Ouvir o texto...

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Arte Surreal nos Prédios de Teerã

Uma das características marcantes da cidade de Teerã, capital do Irã, é ser uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.


Arte urbana do artista Mehdi Ghadyanloo em Teerã

Em todos os recantos da cidade, das estações de metrô, passando pelas vielas, edifícios e praças públicas, obras de artistas que desafiam a imaginação proliferam.

E um desses artistas é Mehdi Ghadyanloo, que é famoso por ter criado mais de 100 trabalhos de arte urbana que transformam os austeros edifícios de Teerã em paisagens oníricas.Ghadyanloo começou seu trabalho de decorar edifícios comerciais e residencias há 8 anos atrás revestindo a estética minimalista dos prédios com imagens de inspiração surrealista.

As imagens retratam figuras que desafiam a gravidade e se transportam para outras dimensões, onde as vezes temos a impressão de que o edifício desaparece diante de nós e se confunde com um céu sempre límpido e azul. Ironicamente este prolífico artista trouxe uma nova perpectiva para a arte urbana em seu país, uma vez que a arte do graffitti (assim como em muitos outros países) é considerada ilegal no Irã.

Fotos de Mehdi Ghadyanloo publicadas no site HuffingtonPost

Chá de Lima da Pérsia Por Janaina Elias 

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://chadelimadapersia.blogspot.com.br/2014/07/arte-surreal-nos-predios-de-teera.html

http://www.iranews.com.br/noticia/12322/arte-surreal-nos-predios-de-teera%3E