Ouvir o texto...

sábado, 31 de janeiro de 2015

Museu da Gastronomia Baiana - MGBA. Baianas do acarajé são Patrimônio Imaterial da Bahia - Brasil

Parte importante da cultura baiana, a culinária típica faz parte dos elementos que explicam a essência, a história e o sincretismo religioso da Bahia. Para celebrar e apresentar ao mundo essa culinária tão peculiar, em agosto de 2006, o SENAC inaugurou o Museu da Gastronomia Baiana - MGBA, o primeiro do gênero na América Latina.O MGBA faz parte do complexo SENAC Pelourinho, que ainda tem em sua estrutura um teatro, uma arena, uma loja de souvenir e um restaurante, todos devidamente "musealizados", como define o curador Raul Lody.


Museu Gatronomia


 link tour http://www.ba.senac.br/museu/tour/Museu/museu/index.html



O museu já é um espetáculo só por sua arquitetura. Ao entrar, cumpre-se um circuito que começa nas Muralhas de Santa Catarina, o mais antigo e importante marco arqueológico de Salvador, que estão destacadas com projeto luminotécnico e painel apresentando as referências iconográficas e textuais. Seguido pela exposição permanente, vêem-se grandes painéis assinados por fotógrafos renomados que abordam temas culturais diversos, como as comidas sagradas do candoblé. As fotografias ampliadas compõem os cenários humanos, reunindo maneiras de comer, as festas de largo, as baianas de acarajé e outros temas que mostram a diversidade de comer na rua, na casa, na festa e em cerimônias religiosas.

Além da exposição permanente, o MGBA possui ainda instalações específicas sobre o acarajé e a mandioca e vitrines rotativas, alternadas periodicamente, com homenagens a personalidades que ajudaram a construir a história da gastronomia baiana.

Funcionamento: de segunda a sábado, das 09h às 17h.
Entrada Gratuita.

 fonte: @edisonmarioti #edisonmariotti    http://www.ba.senac.br/museu/default.asp