Ouvir o texto...

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[...] A expressão “lugares de memória” concebida pelo historiador Pierre Nora em seus estudos sobre memória e identidade

[...] A expressão “lugares de memória” concebida pelo historiador Pierre Nora em seus estudos sobre memória e identidade na França em começos da década de 1980 é o que inspirará o ponto de partida deste VIII SIMP.

8º SIMP!




Esses lugares de memória, são lugares materiais onde a memória social se ancora e pode ser apreendida pelos sentidos; são lugares funcionais porque foram adquirindo a função de alicerçar memórias coletivas e são lugares simbólicos onde essa memória coletiva se carrega de sentidos, se expressa e se revela.

Os lugares de memória surgem a partir do movimento das minorias, na defesa de suas memórias, no sentimento de que não há memória espontânea. Eles se instituem para evitar o esquecimento, através da ação do Estado, muitas vezes em resposta as reivindicações das comunidades que defendem esses lugares como seus. São por isso, uma construção histórica que expressam uma vontade de memória.

O 8ºSIMP se propõe discutir a noção de lugares de memória, no sentido de ter o cuidado de observar a que coletividades se referem respondendo algumas perguntas básicas tais como: são lugares de que memória ou de que memórias? São lugares de memória de quem e para a construção de que identidades e de que projetos? São lugares representativos das comunidades que os detentam? Como se produz a institucionalização desses lugares? Qual tem sido o uso da noção a partir do proposto por Pierre Nora e que desdobramentos tem tido a mesma depois de trinta anos?

Sem dúvida a existência desses lugares também nos leva a discutir novamente os processos de constituição do patrimônio, da própria evolução do conceito, das representações normativas e por vezes conflitivas da cultura e da diversidade dos grupos e comunidades.
[...]

Mais informações em:
http://8simpufpel.wix.com/8simpufpel


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://museucarvao.blogspot.com.br/

Tcheco cria museu que exibe privadas, penicos e outros objetos

Museu de Praga recebe cerca de 600 visitantes por mês.
Local reúne recipientes de todo tipo, de várias formas e tamanhos.

Um novo museu de Praga, na República Tcheca, exibe vasos sanitários, penicos e outros objetos utilizados para as necessidades naturais.

Criado por Jan Sedlacek, o museu reúne recipientes de todo tipo, de várias formas e tamanhos, alguns deles de madeira, metal e plástico, assim como distintos tipos de papel higiênico.

O museu ocupa dois pisos de uma casa antiga de Praga e recebe cerca de 600 visitantes por mês.

Museu de Praga exibe vasos sanitários, penicos e outros objetos utilizados para as necessidades naturais (Foto: Rene Volfik/AFP)Museu de Praga exibe vasos sanitários, penicos e outros objetos utilizados para as necessidades naturais (Foto: Rene Volfik/AFP)
 
Museu reúne recipientes de todo tipo, de várias formas e tamanhos (Foto: Rene Volfik/AFP)Museu reúne recipientes de todo tipo, de várias formas e tamanhos (Foto: Rene Volfik/AFP)
 
Museu reúne cerca de 2 mil objetos (Foto: Rene Volfik/AFP)Museu reúne cerca de 2 mil objetos (Foto: Rene Volfik/AFP)
 
Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2014/08/tcheco-cria-museu-que-exibe-privadas-penicos-e-outros-objetos.html

Museos + Esferas

Las esferas que podemos ver formando parte de los museos normalmente están ahí porque simbolizan nuestro planeta. En ocasiones, las formas esféricas en los museos guardan un plantearium – la Geoda de La Villette en París alberga un espectacular cine de pantalla esférica envolvente -; las esferas son formas predeterminadas por el uso aplicado al edificio. En cualquier caso, las esferas arquitectónicas, sin excepción, se pueden ver en los museos de ciencias, tecnología e industria quizá por esa relación de formas esfera-planeta. En otras ocasiones no tienen un significado aplicado, sencillamente es un ejercicio ornamental. A nosotros nos encantan las esferas y si son gigantes mejor. En el conocimiento Feng-Shui relacionado con la arquitectura y en otras corrientes místicas, las esferas representan la perfección en su vertiente mística y recurrente. Para nosotros hoy representan belleza y así os lo queremos mostrar. Os hemos hecho una selección de las esferas más imponentes – según nuestro criterio – que forman parte de los edificios de museos en todo el mundo. Como siempre, se admiten propuestas…

Parque de las Ciencias y de Tecnología de París – La Villette



Museo Americano de Historia Natural / Nueva York



Museo de las Ciencias Naturales de Carolina del Norte (EEUU)



Museo del Medioambiente de Montreal – Bioesfera – (Canadá)



Museo de Historia Natural de Londres



Museo de la Ciencia y Tecnología de Shanghai (China)



Museo Educacional Kahramaa de Qatar



Museo Academia del Cine de Los Ángeles (EEUU) / próxima inauguración



Museo Dalí de Figueras (España)



Museo de la Limpieza de Pocatello (EEUU)



Museo de Arte de San José (Costa Rica)




Museo Marítimo de Queensland (Brisbane, Australia)



Nuevo Museo de la Paz de Semey (Kazakhstan)



Parque de las Ciencias – Futuroscope (Poitiers, Francia)



Museo Planetario Galileo Galilei (Buenos Aires, Argentina)





Museo de Ciencia y Tecnología de Pekín





Museo de Ciencia y Tecnología de Sichuan





Y algunos más…

Fotos: archivo EVE  en CULTURA, MUSEOGRAFÍA, MUSEOLOGÍA, VIAJES. @edisonmariotti #edisonmariotti