Ouvir o texto...

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Casa da Cultura em Lorena inaugura Museu sobre a Revolução de 1932

Na última quinta-feira, dia 10, foi inaugurado na Casa da Cultura o Museu Fragmentos da Revolução de 1932, do expositor José Maria de Azevedo Paiva. Na ocasião também foram relançados os livros “A aviação em Lorena – Traços Históricos” do autor César Rodrigues da Costa e “A casa Encantada” da autora Valéria Rodrigues Alves, ambos também alusivos a revolução de 1932.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Fábio Marcondes, Secretários Municipais, vereadores, autoridades militares e representantes da comunidade.

Em seu discurso, o Prefeito Fábio Marcondes reiterou o compromisso de viabilizar meios que privilegiem o conhecimento e aprendizado, principalmente das crianças. Citou as mobilizações feitas na Revolução de 1932, movidas por um desejo da população por democracia e melhorias. Fez um paralelo com as manifestações realizadas no ano passado, com isso, reforçou a importância da população lutar por direitos de forma pacífica e a obrigação dos gestores públicos de cumprir seus deveres.

Na ocasião a Secretária de Cultura, Marimilia Mila Trepichio ressaltou a importância de resgatar fatos importantes relacionados a Lorena, e torná-los acessíveis. “É fundamental a presença desse museu em nossa cidade, precisamos resgatar a nossa história” afirmou a secretária.

Os autores tiveram a oportunidade de fazer um breve relato a respeito dos livros relançados; contaram também, alguns detalhes e curiosidades sobre as obras. Ambos os livros resgatam a relação de Lorena com a Revolução de 1932, o mesmo assunto abordado de perspectivas bem diferentes.

Visitação ao Museu

O Museu estará aberto para visitação durante todo o Horário de expediente da Secretaria, das 9h às 18h de segunda a sexta-feira.

Interessados em adquirir os livros

Os livros relançados na Casa da Cultura podem ser adquiridos diretamente em contato com os autores por meio dos contatos de e-mail.

“A Aviação em Lorena:Traços Históricos” - trafego.aereo.brasil@gmail.com

“A casa Encantada” - oncacv@yahoo.com.br


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=34403

Museums Dalí Theatre-Museum in Figueres Virtual Tour


visite o site e clique na imagem


Welcome to the Dalí Theatre-Museum. By means of this virtual visit, we invite you to take a tour around some of the museum's rooms and see some works and objects exhibited there by means of panoramic pictures. Bear in mind, though, that there's much more to discover in the Dalí Theatre-Museum. 
 












 


fonte:
https://www.salvador-dali.org/museus/teatre-museu-dali/en_visita-virtual/

La Estética del Patrimonio Industrial

Lugares que se muestran con disimulo, otros se esconden, otros están ignorados, otros tienen orden de derribo, pero todos tienen algo en común: una gran belleza muy particular. Desgraciadamente, algunos de estos lugares mágicos van a perderse para siempre en el olvido o la destrucción. Una lástima*.



fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://evemuseografia.com/2014/07/16/la-estetica-del-patrimonio-industrial/

Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para capacitação museológica

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), divulga o calendário de oficinas do Programa de Capacitação Museológica para 2014, dando continuidade ao seu programa de formação continuada.



As inscrições para os módulos 5 (Comunicação Museológica) e 6 (Ação Educativa e Acessibilidade em Museus), a serem realizados nas cidades de Joinville, Criciúma, Blumenau, Videira, Lages, Chapecó e Florianópolis, já estão abertas e podem ser feitas on-line

Os dois módulos serão oferecidos na mesma semana em cada um dos municípios participantes. Os interessados poderão optar pela participação em um ou nos dois módulos. Em cada cidade serão ofertadas 35 vagas gratuitas para cada oficina, priorizando a ordem de chegada da inscrição. 

As atividades terão início sempre às 8h30min e encerram-se às 17h30min, com pausa de uma hora para o almoço. Acompanhe abaixo o cronograma e mais informações: 

Módulo 5: Comunicação Museológica - conceitos de museu, museografia; expografia e comunicação. Diferentes formas de comunicação/divulgação do museu (interna e externa). Tipologias de exposição. Adaptação de espaços em prédios tombados e projetos de novos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Exposição e conservação. Discurso expográfico. As exposições e seus diferentes públicos. Processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação da exposição. 

Ministrante: Viviane Wermelinger - possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente é museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: exposição e curadoria compartilhada.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.correiodailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=23729