Ouvir o texto...

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fundação Casa de Rui Barbosa promove encontro de museus

Estão abertas as inscrições para o Encontro Brasileiro de Museus-Casas – Museografia e recepção: (pro)vocações, que acontece na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro (RJ), de 11 a 13 de agosto.

Durante o evento, composto de palestras, mesas-redondas e comunicações, serão apresentadas e debatidas diversas experiências de museus-casas no Brasil. O Museu Imperial, de Petrópolis (RJ), será um deles.

O evento vai propor uma reflexão conceitual sobre dois temas que se articulam e são de extrema importância para o universo dos museus casas: a museografia e a recepção.

Enquanto o primeiro tema coloca desafios que vão da pesquisa aos aspectos relacionados à gestão, o segundo remete à constante necessidade de dialogar com o público, não apenas no que se refere ao atendimento de suas demandas, mas também na qualidade do serviço prestado pela instituição.

As taxas de inscrição cobradas são de R$ 80 (profissionais) e R$ 50 (estudantes, professores e servidores do Ministério da Cultura). Informações e inscrições através do correio eletrônico museu@rb.gov.br e dos telefones (21) 3289-8682 e 3289-8683.

Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti Instituto Brasileiro de Museus 

Museu do Suíno lança novo site com acervo digital e muitas novidades

O Museu do Suíno, localizado na cidade de Cachoeira do Sul (RS), relançou nesta terça feira (05/08), seu portal na internet. O site passou por uma reformulação visando uma maior aproximação de seu público com o museu.


Ao acessar o site, o internauta terá acesso a mais informações referentes a área da suinocultura e a um catálogo virtual com muitas peças que fazem parte das exposições. O novo portal também conta com as seções de curiosidades, onde algumas histórias bem raras e interessantes relacionadas ao tema do museu podem ser acessadas. A história da origem dos cofrinhos em forma de porco, que têm esse formato explicado por duas prováveis teorias, é apenas uma delas.

Para os amantes da culinária, o novo site também conta com um espaço para receitas.

O Museu do Suíno tem 35 anos de existência e dispõe de mais de 30 mil peças em seu arquivo, divididas em cinco salas temáticas. O espaço conta com a colaboração de amigos, em doações de peças, coleções, artigos em geral que se relacionam com a área dos suínos.

Para visitar o novo site você acessa o link abaixo:
http://www.museudosuino.org/

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/museu-do-suino-lanca-novo-site-com-acervo-digital-e-muitas-novidades/20140805173202_T_782