Ouvir o texto...

sábado, 17 de janeiro de 2015

La Grande vague d'Hokusai sort des réserves du musée des Beaux-Arts d'Angers


On le sait peu, mais le musée Pincé à Angers possède l'une des plus belles collections d'art oriental de France. Pièce maîtresse de cette collection, un exemplaire de "La Grande vague" peinte par l'artiste japonais Hokusai il y a 175 ans. L'estampe, ainsi que d'autres oeuvres asiatiques du 19e siècle seront exceptionnellement exposées du 14 mars au 19 juillet 2015 au Musée des Beaux-Arts.





Quel est le rapport entre le Grand Palais à Paris, et le musée des Beaux-Arts d'Angers ? Les deux établissements exposent cette année un exemplaire de la célébrissime "Grande vague" de Katsushika Hokusai. L'estampe connue dans le monde entier a été le point d'orgue de l'exposition parisienne qui se termine le 18 janvier. Une copie de l'oeuvre de la main même d'Hokusai, sera exposée à partir du 14 mars à Angers.

Une exposition exceptionnelle
L'oeuvre fait partie d'une série intitulée "36 vues du Mont Fuji" peinte par Hokusai entre 1830 et 1831. A la fin du 19e siècle, un collectionneur angevin, le comte Etienne de Saint-Genys, acquiert une dizaine de ces estampes dont il fait don à sa mort - ainsi que la totalité de sa collection d'art japonais - au musée Pincé d'Angers. Ce dernier étant en cours de rénovation, c'est au Musée des Beaux-Arts que seront exposées les oeuvres. Une exposition véritablement exceptionnelle puisque la fragilité des estampes ne permet pas de les exposer en permanence. Une raison de plus de courir les admire.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://culturebox.francetvinfo.fr/expositions/peinture/la-grande-vague-dhokusai-sort-des-reserves-du-musee-des-beaux-arts-dangers-209669

São 40 mil obras de arte do museu Smithsonian e pode vê-las online

É cada vez mais comum ver os museus partilharem parte do seu espólio na Internet para que cada vez mais pessoas possam ter acesso à cultura. Mas 40 mil peças de uma só vez? É obra...


Se gosta de arte asiática esta é uma sugestão que certamente não vai querer perder. Isto porque o Instituto Smithsonian, responsável pela gestão de museus e coleções de arte,disponibilizou online mais de 40 mil obras em alta resolução que podem ser consultadas e descarregadas gratuitamente. 

Desde que não seja para uso comercial. Quer isso dizer que obras de alguns artitas de renome podem ser o seu papel de parede no computador ou smartphone. 

Todas as peças fazem parte dos dois museus de arte asiática do Smithsonian: a galeria Freer e a galeria Slacker, que garantem uma viagem não só por obras físicas, mas também formas de pensar dos artistas que tiveram a Ásia como maior fonte de inspiração. 

O Smithsonian diz que esta é apenas a primeira fase de divulgação de obras na Internet, por isso é de esperar que o já número de respeito de criações venha a multiplicar-se nos próximos tempos. 


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://tek.sapo.pt/extras/site_do_dia/sao_40_mil_obras_de_arte_do_museu_smithsonian_1427829.html


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico 

Smithsonian


Diretor de 'O Hobbit' envia itens históricos para museu da Rússia


Peter Jackson, diretor das trilogias "O Hobbit e O Senhor dos Anéis", decidiu presentear o museu de Tsarskoe Selo, de São Petersburgo, com duas réplicas de uniformes utilizados na Primeira Guerra Mundial, segundo informou nesta sexta-feira o curador da unidade, Alexei Rogatnev.



De acordo com Rogatnev, quando o cineasta neozelandês, que é um grande fã de assuntos relacionados ao primeiro grande conflito global, manifestou o interesse de doar itens de sua coleção privada para o museu, eles logo chegaram ao entendimento de que os uniformes dos regimentos britânicos seriam mais adequados para as instalações locais. Logo em seguida, Jackson mandou mais de 50 peças, incluindo capacetes, alças e equipamentos de campo, para a Rússia.

Mas os interessados em conferir os novos itens do museu de Tsarskoe Selo terão que aguardar até o dia 18 de maio. Conforme explicou o curador, as peças serão colocadas em exposição nesta data em comemoração ao Dia Internacional dos Museus.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti kinopoisk.ru