . Sign up here to become a Museum Member and get the discounted rate.

Ticket includes entrance to the museum, food tastings, beverages, and cultural entertainment.
This event is 21 and up. IDs will be checked at the door.
Each member is entitled to one additional guest ticket at member price.
Tickets are non-refundable, but they are fully transferable to another party.

Featuring delicious food, craft beer, and great entertainment from:

DoBraza Sambazon

Shakespeare's Pub Stone Brewing Co.

The Field Ninkasi Brewing Co.

Left Coast Brewing Co. SOL e MAR

Caff é Calabria


Support for Tower After Hours is provided by the Nissan Foundation and the City of San Diego Comission for Arts and Culture, and the County of San Diego's Community Enhancement Program.


This event is members only. Join the E-Club* today or become a Museum Member to attend.

*It's easy to sign up for the E-Club!

An E-Club Membership is your ticket to the Museum of Man's special events and news. As an E-Club Member, you'll be permitted to attend members-only museum events, you'll get a 5% discount on museum store purchases, and you'll receive behind-the-scenes info and special offers by email. For even more benefits, upgrade to a full museum membership at museumofman.org/purchase-membership .



- See more at: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?anno=2&depth=1&hl=pt-BR&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt-BR&u=http://www.museumofman.org/world-cup-brazil&usg=ALkJrhijsqvrzR6qVgbAOTMu8qVa3Qn7LQ#sthash.8GxLftep.dpuf

@edisonmariotti - #edisonmariotti